16/06/2016

Rio Moda Rio: a plataforma de moda que respira o lifestyle carioca

Como o Malte & Esmalte já citou em outro post, desde 2014, ano da última edição do Fashion Rio, o Rio de Janeiro está órfão de eventos de moda que atraiam os holofotes do mundo fashion. Logo o Rio, que é inspiração de lifestyle para todo o globo.

Acontece que essa história finalmente está tomando novos rumos.

Nesta quarta-feira (15), no Píer Mauá (mesmo cenário onde acontecia o Fashion Rio), foi dado o pontapé inicial do movimento Rio Moda Rio, que promete ser “uma plataforma inédita de ações que se estende pelo ano todo com o desejo de quebrar regras, celebrar a criatividade de estilistas, descobrir talentos e impulsionar o mercado”, de acordo com descrição do site oficial.

 

pier foto agência O Globo

Píer Mauá – Foto: Agência O Globo

 

Os empresários Rodolfo Medina e Duda Magalhães, da Dream Factory, que realiza o Rock in Rio, e Luiz Calainho, da L21, que faz a Feira Art Rio, são os nomes por trás da novidade. O Sistema FIRJAN investiu R$ 15 milhões na iniciativa, sendo o principal parceiro. Como patrocinadores, o RMR conta com a Natura, o SENAI e o Sebrae. As companhias aéreas Air France e Gol são as transportadoras oficiais. O estilista Carlos Tufvesson, com trajetória de sucesso no setor da moda, é o responsável pela curadoria.

Até sábado (18), o movimento terá a forma de semana de desfiles. No line-up estão as marcas Osklen, BlueMan, Martu, Patrícia Vieira, Lino Villaventura, Guto Carvalhoneto, Maria Filó, Mara Mac, Isabela Capeto, Lenny Niemeyer, Andrea Marques, Alessa, The Paradise e Ivan Aguilar.

Todas as marcas terão um corner no local para comercializar algumas das peças que acabaram de ser desfiladas. É a concretização do “see now, buy now” (veja agora, compre agora), a primeira em uma semana de moda nacional. Contudo, este esquema já acontece na Casa de Criadores, evento paulistano off-circuitão.

A proposta

Segundo o curador Carlos Tufvesson, a proposta do movimento Rio Moda Rio, cuja nomenclatura vem do lendário Grupo Moda-Rio, núcleo composto por craques da criação de moda dos anos 70, é a democratização da moda. Enquanto nas demais semanas de moda o público não tem acesso à programação, no RMR ele pode comparecer às atividades no Píer Mauá mediante a compra de ingresso (custa R$ 65 a inteira).

Assim, ele poderá participar de todas as atrações: Rio Moda Rio Antecipa (pop up stores com produtos exclusivos das marcas participantes), Rio Moda Rio Descobre (espaço para exposição e venda de novos estilistas e designers), Rio Moda Rio Apresenta (palco para shows e performances artísticas após os desfiles), circuito Art Rio (exposição de galerias de arte contemporâneas selecionadas), Rio Moda Rio Conversa (programação de palestras e workshops), Rio Moda Rio Degusta (área de alimentação com o melhor da gastronomia carioca) e Rio Moda Rio Lounges (espaços de convivência e entretenimento dos patrocinadores).

Já os desfiles só são acessíveis para quem está na lista das grifes.

 

Primeiro dia memorável

Nesta terça-feira, marcas históricas dos anos 80 e seus grandes mestres foram homenageados na performance de abertura. A apresentação teve início ao som da canção “Monte Castelo”, do Legião Urbana (que possui os versículos bíblicos “Sem amor, eu nada seria”, em I Coríntios 13), e um telão de 30 metros de comprimento montado em um armazém do Píer Mauá exibiu frases contra a homofobia e os dizeres “Somos Todos Orlando”, referindo-se ao ataque ocorrido na boate Pulse, em Orlando, no último sábado. Logo depois, o desfile-show entrou na sequência. Com peruca e maquiagem colorida, Xuxa voltou às passarelas para representar a Yes, Brazil, grife para a qual sempre desfilava e fotografava. A hoje apresentadora esbanjou bom humor vestindo blusa transparente, jeans largo e rasgado e botas brancas, que são a sua marca registrada.

 

A atriz Silvia Pfeifer fez parte da homenagem à Georges Henri, estilista belga radicado no Rio, morto em 1991. Ele era conhecido pela modelagem impecável, por isto a escolha por Silvia, sempre chique. A atriz Betty Lago, amiga de Henri, era quem dirigia os desfiles dele. Ela foi lembrada em fotos no telão.

 

A Company também foi reverenciada na noite (quem não desejava uma mochila da marca?). Para lembrar a grife que vendia o clima praiano do Rio, surfistas, skatistas e modelos com corpo atlético invadiram a passarela com looks criados pela Farm e Foxton, que guiam o seu estilo pela identidade fashion despojada que a Company lançou na época.

 

 

Embaladas por clássicos da Bossa Nova, tops como Carol Ribeiro vestiram peças com toque contemporâneo no desfile representativo da Maria Bonita, grife criada em 1975 pela estilista Maria Cândida Sarmento.

 

xuxa e silvia - foto carolina vianna fotosite

 

Na quarta-feira, da 15/06, houve desfiles das marcas Patrícia Vieira, Martu, Lino Villaventura e Guto Carvalhoneto.

O Movimento Rio Moda Rio segue com programação multidisciplinar por todo o ano. Terá um edital para novos estilistas, sendo que três deles serão premiados com a participação na segunda edição do RMR, ciclos de palestras temáticas em faculdades, exposições de relevância cultural e artística para a cidade e um prêmio dedicado aos melhores do segmento em 12 diferentes categorias, que será realizado no fim deste ano.

Fontes: Rio Moda Rio, Estadão, Marie Claire e Lilian Pacce.


Tags:


Posts relacionados:

Conheça as tendências de lingerie apresentadas na Fevest, maior feira do setor, e a Belgian Blonde Ale Calcinha

A Fevest, maior feira de moda íntima da América Latina, que está na sua 28ª edição, apresentou em Nova Friburgo as principais tendências do setor. Juntas, as empresas participantes lançaram a nova coleção Primavera-Verão carregada de rendas e transparências e que foi o destaque da feira durante toda a sua duração, de 04 a 08 […]

O desfile de Inverno 2018 da Dior e a cervejaria feminista Maria Bravura

Nunca se discutiu tanto o empoderamento feminino como nos últimos tempos. Milhares de pessoas, anônimas e famosas, têm manifestado publicamente as suas ideias a favor das mulheres, colocado a boca no trombone, arregaçado as mangas e ido à luta para conquistar mudanças reais na sociedade. Compartilhar64TwittarPin

Lenny Niemeyer se destaca na SPFW N44 com coleção que imita a lua. Nada melhor que a Belgian White Blue Moon para harmonizar

Exuberante como um eclipse lunar. A SPFW N44 acabou de acabar, mas muitos já têm a sua opinião formada sobre o desfile de Lenny Niemeyer ser um dos melhores da temporada. No verão 2018, Lenny reverencia as artistas plásticas místicas Hilma Af Klint e Emma Kunz, que viveram na Suécia no final do século XIX, […]


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home4/maltee79/public_html/malteesmalte.com.br/wp-includes/functions.php on line 6031

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.