27/10/2016

Cerveja na casa do vinho: degustação de artesanais na ABS

Na última terça-feira (25), fomos à Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), na unidade da Praia do Flamengo, para uma degustação… de cerveja! O sommelier Fábio Xavier, ou “Tio Fábio”, como ele se autointitula, também é beer sommelier e representa uma distribuidora que trabalha com as cervejarias Bierbaum, Dead Dog e Cristo Beer, as duas últimas ciganas.

O Fábio deixou em cima das mesas fichas com descrições das cervejas, na ordem em que seriam servidas – a mesma que aparece abaixo.

Confira como foi a nossa noite agradabilíssima: 

Cristo Beer – É uma cerveja Pilsen, com 4,5% de teor alcoólico e 12 IBU. Não agradou muito o nosso paladar. O aroma lembra Sucrilhos e na boca não diz a que veio.

 

cristo-2

 

Bierbaum Gold – Essa Pilsen da cervejaria de Treze Tílias (SC) tem médio teor alcoólico (5,7%) e médio amargor (27 IBU). A sua coloração é dourada e intensa, devido à grande variedade de maltes utilizados em sua formulação. É levemente floral em função dos lúpulos utilizados. A sua regular carbonatação ajuda a realçar o aroma, a boa formação de creme e uma boa perlage. O destaque nessa cerveja é o sabor final maltado.

 

img_6083

img_6087

 

Bierbaum Weiss Helles – Cerveja clara do tipo Weiss, usando em sua formulação apenas maltes de trigo e malte de cevada. Por ser uma cerveja de alta fermentação e baixo teor alcoólico (4,9%), a sensação é de uma cerveja leve e refrescante. A coloração amarela clara, turva e boa formação de creme denso e persistente, são características próprias das cervejas de trigo europeias. Aromas clássicos de banana, cravo e um leve toque de baunilha. Baixíssimo amargor (8 IBU).

 

weiss-helles

 

Bierbaum Vienna – Cerveja de coloração avermelhada e médio amargor (33 IBU). Possui cinco tipos de malte, com aromas florais e cítricos provenientes dos dois tipos de lúpulo utilizados. Seu sabor apresenta boa presença de malte no início e leves notas adocicadas. Recebe uma generosa porção de lúpulo (Dry hopping), trazendo um agradável e persistente amargor. Teor alcoólico de 5,2%.

 

img_6094

img_6096

Amei a cor “ouro velho” desta Vienna

 

Bierbaum Weizenbock – Cerveja escura, de alta fermentação e alto teor alcoólico (7,6%). Formulada com os melhores maltes, e moderado sabor de trigo. Contém aromas que remetem a ameixa e uva passas, com leve toque de baunilha e banana, e amargor final leve e delicado (13 IBU).

 

weizenbock

 

Dead Dog American IPA – Os cervejeiros de Niterói fizeram essa American IPA com Single Hop de Chinook. Surgiu da produção caseira e cresceu mantendo suas características artesanais. Uma IPA que valoriza o sabor do malte, associado ao poder aromático do lúpulo. Tem 5,7% de teor alcoólico e amargor elevado (56 IBU).

 

img_6103

 

Dead Dog American IPA Coffee – As mesmas características da cerveja descrita acima, só que essa leva uma infusão de café. Um ótimo equilíbrio entre dulçor e amargor.

 

img_6107

 

Dead Dog Taurus Massacre – Trata-se de uma India Black Ale com 8,0% de teor alcoólico, forte amargor (87 IBU) e muito, mas muito Rock’n’Roll. Uma cerveja não filtrada com quantidades generosas de lúpulo e de malte. Possui uma cor escura como as trevas para celebrar os 30 anos do álbum “Signo de Taurus”, um clássico da banda Taurus, um ícone do Thrash Metal nacional, natural de Niterói, assim como a Dead Dog. Para manter as características da cerveja e a tradição de uma banda de 30 anos, foi escolhida a lata de 473 ml, embalagem que traz o Metal em sua própria essência e ajuda a manter intacta a fúria lupulada da cerveja.

 

img_6111

 

Você sabia?

Entre uma cerveja e outra, Fábio explicou sobre composição da cerveja, falou bastante sobre o lúpulo, fazendo pequenas pinçadas, aqui e ali, sobre a história da bebida. Ele acredita que a cerveja surgiu de um mingau esquecido que sofreu a ação das leveduras. Outros especialistas acrescentam a possibilidade de a cerveja ter surgido devido a alguns grãos de cevada expostos à umidade, que fermentaram naturalmente em contato com o ar. Algum homem encontrou esse líquido e, bravamente, resolveu prová-lo. Claro que ele gostou daquela poção primitiva e se encarregou de recriar o processo. A introdução do lúpulo aconteceu tempos depois, em monastérios.

Confira outras curiosidades sobre a cerveja:

 

Abadia x Trapistas

Cervejas de Abadia – feitas por monges que não se envolvem na produção.

Cervejas trapistas – feitas por monges que se envolvem na produção.

 

IPA

O surgimento do estilo India Pale Ale se deu em função da dificuldade de se conservar a cerveja que era levada da Índia para a Inglaterra. Para evitar a deterioração do líquido, adicionavam quantidades maiores de lúpulo, um conservante natural.

 

Pilsen x Pilsner

Pilsen – cidade da República Tcheca

Pilsner – significa “o que vem de Pilsen”.


Tags: , , , , , , , , , , , , ,


Posts relacionados:

Cerveja ali e acolá: a beer list sem mesmice do Malte & Esmalte no Mondial de La Bière Rio 2019

Um evento cervejeiro que fez o match entre 130 cervejarias e 48 mil visitantes durante cinco dias de festa, nos armazéns do Píer Mauá. Mais de mil rótulos (sim, mais de mil!) estiveram à disposição do público entre os dias 4 e 8 de setembro. Acontecimento lindo de viver e beber, obra da 7ª edição […]

St. Patrick’s com esmalte verde, Guinness e bons drinks

Palavras não expressam o quanto amamos St. Patrick´s Day! Tanto é que estendemos um pouquinho a comemoração e a harmonização unha + cerveja da semana é em homenagem a São Patrício, padroeiro da Irlanda, mas também celebrado (e como!) aqui no Brasil! Nós brasileiros sempre gabaritamos no quesito festa, isso é nítido! Compartilhar24TwittarPin

Mondial de la Bière Rio 2018: muito borogodó líquido e lupulado

A 6ª edição do Mondial de La Bière Rio levou até o Píer Mauá, na zona portuária, cervejas tão curiosas quanto deliciosas. Cervejeira antenada e aberta que sou, queria muito participar de toda a experiência degustativa, olfativa e visual proporcionada pelas empresas expositoras. O humor muda como consequência, já que estou rodeada por muito borogodó […]


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home4/maltee79/public_html/malteesmalte.com.br/wp-includes/functions.php on line 6031

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.