27/11/2017

Tour cervejeiro em Blumenau: saiba como fazer a Rota da Cerveja

Hoje é dia de lembrar mais um pouquinho da nossa recente viagem a Blumenau para conhecer a Rota das Cervejas. Um programa imperdível é fazer o tour guiado por cervejarias da cidade e municípios vizinhos. Claro que reservamos um dia só para isso.

Na maioria dos hotéis da cidade você encontra folders de empresas que oferecem esse tipo de serviço. Escolhemos a RDK Turismo Receptivo. Fechamos um pacote com visita a três cervejarias e um minicurso de cerveja artesanal na Escola Superior de Cerveja e Malte. O valor ficou em R$ 300 para duas pessoas. Justo.

O guia passou às 9h no hotel para nos buscar. Demos muita sorte porque o seu Valdir é realmente sensacional. Morador antigo de Blumenau, ele começou a trabalhar como guia cervejeiro há alguns anos e já conhece todo mundo. Simpatia pura. Você conhece as cervejarias e ainda fica sabendo de histórias da cidade.

Nossa primeira parada foi na Escola Superior de Cerveja e Malte. É a primeira instituição de ensino superior da América Latina focada exclusivamente no setor de bebidas. Congrega todos os campos e níveis de estudo sobre a cerveja com cursos de graduação, pós-graduação, técnico, aperfeiçoamento, extensão e workshops.

Começamos com um tour pelas instalações e depois fomos para o Laboratório de Degustação, onde tivemos um minicurso com degustação de cerca de uma hora de duração com Mariana Maranho, Mestre-Cervejeira e Sommelier de Cervejas pela ESCM. O curso é bem básico e interessante. Para iniciantes mesmo. No final degustamos quatro rótulos de cervejarias locais.

 

 

Cervejaria Blumenau 

Saindo da Escola Superior de Cerveja e Malte, rumamos para a região de Itoupava, um distrito situado a 25 km de Blumenau, na região norte da cidade. Começamos o tour pela Cervejaria Blumenau. É uma ótima escolha para ir no meio do dia, pois o bar da fábrica conta com um serviço de buffet executivo, onde você pode fazer uma refeição saudável e ainda harmonizá-la com rótulos da cervejaria.

Depois do almoço fizemos a visitação na fábrica. Fomos muito bem atendidos pela Helen, que nos mostrou toda a estrutura, capaz de produzir 120 mil litros de cerveja por mês.

 

 

 

No final, tivemos direito a régua de degustação.

 

 

Paradinha em Londres

Depois da Blumenau, fomos para a Container British Beer, que fica bem pertinho, em Itoupava Central. Trata-se da primeira cervejaria inglesa do Brasil. Buscou sua inspiração nas regiões Norte e Sul da Inglaterra, de onde estudou profundamente as cervejas “Ales” e “Lagers”.

Quando você entra na cervejaria parece que está em Londres (tirando o calor do lado de fora, claro). A Container possui um autêntico pub inglês e serve suas cervejas, que vêm direto dos tanques, em bombas inglesas originais. É uma cervejaria temática onde é possível observar a fábrica como se estivesse visualizando o metrô de Londres.

 

 

Um dos destaques entre as cervejas da Container é a Wembley. Uma colaborativa entre brasileiros e ingleses. A iniciativa surgiu da união entre a Windsor & Eton Brewery, da Inglaterra, e a Cervejaria Container.

São duas marcas, com a mesma cerveja: na Inglaterra, tem o nome de “Maracanã”, que homenageia o lendário estádio brasileiro; no Brasil é chamada Wembley para lembrar o histórico estádio inglês.

A cerveja colaborativa surgiu do convite da Windsor & Eton Brewery. A cerveja que tem dois nomes é uma Blonde e, além de malte, lúpulo e levedura ingleses, leva goiaba e açaí brasileiros em sua fórmula.

O convite partiu do proprietário e mestre cervejeiro da W&E, Paddy Johnson, que recebeu em visita os criadores da Container. Mais tarde, o filho de Paddy, Jack Johnson, retribuiu a visita e esteve no Brasil.

“Unir dois povos para saborear a mesma cerveja, que remete a ícones tão marcantes, tem o sentido de celebrarmos o futebol, inventado pelos ingleses e transformado em paixão pelos brasileiros”, afirmam os criadores da Cervejaria Container.

Além da Wembley, a Container fabrica a Bakerloo, uma Pale Ale bem maltada, saborosa e refrescante, a Revolution, uma Pale Ale bem aromática e moderadamente forte, a Joke, uma Pilsen bem refrescante, a Black Sheep, uma Dry Stout com aromas proeminentes de café e que leva pasta de cacau na fervura, além da Leeds Saison, uma cerveja bem suave que harmoniza bem com carnes suínas e comida tailandesa.

Os banheiros são uma atração à parte. Na porta do masculino tem uma caricatura do Mick Jagger, na do feminino tem a Amy Winehouse e no de deficientes aparece o Bart Simpson aprontando todas.

 

 

Nossos agradecimentos ao Ivan, que nos recebeu com toda a simpatia e paciência para explicar cada detalhe da história da Container, que completou três anos em 2017.

 

Pôr do Sol e cerveja

Para finalizar o nosso tour, fomos conhecer a Das Bier, uma cervejaria que une a tradição alemã com a criatividade brasileira. Localizada na região de Belchior, no município de Gaspar, é com certeza a cervejaria com o ambiente mais bonito e agradável que conhecemos durante essa nossa viagem à Santa Catarina.

A cervejaria situa-se em meio à natureza típica do Vale Europeu, cercada por árvores e um bonito lago. Do deck do restaurante você pode contemplar o pôr do sol degustando uma ótima cerveja e harmonizando com os sabores da gastronomia local.

 

 

Mais uma vez fomos muito bem recebidos, dessa vez pelo seu Antonio, um mestre cervejeiro pernambucano radicado em Santa Catarina. Ele nos explicou todo o processo produtivo, que atualmente gira em torno de 40 mil litros por mês, divididos entre 12 diferentes estilos.

 

 

O bagaço do malte da Das Bier alimenta o gado de uma propriedade próxima à cervejaria:

 

 

 

Serviços:

 

RDK Turismo Receptivo

Telefone: (47) 99936-0348

E-mail: contato@rdkturismo.com.br

 

Guia de Turismo

Valdir Bonickoski

Telefone: (47) 98405-0884

E-mail: valdirguiablu@gmail.com

 

Escola Superior de Cerveja e Malte

Rua Elsbeth Feddersen, 72 – Salto do Norte – Blumenau (SC)

Telefone: (47) 3380-5200

E-mail: contato@cervejaemalte.com.br

 

Cervejaria Blumenau

Rua Arno Delling, 388 – Itoupavazinha – Blumenau (SC)

Telefone: (47) 3339-4451

Site: www.cervejariablumenau.com.br

 

Container British Beer

Rua Gustavo Zimmermann, 4764 – Itoupava Central – Blumenau (SC)

Telefone: (47) 3285-7185

Site: www.cervejariacontainer.com.br

 

Das Bier Cervejaria

Rua Bonifácio Haendchen, 5311 – Belchior Alto – Gaspar (SC)

Telefone: (47) 3397-8600

Site: www.dasbier.com.br


Tags: , , , , , ,


Posts relacionados:

Fazenda Soledade: conheça a cachaçaria por trás do sucesso da Nêga Fulô

A Nêga Fulô não é apenas uma cachaça. A aguardente-de-cana é quase considerada uma pessoa, tamanha personalidade e vida própria. Feita com água das nascentes de Nova Friburgo, na Serra Fluminense, e famosa pelo seu look de terracota que imita o corpo e a pose de uma baiana arretada, ela completa 44 anos em 2021. […]

De Nova Friburgo, a Pontal: uma visita à cervejaria que fomenta o turismo na região

Imagine o seguinte: uma cervejaria artesanal localizada em uma remota cidade serrana de apenas 200 mil habitantes e que fabrica até 25 mil litros por mês. Dentre o volume da produção, muito é destinado a cervejarias como Icarahy, De Janeiro e Caduco, da capital do Rio de Janeiro, que confiam à fábrica a realização de […]

Por dentro da Vila St. Gallen, espaço da Therezópolis, e as cervejas novidades da marca para 2020

Uma placa feita em estilo veneziano te recebe logo de cara na Vila St. Gallen, espaço dedicado a inspirar sensações mil da Therezópolis, cerveja que carrega no nome a cidade que a abriga. Entrar na Vila St. Gallen é mergulhar num universo no qual a cultura cervejeira está inserida em cada um dos ambientes gastronômicos […]


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home4/maltee79/public_html/malteesmalte.com.br/wp-includes/functions.php on line 6031

Uma resposta para “Tour cervejeiro em Blumenau: saiba como fazer a Rota da Cerveja”

  1. Cris Cirne disse:

    Olá, agradecemos o post contando a experiência de vocês na Rota da Cerveja!!! Muito bom.
    Gostaria de informar o link do site da Cervejaria Container para vocês conhecerem é http://www.cervejariacontainer.com.br e a loja online http://loja.cervejariacontainer.com.br.
    Voltem sempre! Cheers!
    Abraço fraterno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.