30/08/2018
Riogastronomia 2018
Teve evento cheio de bossa este final de semana! O Riogastronomia, maior projeto gastronômico do Brasil, apimentou o Píer Mauá com a sua oitava edição. Sob o conceito “Momentos À La Carte”, ofereceu ao público iguarias de alguns dos melhores restaurantes da cidade, palestras e oficinas especiais. O melhor de tudo, como sempre, foi a atmosfera hiper positiva que faz a diferença na nossa cidade maravilhosa (taí o verdadeiro foco, vocês não acham?)! Já tínhamos conferido o evento no ano passado e este ano só confirmamos que é sucesso!
Rolou uma cachacinha com melado para abrir o apetite
Fazendo um breve raio-x do meu look: a escolha do macaquinho com manga comprida foi certeira pois estava um dia nublado, mas não muito frio. Fiquei à vontade com o look confortável e com a estampa de poá que ninguém duvida que será hit do verão. A padronagem em preto e branco é a mais tradicional, mas outras cores também fazem bonito. Este macaquinho vai bem com tênis, bota, sandália ou chinelo. O tênis é da nova coleção da Via Mia. E alguém em sã consciência nega que a moda confortável é a da vez? O tênis há muito já saiu do lazer e foi pro trabalho também!
Agora chama o close no que comi por míseros R$20 ou R$20 e pouco…
Que Marravilha, do Restaurante CT:
Peixe com banana e molho especial
Clássico churros de tapioca com vatapá, do Restaurante Capim Santo:
A harmonização aconteceu com a Colorado Eugênia, uma Session IPA com aromas marcantes dos lúpulos americanos, alemães e franceses. O ingrediente especial aqui fica por conta da Uvaia, super aromática e com sabor cítrico. A cerveja é leve, refrescante e amarga na medida certa (ela tem 40 IBU). A combinação foi possível pois Session IPA, estilo mais leve que uma IPA tradicional, se dá hiper bem com pratos não muito apimentados. O nosso petisco era apenas levemente apimentado.
E pra fechar, uma sobremesa arrasa corações, a Tangerina do Belmond Copacabana Palace: mousse de baunilha, creme de tangerina e crocante de avelã.
Palestra sobre harmonização com o sommelier José Honorato: venha ver como compôr cervejas com queijos e embutidos
Depois de provarmos essas delícias, assistimos à palestra “Harmonizando com Cervejas”, ministrada pelo beer sommelier e professor de bebidas do Senac-RJ José Honorato. Foram seis cervejas para harmonizar com quatro queijos e dois embutidos. Sabemos que queijos e cervejas sempre são bons, juntos ou separados, mas dá para melhorar muito o sabor deles se a harmonização for feita corretamente.
Começamos a harmonização com a Saison de Cajá, da cervejaria Colibrew, e o queijo Rabiola Yogurte. A acidez do cajá temperou naturalmente o queijo produzido pelo italiano Amedeo Mazzocco, em Venda Nova do Imigrante (ES), com leite de vaca e iogurte para dar mais cremosidade e sabor.
Saison de Cajá, da cervejaria Colibrew, e o queijo Rabiola Yogurte (à direita)
Passamos então para a Motim 1848, uma Vienna Lager com 5,4% ABV, que deu match com uma salsicha branca alemã. O leve dulçor e o amargor limpo da cerveja potencializaram o leve picante do embutido.
Motim 1848, uma Vienna Lager com 5,4% ABV, deu match com salsicha branca alemã
A terceira cerveja foi a Colorado Demoiselle, uma Porter da escola inglesa. Levemente amarga e com adição de café, harmonizou bem com um queijo de cabra. Lembrou um café com leite. O maltado da cerveja não destrói o queijo. Eles se complementam. Ótimo pra quem não gosta do sabor intenso do queijo.
Colorado Demoiselle, uma Porter da escola inglesa. Levemente amarga e com adição de café, harmonizou bem com um queijo de cabra
Depois foi a vez da Eclipse, uma Stout Blonde da cervejaria carioca Zer09. Elaborada com um blend de grãos de café 100% arábica das montanhas do Espírito Santo e nibs de cacau orgânico, a Eclipse foi harmonizada com presunto. Ficou bem interessante, pois a cerveja deu uma caramelizada no embutido, cortando um pouco o sal.
Eclipse, uma Stout Blonde da cervejaria carioca Zer09, foi harmonizada com presunto
Em seguida degustamos a 4:20 da cervejaria Old School. Trata-se de uma NE IPA, cerveja extremamente aromática, com lúpulos americanos e notas cítricas e herbais. Harmonizamos com o queijo Garnizé, de Itapetininga (SP), que leva um banho de ervas finas, como tomilho, sálvia, manjerona e alecrim. A casca é pintada com espinafre desidratado verde. As notas cítricas e herbais da cerveja ajudam a potencializar as ervas do queijo. Por outro lado, a potência do queijo suaviza um pouco o amargor da cerveja.
Para fechar em grande estilo, harmonizamos a Wäls Quadruppel, uma Belgian Strong Ale rolhada com 11% de graduação alcoólica e refermentação na garrafa, com um queijo da região do Serro (MG), produzido exclusivamente com leite de vaca da raça Gir, originária da Índia, e maturação de nove meses. O alto teor alcoólico da cerveja ajudou a cortar a gordura do queijo. Grand finale!
Harmonização da Wäls Quadruppel, uma Belgian Strong Ale com queijo da região do Serro (MG),
Achou legal? Então compartilhe! =D
Tags: Belmond Copacabana Palace, Cerveja 4:20, Cerveja Artesanal no Rio de Janeiro, Cerveja Eclipse, Cervejaria Colibrew, Cervejaria Colorado, Cervejaria Old School, Cervejaria Zer09, Cervejarias cariocas, Claude Troisgros, Colorado Demoiselle, Estampa de poá, harmonização de cerveja, Harmonização de cerveja com presunto, Harmonização de cerveja com queijos, Motim 1848, Píer Mauá, Poá, Restaurante Capim Santo, Restaurante CT, Riogastronomia, Riogastronomia 2018, Saison de Cajá, sommelier José Honorato, Stout Blonde, Tendência de moda, Wäls Quadruppel
Posts relacionados:
Um evento cervejeiro que fez o match entre 130 cervejarias e 48 mil visitantes durante cinco dias de festa, nos armazéns do Píer Mauá. Mais de mil rótulos (sim, mais de mil!) estiveram à disposição do público entre os dias 4 e 8 de setembro. Acontecimento lindo de viver e beber, obra da 7ª edição […]
Palavras não expressam o quanto amamos St. Patrick´s Day! Tanto é que estendemos um pouquinho a comemoração e a harmonização unha + cerveja da semana é em homenagem a São Patrício, padroeiro da Irlanda, mas também celebrado (e como!) aqui no Brasil! Nós brasileiros sempre gabaritamos no quesito festa, isso é nítido! Compartilhar24TwittarPin
A 6ª edição do Mondial de La Bière Rio levou até o Píer Mauá, na zona portuária, cervejas tão curiosas quanto deliciosas. Cervejeira antenada e aberta que sou, queria muito participar de toda a experiência degustativa, olfativa e visual proporcionada pelas empresas expositoras. O humor muda como consequência, já que estou rodeada por muito borogodó […]
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home3/maltee79/public_html/malteesmalte.com.br/wp-includes/functions.php on line 6078