30/03/2021

Nesta Páscoa, use e lambuze de harmonizações de cerveja com chocolate

“Não vou pedir roupa de cama ou talheres de prata, nem que você suporte alguma amiga minha chata, mas eu exijo cafuné, massagem no pé e muitos chocolates só pra mim”.

Versou e cantou Mallu Magalhães em “Muitos Chocolates”, atentíssima à obsessão pelo doce que não deixa de lambuzar um brasileiro sequer. Chocolate é uma paixão nacional. Fato. Assim como a cerveja. E, juntos, ganham ritmo e harmonia até chegarem ao ápice. No meio musical, para ter melodia tem que ter equilíbrio. E não é diferente na gastronomia.

O segredo da harmonização de cervejas artesanais com chocolates é buscar equilíbrio e coerência. E aqui, neste editorial tão plural e único quanto as marcas parceiras que estão com a gente, damos as dicas para você conquistar uma experiência memorável na união de diferentes elementos ao manter a musicalidade das combinações. Hey, ho! Let’s go?

 

Porter da Cervejaria Wonderland + Sorvete Sachertorte da Vero Gelateria

 

sorvete sachertorte da Vero Gelateria e a cerveja Timeless Porter

Os brownies gostosos que ornam essa foto são da marca delícia Crockell (@crockelldelicias). Crédito: Isabela Apolinário (@isapolin)

 

Uma combinação para praticar os clássicos sem naftalina. A cervejaria carioca Wonderland, com menu todo baseado em Alice no País das Maravilhas, criou a Timeless (eterna, em português), uma Porter com caramelo e lactose. Ela ganhou a Medalha de Platina do Mondial de là Bière Rio em 2019 e virou a queridinha no País do estilo. O aroma e o sabor de caramelo são os que chegam primeiro aos sentidos. Em seguida, vêm as notas de chocolate ao leite, café e baunilha. Ela é muito cremosa. Essa textura só enaltece o sorvete Sachertorte, novidade de Páscoa da Vero Gelateria, quando casados. O sabor do sorvete é originário da clássica torta austríaca Sacher, que leva duas camadas de massa de chocolate, recheio de damasco e cobertura de chocolate amargo. Junto com a torta, a lactose da Timeless Porter faz as honras substituindo o chantilly, que é o acompanhamento tradicional do bolo na Áustria. Podemos pensar na harmonização da torta com a cerveja como um único alimento.

 

sorvete Sachertorte da Vero Gelateria de Ipanema

Tocada pelo italiano Andrea Panzacchi, a Vero Gelateria é a única sorveteria do País a receber certificação da Accademia della, Gelateria Italiana. Crédito: Isabela Apolinário

 

Acho muito chique ter um clássico bolo austríaco aqui no Rio, imagina o bolo em bolas de sorvete com uma American Porter!

 

Red Ale da Cervejaria Mito + Ovo de Páscoa de pão de mel da Miamor Ateliê

 

Dessas coisas boas que acontecem quando unimos chocolate, pão de mel e Red Ale. A Desmorona, Red Ale da Cervejaria Mito, do Rio de Janeiro, dá pista de ser uma cerveja que abraça fácil o doce de Páscoa quando colocada na taça e o aroma de caramelo chega às narinas. O equilíbrio da combinação é alcançado no contraste das notas tostadas da cerveja, que conferem um amargor médio, com o dulçor do ovo com casquinha de chocolate meio amargo, recheado de doce de leite caseiro e tradicional massa de pão de mel da Miamor Ateliê.

 

ovo de páscoa de pão de mel da marca Miamor e cerveja Red Ale Desmorona da Cervejaria Mito

Crédito: Isabela Apolinário

 

A sobremesa da casa com loja física em Botafogo não é muito doce, é uma delícia. Fez o team Malte & Esmalte salivar

 

ovo de páscoa de pão de mel da Miamor Atelier

A dona da marca, Yeda, é uma médica que, ainda bem, se dedica à cozinha. Crédito: Isabela Apolinário

 

Brut com amora da Cervejaria Alter + trio de bolos da Diva Confeitaria Afetiva e Festiva

 

Bolo recheado sempre pode encontrar equilíbrio quando harmonizado com Bière Brut, cerveja com viva carbonatação. Para quem não conhece, as Bière Brut são produzidas pelo método champenoise, o mesmo do champanhe, de quem pegou emprestado o termo “brut”. São cervejas leves, com notas frutadas, alta carbonatação e sensação frisante.

 

Bière Brut Andaluz da Cervejaria Alter com bolos da Diva Confeitaria

Crédito: Isabela Apolinário

 

É uma surpresa deliciosa quando a acidez da Andaluz, a Brut da Cervejaria Alter, de Itaipava [aqui no Rio, você encontra na Brewdega, loja de cervejas no Leme], encontra na boca a untuosidade dos bolinhos recheados da Diva. A amora, dedurada no rótulo da cerveja, aparece desinibida na taça e se dá bem na língua com o recheio de morango do bolo de chocolate branco.

Aliás, o trio de bolos da Diva Confeitaria Afetiva e Festiva é um buffet para todos os paladares: além do de chocolate branco com recheio de morango, tem de cenoura com recheio de chocolate ao leite e de chocolate preto com recheio de brigadeiro amargo. Eles vêm com blend de brigadeiro, mini cenourinhas e confeitos fofos para você montar a sua própria sobremesa.

 

trio de bolos macios da Diva Confeitaria Afetiva e Festiva

Crédito: Isabela Apolinário (@isapolin)

 

Belgian Dubbel da Cervejaria Roter + Cheesecake basco de chocolate Da Thábata

 

Para devorar uma refeição de campeões e morrer de amores. A Belgian Dubbel da Cervejaria Roter, de Barra do Piraí, já ganhou três medalhas no Concurso Brasileiro de Cervejas, que acontece anualmente em Blumenau. Para entender de forma concreta os motivos, só bebendo. Mas adianto que é uma granada sem pino de caramelo, com ótima formação de espuma cremosa e aroma de frutas vermelhas e passas.

 

cheesecake basco Da Thábata com Belgian Dubbel da Cervejaria Roter

O chef Claude Troisgros foi um dos que se encantou pelo cheesecake basco Da Thábata, com textura macia e doce comedido. Crédito: Isabela Apolinário (@isapolin)

 

A explosão acontece no encontro na língua das notas de caramelo da Dubbel com cheesecake basco, eleito o sabor de 2021 pelo New York Times. Ele tem parentesco evidente com o cheesecake norte-americano, mas é menos doce, mais leve, mais cremoso e não tem cobertura. Ele é servido sozinho ou junto de sorvete. Nessa versão da Da Thábata, a torta com a crosta tostada, quase queimada, e caramelizada, leva chocolate ao leite. A cerveja Dubbel e o cheesecake basco juntos na boca. Uma bela viagem.

 

garrafa da cerveja Belgian Dubbel da Cervejaria Roter

Crédito: Isabela Apolinário (@isapolin)

 

Stout da Cervejaria Pakas + Tarta trufada Da Thábata

 

A quinta combinação chega toda cremosa e cafeinada! A Stout da Cervejaria Pakas, do Rio de Janeiro, é toda trabalhada na forte sensação de torra, aquele sabor que lembra café devido ao malte torrado (como o grão de café é torrado). Ela também conta com pronunciadas notas de chocolate.

 

stout da cervejaria Pakas e tarta trufada Da Thábata

Crédito: Isabela Apolinário

 

Faz muito sentido harmonizá-la com a tarta trufada da Da Thábata, uma variação do cheesecake basco comentado acima. A tarta trufada é feita com chocolate Callebaut 70% cacau e tem muita cremosidade. Combinada com o café alcoólico que é a Pakastout, constitui-se uma harmonização ao ponto, certeira, do tipo se melhorar, estraga.

 

Cerveja do estilo Stout da cervejaria carioca Pakas

Crédito: Isabela Apolinário (@isapolin)

 

Porter da Cervejaria Wonderland + tabletes de chocolate da Maré Chocolates

 

[Primeiramente, um aviso aos navegantes: o tablete virou tendência e é onipresente nos presentes de Páscoa.  Uma ótima para engordar as opções de gifts nesta época do ano].

Chocolate e Porter. Quase configura um clichê gastronômico. Mas nunca é tarde para pequenas descobertas em mares já navegados.

 

tabletes de chocolate da Maré Chocolate e Timeless Porter da Cervejaria Wonderland

 

É inquestionável que o cacau e as notas de chocolate e caramelo das Porters se reconhecem de cara. Na barra de chocolate 65% cacau com sal do Himalaia, no entanto, há o gostoso contraste do doce com salgado não apenas na sobremesa, mas ainda na combinação com a cerveja.

Feita com caramelo e lactose, a Timeless Porter também se dá muito bem com a barra de chocolate 81% cacau adoçado com açúcar de coco. O encontro do mar de caramelo com o aMARgor do chocolate.

E todo quilo a mais será perdoado.

 

 

 

Este editorial foi feito pelas jornalista de gastronomia e sommelière de cervejas Anna Clara Sancho e a fotógrafa de alimentos Isabela Apolinário. Podem nos chamar pra jobs que estamos dentro!

 

Anna Clara Sancho e Isabela Apolinário


Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Posts relacionados:

Cerveja com gostinho de brownie? Sim! E harmoniza com ovo de Páscoa

Atenção, chocólatras: as cenas a seguir são impactantes! Eu e a Isabela Apolinário, fotógrafa de alimentos parceira do Malte & Esmalte, apresentamos uma harmonização para a Páscoa dominada por máxima intensidade de cacau, do ovo com casca de chocolate branco à cerveja inspirada em brownie. Criação da Bites Confeitaria, o ovo tem casca feita com […]

Baixela é o novo bar sensação de Copacabana

O Baixela, em Copacabana, tem só dois meses de vida, com aquele charme e frescor da novidade, mas com atendimento e cardápio acertados de bares experientes, que parece que conhece bem a clientela, sabe sobre as saídas de petiscos e pratos e não fica perdido no ‘agradar a todo custo’. Um point local bem democrático, […]

German Pils + lúpulo brasileiro: conheça a Braza Hops, da Black Princess

Em época de Copa do Mundo, aquela combinação de Brasil e Alemanha que não mete mais medo. A German Pils Braza Hops, da Cerveja Black Princess, é uma edição limitada produzida com lúpulo nacional cultivado na Serra Fluminense, mais precisamente em Teresópolis. Uma cerveja alemã que entrega notas do terroir do Brasil. Definitivamente não estamos […]


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home4/maltee79/public_html/malteesmalte.com.br/wp-includes/functions.php on line 6031

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.