16/03/2018

Terra do sorvete e do chocolate, Penedo se destaca na produção cervejeira

 

Passamos quatro ótimos dias em Penedo, distrito de Itatiaia, na região Sul do Estado do Rio de Janeiro. Penedo é de colonização finlandesa, com a economia voltada para o turismo. E um dos setores que está bombando, fora os de sorvete e chocolate, é o de cervejas artesanais. Aproveitamos para conhecer algumas cervejarias de lá e apresentamos aqui para vocês.

 

Penedon Brew Pub

Visitamos a Penedon duas vezes. Uma no almoço e outra para aproveitar a noite. O ambiente é rústico e muito agradável. Detalhe: pet friendly! O salão do brew pub divide espaço com os tanques onde são produzidas as cervejas da casa. São 12 torneiras à sua disposição!

 

 

Para iniciarmos a degustação, pedimos a régua com cinco cervejas: IPA das Galáxias (American IPA), Novela das 6 (Saison / Farmhouse Ale), Casa de Pedra (Strong Ale envelhecida em barril de carvalho de uísque – 7,2% ABV), a Red Ale e a Pilvinem. Para acompanhar pedimos carne, o carro-chefe da casa. Outras ótimas pedidas entre as cervejas da casa são a Serra da Índia, uma English IPA, com 6,3% ABV, e a Califórnia Dream, uma American IPA com 6,5% ABV e 56 IBU.

 

 

Casa do Fritz

Tradicional point cervejeiro de Penedo, a Casa do Fritz conta, além da cervejaria, com restaurante, beer truck, lojinha e um anexo com música ao vivo. A lojinha, aliás, foi fundamental no dia em que fomos conhecer o Parque Nacional do Itatiaia e suas cachoeiras. Fomos lá antes do passeio e compramos três cervejinhas “para viagem”.

A cervejaria produz 12 rótulos. Degustamos a de centeio, uma cerveja leve (5,5% ABV) e refrescante que leva em sua receita casca de laranja, coentro e camomila, a UUUIPA, uma IPA com 6,8% ABV e 57 IBU, e a Hyva, uma ótima Belgian Blond Ale (6,0% ABV), bem aromática, que também leva camomila, coentro e casca de laranja em sua receita.

 

 

Orange Owl Beer Truck

Uma das surpresas cervejeiras mais bacanas dessa viagem aconteceu enquanto caminhávamos à procura de um restaurante para almoçarmos, sob um calor escaldante. De repente nos deparamos com uma bela Kombi laranja e branca transformada em beer truck.

 

 

Não tinha como não darmos uma paradinha para matar a sede antes de matar a fome. Fomos muito bem atendidos pelo Márcio, proprietário do Orange Owl. Entre uma cerveja e outra, Márcio nos contou um pouco de sua história e das cervejas que estava vendendo. Ele fechou uma parceria com a Trevisan Cervejaria, também de Penedo, para os dias de Carnaval. Estacionou o beer truck em frente ao restaurante Braseiro, onde fica instalado o brew pub da cervejaria, e disponibilizou em suas três torneiras e em garrafas os rótulos da Trevisan. Vale muito uma visita ao restaurante para conhecer os diversos estilos oferecidos.

O Márcio participa com o seu Orange Owl de diversos eventos em cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro. Se você curtiu e quiser conhecer, o contato está no final desse post.

 

Bier Kultur

Outro lugar em que apreciamos uma boa comida degustando cervejas artesanais foi o Bier Kultur. Foi o primeiro lugar que visitamos nessa passagem por Penedo. É um restaurante suíço-alemão, com pratos típicos, chopps exclusivos e uma boa carta de cervejas nacionais e estrangeiras. Ainda encontramos um casal de amigos o que deixou o almoço mais agradável.

 

 

Torneiras – Choperia Tap House

E para finalizar nossas dicas sobre Penedo, um bom lugar para passar o tempo tomando uma cervejinha é o Torneiras. Nele você encontra diversas torneiras com chopps de cervejarias de Penedo, Resende, Itatiaia e Visconde de Mauá. Perfeito para conhecer os rótulos da região. E se quiser conhecer ainda mais é só pular pro bar ao lado, o Bartho Cervejas Especiais, mais ou menos no mesmo estilo do Torneiras só que oferecendo também cervejas em garrafa.

 

 

Serviço:

Penedon Brew Pub

Avenida Casa das Pedras, 942 – Penedo

Telefone: (24) 3351-2072

 

Casa do Fritz

Av. Das Mangueiras, 518 – Penedo

Telefone: (24) 3351 -1751

Site: www.cervejariacasadofritz.com.br

E-mail: casadofritz@hotmail.com

 

Bier Kultur

Av. das Mangueiras, 1620 – Penedo

Telefone: (24) 99934-4321

 

Torneiras – Choperia Tap House

Av. das Mangueiras, 1660, loja 8 – Penedo

 

Orange Owl

Márcio Mendonça

Telefone: (24) 99213-8200

E-mail: truck.orangeowl@gmail.com


Tags: , , , , , , , , , , , , ,


Posts relacionados:

29 de julho é o dia do batom, este superpoderoso: de místico arsenal de sedução, ele passou a ser ferramenta de autoestima e confiança

Tem quem acredite que ele tem mesmo o poder de mudar vidas. 

Harmonização da semana: unhas das cores da nossa bandeira e cerveja em homenagem aos anfitriões

Tá tendo Copa! Muito amor em usar a tendência de vários tons nas unhas com uma simples combinação: o verde, amarelo e azul, cores da minha pátria.

Tendência cowboy: o inverno será um verdadeiro duelo de bangue-bangue

Bem-vindo, Inverno! ❄ Hoje, às 7h07, foi dada a largada para os looks invernais! O mood western vai dominar a estação, em versões minimalistas, como a minha (o ponto está na bota com calça gaúcho – ajustada na cintura e ampla nas pernas – e top sequinho), ou em versões mais glamourosas, com direito a camisas westerns […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *