11/10/2018

Chocolate e cerveja: bombom demais!

No início desta semana, ainda de férias, realizamos uma deliciosa harmonização entre bombons da linha Cacau Bar – Mestre Cervejeiro, da Cacau Show, e algumas cervejas bem recomendadas, daqueles desafios que viram aprendizados preciosos.
As duas paixões nacionais – chocolate e cerveja – combinam perfeitamente, pois têm muito em comum. O cacau e a cerveja passam pelo processo de fermentação e equilibram dulçor e amargor em diferentes proporções e intensidades. Versáteis, as combinações vão da entrada à sobremesa. Confira os nossos duetos:

Bombom Pilsen e 1795 Original Czech Lager
Este delicioso bombom de chocolate 55% cacau com recheio sabor cerveja pilsen foi desenvolvido para harmonizar por semelhança com cervejas pilsen, estilo mais consumido no mundo. Nesta harmonização, a intenção é realçar as notas do lúpulo e do malte.
A 1795 é a primeira cerveja a ser fabricada na cidade de Budweis, na República Checa. Tem coloração dourada, apresentando aromas de pão, biscoito e utiliza o lúpulo herbal Saaz. O final é seco, refrescante e com um bom equilíbrio entre dulçor e amargor. Seu teor alcoólico é de 4,7% ABV.
Bombom de avelã e Öktö
Este bombom de chocolate ao leite recheado com uma avelã inteira foi pensado para harmonizar com uma Weiss, mas como gostamos de quebrar regras, resolvemos provar com a novidade da cervejaria Colorado: a Öktö. Trata-se de uma Session Festbier com castanha de caju. É uma cerveja leve (5,0% ABV e 18 IBU) e saborosa, feita com maltes e lúpulos alemães, para celebrar a Oktoberfest. Na nossa opinião, deu match! Quanto ao bombom, o segredo é a gianduia, pasta de avelã com chocolate, e a avelã inteira que, ao ser mordida, libera seus óleos essenciais proporcionando cremosidade e um toque de frutas secas, especialmente cravo e frutas cristalizadas.
Passion e Baden Baden Red Ale
Trata-se de um bombom de chocolate 55% cacau com recheio de trufa sabor maracujá coberto com chocolate branco. A sutil acidez do maracujá dá um toque tropical a essa harmonização. Com a Red Ale, o bombom diminui o amargor e potencializa as notas frutadas e a cremosidade da cerveja. Encorpada e aveludada, a Baden Baden Red Ale tem seu elevado e persistente amargor equilibrado por um agradável sabor adocicado residual. Seu aroma reúne características tostadas e carameladas, além da intensa presença de lúpulo herbal. A graduação alcoólica dessa Double Red é de 9,2% ABV.
Forastero e Karavelle Brown Ale Cacau Bar
O Forastero é um bombom de chocolate 55% cacau com recheio de trufa de chocolate intenso. Com sabor equilibrado de cacau e textura cremosa, esse bombom harmoniza perfeitamente com cervejas escuras. A Karavelle Brown Ale Cacau Bar é feita com uma seleção especial de maltes torrados e nibs de cacau, resultando em um aroma com notas de chocolate, caramelo e café. O corpo é leve (4,5% ABV).
Pode falar, ficou com água na boca, né? Recomendamos fazer em casa. Foi uma experiência deliciosa!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,


Posts relacionados:

Presente de Dia das Mães: uma carta de cervejas com harmonizações de pratos para você fazer para a mulher da sua vida!

No Dia das Mães, o que mais queremos é celebrar as mulheres mais importantes das nossas vidas da maneira mais especial possível, não é mesmo? Portanto, elaborei com o meu grupo do curso de beer sommelier uma  carta de cervejas  cheia de homenagens e rótulos belíssimos para todas as  mães, as que ainda serão e […]

Unha da semana: vermelho + drink com cerveja que são aquela Coca-Cola toda!

No maior estilo #segundou, mais uma harmonização unha da semana + drink à base de cerveja entra na sala! 

Virada de estação: esmalte e cerveja nude mostram a elegância do tom mais hypado

Para alegria de alguns e tristeza de muitos poucos, o verão está chegando ao fim. E é em transição de estação que os tons terrosos são evocados com força.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.