16/03/2018

Terra do sorvete e do chocolate, Penedo se destaca na produção cervejeira

 

Passamos quatro ótimos dias em Penedo, distrito de Itatiaia, na região Sul do Estado do Rio de Janeiro. Penedo é de colonização finlandesa, com a economia voltada para o turismo. E um dos setores que está bombando, fora os de sorvete e chocolate, é o de cervejas artesanais. Aproveitamos para conhecer algumas cervejarias de lá e apresentamos aqui para vocês.

 

Penedon Brew Pub

Visitamos a Penedon duas vezes. Uma no almoço e outra para aproveitar a noite. O ambiente é rústico e muito agradável. Detalhe: pet friendly! O salão do brew pub divide espaço com os tanques onde são produzidas as cervejas da casa. São 12 torneiras à sua disposição!

 

 

Para iniciarmos a degustação, pedimos a régua com cinco cervejas: IPA das Galáxias (American IPA), Novela das 6 (Saison / Farmhouse Ale), Casa de Pedra (Strong Ale envelhecida em barril de carvalho de uísque – 7,2% ABV), a Red Ale e a Pilvinem. Para acompanhar pedimos carne, o carro-chefe da casa. Outras ótimas pedidas entre as cervejas da casa são a Serra da Índia, uma English IPA, com 6,3% ABV, e a Califórnia Dream, uma American IPA com 6,5% ABV e 56 IBU.

 

 

Casa do Fritz

Tradicional point cervejeiro de Penedo, a Casa do Fritz conta, além da cervejaria, com restaurante, beer truck, lojinha e um anexo com música ao vivo. A lojinha, aliás, foi fundamental no dia em que fomos conhecer o Parque Nacional do Itatiaia e suas cachoeiras. Fomos lá antes do passeio e compramos três cervejinhas “para viagem”.

A cervejaria produz 12 rótulos. Degustamos a de centeio, uma cerveja leve (5,5% ABV) e refrescante que leva em sua receita casca de laranja, coentro e camomila, a UUUIPA, uma IPA com 6,8% ABV e 57 IBU, e a Hyva, uma ótima Belgian Blond Ale (6,0% ABV), bem aromática, que também leva camomila, coentro e casca de laranja em sua receita.

 

 

Orange Owl Beer Truck

Uma das surpresas cervejeiras mais bacanas dessa viagem aconteceu enquanto caminhávamos à procura de um restaurante para almoçarmos, sob um calor escaldante. De repente nos deparamos com uma bela Kombi laranja e branca transformada em beer truck.

 

 

Não tinha como não darmos uma paradinha para matar a sede antes de matar a fome. Fomos muito bem atendidos pelo Márcio, proprietário do Orange Owl. Entre uma cerveja e outra, Márcio nos contou um pouco de sua história e das cervejas que estava vendendo. Ele fechou uma parceria com a Trevisan Cervejaria, também de Penedo, para os dias de Carnaval. Estacionou o beer truck em frente ao restaurante Braseiro, onde fica instalado o brew pub da cervejaria, e disponibilizou em suas três torneiras e em garrafas os rótulos da Trevisan. Vale muito uma visita ao restaurante para conhecer os diversos estilos oferecidos.

O Márcio participa com o seu Orange Owl de diversos eventos em cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro. Se você curtiu e quiser conhecer, o contato está no final desse post.

 

Bier Kultur

Outro lugar em que apreciamos uma boa comida degustando cervejas artesanais foi o Bier Kultur. Foi o primeiro lugar que visitamos nessa passagem por Penedo. É um restaurante suíço-alemão, com pratos típicos, chopps exclusivos e uma boa carta de cervejas nacionais e estrangeiras. Ainda encontramos um casal de amigos o que deixou o almoço mais agradável.

 

 

Torneiras – Choperia Tap House

E para finalizar nossas dicas sobre Penedo, um bom lugar para passar o tempo tomando uma cervejinha é o Torneiras. Nele você encontra diversas torneiras com chopps de cervejarias de Penedo, Resende, Itatiaia e Visconde de Mauá. Perfeito para conhecer os rótulos da região. E se quiser conhecer ainda mais é só pular pro bar ao lado, o Bartho Cervejas Especiais, mais ou menos no mesmo estilo do Torneiras só que oferecendo também cervejas em garrafa.

 

 

Serviço:

Penedon Brew Pub

Avenida Casa das Pedras, 942 – Penedo

Telefone: (24) 3351-2072

 

Casa do Fritz

Av. Das Mangueiras, 518 – Penedo

Telefone: (24) 3351 -1751

Site: www.cervejariacasadofritz.com.br

E-mail: casadofritz@hotmail.com

 

Bier Kultur

Av. das Mangueiras, 1620 – Penedo

Telefone: (24) 99934-4321

 

Torneiras – Choperia Tap House

Av. das Mangueiras, 1660, loja 8 – Penedo

 

Orange Owl

Márcio Mendonça

Telefone: (24) 99213-8200

E-mail: truck.orangeowl@gmail.com


Tags: , , , , , , , , , , , , ,


Posts relacionados:

Dia Internacional da Mulher: depoimentos de mulheres empoderadas através da moda e da cerveja

O Dia Internacional da Mulher é uma data, antes de tudo, política. E para celebrar a importância da mesma e os momentos de glória que testemunhamos no departamento feminino (ok, ainda há muita batalha pela frente, mas é uma delícia vivermos num mundo #girlpower, com muita sororidade e empatia), convidamos mulheres que encontram empoderamento na […]

O desfile de Inverno 2018 da Dior e a cervejaria feminista Maria Bravura

Nunca se discutiu tanto o empoderamento feminino como nos últimos tempos. Milhares de pessoas, anônimas e famosas, têm manifestado publicamente as suas ideias a favor das mulheres, colocado a boca no trombone, arregaçado as mangas e ido à luta para conquistar mudanças reais na sociedade.

Malte & Esmalte e Cervaweb apresentam as tendências do momento na moda e o que beber para harmonizar

Ainda com os dois pés na estação mais quente do ano, harmonizamos as tendências de looks com ótimas cervejas artesanais para te refrescar. São combinações que conversam entre si e que devem ser adaptadas ao estilo de cada um – é sempre bom lembrar que moda deve ser divertida e uma forma de se expressar. Apostamos em peças […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *