04/04/2022

Caça aos melhores sabores da Páscoa: a trend de harmonizar doces com cerveja com ótimos produtos do momento

Chegou a hora de dizer adeus (ou até breve?) à dieta. Isso porque explosões de aromas, notas, sabores, texturas e cores percorrem este editorial de um jeito que não vai dar para resistir. Qualquer semelhança com a vontade de causar água na boca não é mera coincidência.

E a cada combinação proposta você vai sacar que a regra número um é se divertir ao olhar para uma nova possibilidade. Afinal, reinterpretar sabores já conhecidos e dar aquele refresh no paladar é a especialidade das harmonizações gastronômicas, objeto desse editorial que você lê aqui.

A melhor parte é que ele, além de eclético, agrada gregos e troianos, portanto, se combinações mais doces não conversam com o seu mood, que tal apostar em um mix que baixe alguns decibéis do açúcar?

Dito isso, vá já para o texto e enjoy a festa!

 

michelangelo e amazônia

Será que dá match? A verdade é que dá tanto que a vontade é de viver dentro dessa harmonização de artes e histórias.

A West Coast Double IPA Michelangelo da Cervejaria Masterpiece, de Niterói, e o ovo de chocolate branco e brigadeiro de tapioca com Puxuri da Ju Carepa, do Rio de Janeiro, se complementam e compreendem uma união estável e equilibrada.

De um lado estão os aromas intensos, o amargor afiado e o corpo pleno da Double IPA. A refrescância proporcionada pelos lúpulos americanos também está lá, mas as notas cítricas de toranja, abacaxi e maracujá percebidas no aroma e sabor coreografam tão bem na boca com o curd de limão do ovo que parece com o perfeito toque das mãos de Deus e Adão em ‘Criação de Adão’, obra do artista retratada na lata.

 

ovo de chocolate branco com copo e lata de cerveja ao fundo

As flores comestíveis da Amazônia fazem bonito no ovo de chocolate branco com brigadeiro de tapioca, puxuri, curd de limão e biscoito crocante. De comer com os olhos. Foto: Isabela Apolinário

 

Inclusive, o alto amargor da Double IPA (também chamada de Imperial IPA) contrasta com a sensação de gordura proveniente do chocolate branco, rejuvenescendo o paladar.

E a experiência não acaba por aí… novas surpresas florescem nos sabores das flores orgânicas comestíveis que ornam a delícia açucarada, e no Puxuri, semente amazônica que lembra a noz-moscada e tem um aroma ligeiramente defumado.

Na Ju Carepa Confeitaria, prestigiam-se ingredientes da Amazônia e tem toda uma história por trás das escolhas. É comida com memória, afeto, com personalidade e longe de tendências.

O uso de produtos de pequenos produtores rurais da região norte comanda a narrativa da paraense que fixou endereço no Rio de Janeiro e que volta às raízes no manuseio dos sabores de sua terra natal.

 

O recheio do ovo de chocolate branco e brigadeiro de tapioca sendo um belo complemento da Double IPA e sua espuma cremosa. Foto: Isabela Apolinário

 

 

red ale e glacê real

Sabe a vibe fofinha dos biscoitos decorados? Esquece!

Acompanhados do caráter acentuado de malte da Red Ale da Cervejaria Backbone, os coelhinhos amanteigados sabor chocolate 100% cacau com cobertura de glacê real ganham uma segunda pele de sabor.

Afinal, as credenciais dos maltes tostados da Red Ale não poderiam envolver melhor os biscoitos delicados da Sweet Dai paridos com pinceladas de glacê real: notas amendoadas e de caramelo que, em contato com o chocolate 100% cacau e o açúcar de confeiteiro, avivam e complementam os seus atributos.

Ainda na boca, uma medida cheia de malte umedece e amacia os biscoitos. Tudo pronto vamos.

 

Foto: Isabela Apolinário

Foto: Isabela Apolinário

 

porter e cenoura com chocolate

A harmonização de Imperial Porter au cognac com bolo de cenoura com cobertura de chocolate meio amargo é de aplaudir de pé. Duvida? Segue a thread:

  1. Bolo de cenoura com chocolate é um curinga que garante harmonizações descoladas. O de cobertura de chocolate meio amargo feito pela Diva Confeitaria Afetiva valoriza ainda mais o acompanhamento.
  2. No chocolate meio amargo, as qualidades do cacau estão mais intensas, mais exibidas no sabor. Ele tem maior teor de cacau e menos de açúcar, porém, isso não configura que ele não tenha dulçor.
  3. Com a base feita, a Imperial Porter da Cervejaria D’alaje, maturada em barril de carvalho francês e americano, desponta ao imprimir no bolo seus sabores que lembram café e chocolate, além de dulçor e amargor em equilíbrio e corpo com textura licorosa.
  4. A interessância da harmonização dobra com as frutas secas presentes na cerveja, antes embebidas no conhaque. Alguém pediu bolo de cenoura, uvas passas, tâmaras e ameixas com cobertura de chocolate?

 

Foto: Isabela Apolinário

 

 

magic trap e ovo de chocolate ao leite

Toda Páscoa que se preze tem ovo de chocolate ao leite. E olhe só como ele vem: de mãos dadas com a Belgian Strong Golden Ale da Hocus Pocus, primeira receita da cervejaria carioca e ~ousada~ para ser estreia: mais frutada e mais forte do que as outras do mesmo estilo. O nome dela pode até remeter à cilada, armadilha, emboscada (por conta do alto teor alcoólico pouco perceptível em seu aspecto inocente), mas a harmonização não é, não. É uma energia mágica. Seguem os fatos concretos:

A convenção entre Magic Trap e o ovo de chocolate ao leite da linha Natural da Terra, do Hortifruti, se dá com o caráter frutado, seco e de alta carbonatação da cerveja sendo o contraponto descolado para a característica gordurosa do chocolate ao leite.

A cerveja limpa o palato, permitindo que os sabores do chocolate misturados com o perfil frutado da cerveja sejam percebidos em cada parte da língua. E, de quebra, mata a sede!

 

A espuma leve e branquíssima não lembra uma nuvem? Foto: Isabela Apolinário

 

Este editorial foi feito pelas jornalista de gastronomia e sommelière de cervejas Anna Clara Sancho e a fotógrafa de alimentos Isabela Apolinário. Podem nos chamar pra jobs que estamos dentro!

 


Tags: , , , , , , ,


Posts relacionados:

Cerveja com gostinho de brownie? Sim! E harmoniza com ovo de Páscoa

Atenção, chocólatras: as cenas a seguir são impactantes! Eu e a Isabela Apolinário, fotógrafa de alimentos parceira do Malte & Esmalte, apresentamos uma harmonização para a Páscoa dominada por máxima intensidade de cacau, do ovo com casca de chocolate branco à cerveja inspirada em brownie. Criação da Bites Confeitaria, o ovo tem casca feita com […]

Baixela é o novo bar sensação de Copacabana

O Baixela, em Copacabana, tem só dois meses de vida, com aquele charme e frescor da novidade, mas com atendimento e cardápio acertados de bares experientes, que parece que conhece bem a clientela, sabe sobre as saídas de petiscos e pratos e não fica perdido no ‘agradar a todo custo’. Um point local bem democrático, […]

German Pils + lúpulo brasileiro: conheça a Braza Hops, da Black Princess

Em época de Copa do Mundo, aquela combinação de Brasil e Alemanha que não mete mais medo. A German Pils Braza Hops, da Cerveja Black Princess, é uma edição limitada produzida com lúpulo nacional cultivado na Serra Fluminense, mais precisamente em Teresópolis. Uma cerveja alemã que entrega notas do terroir do Brasil. Definitivamente não estamos […]


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home4/maltee79/public_html/malteesmalte.com.br/wp-includes/functions.php on line 6031

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.