08/05/2018

Cardápio de esmaltes e cervejas para vegano nenhum botar defeito

Toda semana nós temos uma decisão importantíssima a ser tomada: qual esmalte usar? Entre tantas opções de cores disponíveis, só temos certeza da nossa indecisão. E depois de tomar o rumo pelo caminho dos vermelhos, azuis ou nudes, ainda ficam dúvidas: será que este é muito cintilante? Será que a tonalidade na unha ficará diferente da do vidrinho?

Pois eis que a marca californiana LBK levou para outro nível as embalagens de seus esmaltes ao fixar nas tampas unhas postiças com a qual você pode analisar o tom exato na sua pele. É só você colocar o dedo por baixo para ver como ficaria a cor aplicada na sua unha. Pronto, fim do minidrama. São 48 cores de esmaltes com este invólucro diferentão (US$ 10, cerca de R$ 34 no e-commerce).

 

Foto: Instagram / Reprodução

E não é só isso: os esmaltes são veganos e seven-free, ou seja, sem ingredientes tóxicos e cancerígenos como parabenos, ftalatos (dibutil ftalato), cânfora, formaldeído, tolueno, xileno e resina.

 

Cervejas veganas

Aproveitando a deixa do veganismo nos esmaltes, pode até parecer estranho, mas a maioria das cervejas comercializadas não são cervejas veganas. Segundo a legislação brasileira, cerveja é a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto cervejeiro oriundo do malte de cevada e água potável, por ação da levedura, com adição de lúpulo.

A lei estabelece ainda a proibição de se adicionar produtos de origem animal à cerveja. Se alguém adicionar mel à receita de sua cerveja, por exemplo, a bebida resultante não pode ser classificada como cerveja.

Isso faz com que todas as cervejas sejam classificadas como cervejas veganas, certo?

Errado!

Vamos às explicações.

Por que algumas cervejas não são veganas?

A produção de cerveja não se limita aos ingredientes. Além deles se adicionam matérias auxiliares e/ou auxiliares tecnológicos, que podem ser derivados de animais.

Os materiais auxiliares são substâncias usadas intencionalmente para desempenhar uma dada função durante a obtenção, tratamento ou transformação de matérias-primas, gêneros alimentícios ou seus ingredientes, que podem ocasionar a presença involuntária de resíduos ou de seus derivados no produto acabado.

Algumas cervejarias fazem o uso de um colágeno chamado de “Isinglass” para a clarificação do produto. O Isinglass é uma espécie de “cola de peixe” obtida da bexiga seca de alguns peixes de água doce, principalmente do esturjão.

Como regra geral, as cervejas acondicionadas em barris são clarificadas por meio do Isinglass e não são cervejas veganas.

No Brasil, não é muito comum o uso do Isinglass na fabricação da cerveja, porém isso ainda não torna as nossas cervejas veganas, pois o veganismo é uma postura política, não apenas uma dieta, e a maioria das marcas nacionais patrocinam rodeios, vaquejadas e/ou outras atividades de exploração animal.

 

Confira algumas cervejarias veganas:

 

Nacionais

– Coruja

 

 

– Tupiniquim

– Amazon Beer

– Schornstein

– Backer

– Bierland

– Germânia

– Ashby

– Klein

– Madalena

 

Importadas

– Anderson Valley (EUA)

 

 

– Badger (Inglaterra)

– Ayinger (Alemanha)

– Batemans (Inglaterra)

– Rogue (EUA)

– Vedett (Bélgica)

– Sierra Nevada (EUA)

– Höfbräu (Alemanha)

– La Chouffe (Bélgica)

– La Trappe (Holanda)

 

Fontes:  Revista Glamour Brasil e Awebic

 


Tags: , , , , , ,


Posts relacionados:

Cerveja com gostinho de brownie? Sim! E harmoniza com ovo de Páscoa

Atenção, chocólatras: as cenas a seguir são impactantes! Eu e a Isabela Apolinário, fotógrafa de alimentos parceira do Malte & Esmalte, apresentamos uma harmonização para a Páscoa dominada por máxima intensidade de cacau, do ovo com casca de chocolate branco à cerveja inspirada em brownie. Criação da Bites Confeitaria, o ovo tem casca feita com […]

Baixela é o novo bar sensação de Copacabana

O Baixela, em Copacabana, tem só dois meses de vida, com aquele charme e frescor da novidade, mas com atendimento e cardápio acertados de bares experientes, que parece que conhece bem a clientela, sabe sobre as saídas de petiscos e pratos e não fica perdido no ‘agradar a todo custo’. Um point local bem democrático, […]

German Pils + lúpulo brasileiro: conheça a Braza Hops, da Black Princess

Em época de Copa do Mundo, aquela combinação de Brasil e Alemanha que não mete mais medo. A German Pils Braza Hops, da Cerveja Black Princess, é uma edição limitada produzida com lúpulo nacional cultivado na Serra Fluminense, mais precisamente em Teresópolis. Uma cerveja alemã que entrega notas do terroir do Brasil. Definitivamente não estamos […]


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home4/maltee79/public_html/malteesmalte.com.br/wp-includes/functions.php on line 6031

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.