01/09/2016

Marsala para usar e beber sem moderação

Versátil e atemporal, o Marsala é a aposta desta estação do ano. Enquanto a cor, também chamada de bordô, é uma versão mais sóbria do vermelho no guarda-roupa, na adega, um vinho da região de Marsala mostra-se bastante imponente, com teor alcóolico de no mínimo 18%. Mais do que o nome, o vinho e a cor têm outras características em comum: são elegantes e independentes das tendências do mercado.Na moda, o tom é uma ótima opção para revolucionar o seu closet e fugir da combinação cinza-preto-e-branco dominante e, na vida social, um Marsala é incrível para harmonizar com as noites frias do inverno.

 

Foto Imaxtree

Foto: Imaxtree

 

A vantagem do bordô é que ele não aparece apenas em peças de roupas, mas também em acessórios. Pode apostar sem medo em sapatos, bolsas e pashminas neste tom, pois você usará os itens por bastante tempo.

 

pashimina

Bolsa

 

Sobre o vinho, vale conhecer um pouquinho da história e perceber o quanto ele é único:

A cidade italiana de Marsala está localizada na pontinha da Sicília. É famosa pela história renascentista, pelos sítios arqueológicos, pelas belas paisagens que emolduram o pôr do sol e pela reserva natural com suas salinas. Mas, acima de tudo, Marsala é famosa pelos seus vinhos fortificados capazes de encantar o mundo.

O vinho Marsala é como se fosse o primo italiano dos portugueses Porto e Madeira, e do espanhol Jerez. Mas cuidado: esse vinho complexo e longo, com seus aromas de frutas secas e especiarias, como noz moscada, seduz quem o conhece.

A história conta que o italiano Marsala é, na realidade, uma descoberta inglesa! Um comerciante chamado John Woodhouse desembarcou na cidade de Marsala, no século 18, forçado por uma tempestade. Provou um vinho local numa taberna e resolveu levar um lote para comercializar em sua terra natal. Para evitar problemas de conservação durante a viagem, acrescentou aguardente de vinho nos barris. Já na Inglaterra, percebeu que o vinho havia se modificado muito, e para melhor! Ele batizou esse vinho de Marsala, e, voltando à Sicília, montou sua própria vinícola.

O Marsala é produzido a partir de uvas locais, muitas vezes plantadas a somente 1 km de distância do mar. As cepas utilizadas nesse vinho são as brancas Catarratto, Grillo, Inzolia e Damaschino, ou as tintas Pignattello, Calabrese, Nero d’Avola e Nerello Mascalese. Conforme sua coloração, o Marsala é classificado da seguinte forma:

 

Marsala_Vinhos

 

Ouro – Produzido com uvas brancas, esse vinho de cor dourada é doce.

Âmbar – Produzido com uvas brancas, pode ser encontrado nas versões seco ou semisseco.

Rubi – Produzido com uvas tintas, é o Marsala menos conhecido.

A quantidade de açúcar residual do Marsala varia, podendo alcançar níveis superiores a 100 g por litro.

O Marsala pode ser doce ou seco, pálido ou escuro, com aromas de caramelo ou de frutas secas, como avelãs e nozes. Mas, em relação ao tempo de envelhecimento, as normas da denominação de origem Marsala também definem algumas classificações básicas: Fine, Superiore, Vergine e Solera.

O Fine é envelhecido apenas um ano (não necessariamente em madeira), tendo um teor alcoólico mínimo de 18%.

O Superiore é envelhecido pelo menos por dois anos em madeira (quatro anos se o vinho for “riserva”), também com teor alcoólico mínimo de 18%.

O Vergine é envelhecido por cinco anos em madeira (dez se for “riserva” ou “stravecchio”), sendo encontrado apenas na versão “secco” (portanto sem a adição de concentrado de uvas), com teor alcoólico mínimo de 18%.

O Solera tem os mesmos períodos de envelhecimento do Vergine, também apenas “secco” e com teor alcoólico mínimo de 18%.

Gastronômico

O vinho Marsala também é muito usado na culinária. Provavelmente o prato mais famoso elaborado com esse vinho seja o Frango ao Molho Marsala, mas ele também é um importante ingrediente para doces, como o panetone, tiramissu, creme zabaione… Para se aventurar na cozinha com o Marsala, sugerimos começar utilizando-o para dourar e caramelizar cebolas e cogumelos. Você vai se surpreender!

 

Marsala_Gastronomia

 

A Nigella Lawson, por exemplo, é fã declarada do vinho e o utiliza com frequência em várias de suas receitas. O Chicken Marsala é um prato conhecidíssimo, além de escalopinhos ao Marsala e Zabaione.

 

Marsala_Nigella

 

Mas, além do uso culinário, o Marsala seco é um excelente aperitivo, principalmente com queijos (inclusive azuis como Gorgonzola) e castanhas de todos os tipos. Já o Marsala doce é um vinho de sobremesa espetacular, para acompanhar chocolates, por exemplo.

 

Fontes: Gourmmelier e Tintos e Tantos


Tags: , ,


Posts relacionados:

O reinado dos maxibrincos na Semana de Moda de Londres

Os amantes dos brincões encontraram o paraíso na semana de moda de verão 2018 de Londres. O maxibrinco, em pauta já há algumas estações, reafirmou o seu status de protagonista dos acessórios, mas dando um passo além. Saiba como usar a tendência do momento e beber como um membro da nobreza. Compartilhar12TwittarPin

Enfiando o tênis na jaca: a adidas criou modelo à prova de cerveja

  Visionária, a adidas aposta em um novo público: os frequentadores de festivais de cervejas! Já está mais do que provado que só cresce o número de cervejeiros e cervejeiras pelo mundo afora e querendo agradar este segmento, a marca criou um tênis à prova de cerveja para enfiarmos na jaca!  Compartilhar17TwittarPin

Se não sabe brincar, não desce pro play

Levantando a bandeira de que a moda deve ser descontraída e divertir, a marca brasileira Ecool usa brinquedos antigos para criar acessórios cheios de personalidade. Confira esta história inusitada e a lista que fizemos de jogos e gadgets cervejeiros para nenhuma criança interior botar defeito.


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home4/maltee79/public_html/malteesmalte.com.br/wp-includes/functions.php on line 6031

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.