11/10/2018

Chocolate e cerveja: bombom demais!

No início desta semana, ainda de férias, realizamos uma deliciosa harmonização entre bombons da linha Cacau Bar – Mestre Cervejeiro, da Cacau Show, e algumas cervejas bem recomendadas, daqueles desafios que viram aprendizados preciosos.
As duas paixões nacionais – chocolate e cerveja – combinam perfeitamente, pois têm muito em comum. O cacau e a cerveja passam pelo processo de fermentação e equilibram dulçor e amargor em diferentes proporções e intensidades. Versáteis, as combinações vão da entrada à sobremesa. Confira os nossos duetos:

Bombom Pilsen e 1795 Original Czech Lager
Este delicioso bombom de chocolate 55% cacau com recheio sabor cerveja pilsen foi desenvolvido para harmonizar por semelhança com cervejas pilsen, estilo mais consumido no mundo. Nesta harmonização, a intenção é realçar as notas do lúpulo e do malte.
A 1795 é a primeira cerveja a ser fabricada na cidade de Budweis, na República Checa. Tem coloração dourada, apresentando aromas de pão, biscoito e utiliza o lúpulo herbal Saaz. O final é seco, refrescante e com um bom equilíbrio entre dulçor e amargor. Seu teor alcoólico é de 4,7% ABV.
Bombom de avelã e Öktö
Este bombom de chocolate ao leite recheado com uma avelã inteira foi pensado para harmonizar com uma Weiss, mas como gostamos de quebrar regras, resolvemos provar com a novidade da cervejaria Colorado: a Öktö. Trata-se de uma Session Festbier com castanha de caju. É uma cerveja leve (5,0% ABV e 18 IBU) e saborosa, feita com maltes e lúpulos alemães, para celebrar a Oktoberfest. Na nossa opinião, deu match! Quanto ao bombom, o segredo é a gianduia, pasta de avelã com chocolate, e a avelã inteira que, ao ser mordida, libera seus óleos essenciais proporcionando cremosidade e um toque de frutas secas, especialmente cravo e frutas cristalizadas.
Passion e Baden Baden Red Ale
Trata-se de um bombom de chocolate 55% cacau com recheio de trufa sabor maracujá coberto com chocolate branco. A sutil acidez do maracujá dá um toque tropical a essa harmonização. Com a Red Ale, o bombom diminui o amargor e potencializa as notas frutadas e a cremosidade da cerveja. Encorpada e aveludada, a Baden Baden Red Ale tem seu elevado e persistente amargor equilibrado por um agradável sabor adocicado residual. Seu aroma reúne características tostadas e carameladas, além da intensa presença de lúpulo herbal. A graduação alcoólica dessa Double Red é de 9,2% ABV.
Forastero e Karavelle Brown Ale Cacau Bar
O Forastero é um bombom de chocolate 55% cacau com recheio de trufa de chocolate intenso. Com sabor equilibrado de cacau e textura cremosa, esse bombom harmoniza perfeitamente com cervejas escuras. A Karavelle Brown Ale Cacau Bar é feita com uma seleção especial de maltes torrados e nibs de cacau, resultando em um aroma com notas de chocolate, caramelo e café. O corpo é leve (4,5% ABV).
Pode falar, ficou com água na boca, né? Recomendamos fazer em casa. Foi uma experiência deliciosa!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,


Posts relacionados:

Cerveja com gostinho de brownie? Sim! E harmoniza com ovo de Páscoa

Atenção, chocólatras: as cenas a seguir são impactantes! Eu e a Isabela Apolinário, fotógrafa de alimentos parceira do Malte & Esmalte, apresentamos uma harmonização para a Páscoa dominada por máxima intensidade de cacau, do ovo com casca de chocolate branco à cerveja inspirada em brownie. Criação da Bites Confeitaria, o ovo tem casca feita com […]

ovo de chocolate branco

Caça aos melhores sabores da Páscoa: a trend de harmonizar doces com cerveja com ótimos produtos do momento

Chegou a hora de dizer adeus (ou até breve?) à dieta. Isso porque explosões de aromas, notas, sabores, texturas e cores percorrem este editorial de um jeito que não vai dar para resistir. Qualquer semelhança com a vontade de causar água na boca não é mera coincidência. E a cada combinação proposta você vai sacar […]

ovo de páscoa com recheio de pão de mel da Miamor Ateliê e duas taças de cerveja red ale

Nesta Páscoa, use e lambuze de harmonizações de cerveja com chocolate

“Não vou pedir roupa de cama ou talheres de prata, nem que você suporte alguma amiga minha chata, mas eu exijo cafuné, massagem no pé e muitos chocolates só pra mim”. Versou e cantou Mallu Magalhães em “Muitos Chocolates”, atentíssima à obsessão pelo doce que não deixa de lambuzar um brasileiro sequer. Chocolate é uma paixão […]


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home4/maltee79/public_html/malteesmalte.com.br/wp-includes/functions.php on line 6031

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.