07/06/2016

Vinhos, cervejas e livros. Tudo junto e misturado!

Librottiglia: este é o nome usado para a novidade da vez. Etimologicamente, é a junção das palavras livro e garrafa, em italiano. E o conceito, em si, é o encontro entre dois grandes prazeres: a degustação de vinho e a leitura de um ótimo livro.

 

leitura

Crédito: Divulgação

 

A ideia partiu da agência de design Reverse Innovation, que a propôs à vinícola Matteo Correggia, do norte da Itália. Juntos, criaram uma trilogia para ser apreciada em rótulos de três excelentes vinhos.

As histórias foram elaboradas em harmonia entre o tipo da bebida e o gênero literário. Para o vinho seco brachetto Anthos e seu surpreendente aroma adocicado de frutas vermelhas e rosas, a cantora italiana Patrizia Laquidara compõe “La Rana nella Pancia” (A Rã na Barriga), uma fábula enigmática como a bebida em questão.

Já a escritora brasileira e produtora cultural Regina Nadaes Marques, radicada há anos em Milão, assina a história de amor intensa “Ti amo. Dimenticami” (Te amo. Esqueça-me), em sintonia com o famoso tinto nebiolo da região de Roero, no Piemonte.

 

garrafa

Crédito: Divulgação

 

Para a terceira garrafa, o autor satírico Danilo Zanelli assina uma ação policial bem-humorada que combina com a característica leve e refrescante do vinho branco Roero Arneis. Os livros-rótulos, com design gráfico minimalista e moderno, transformam as garrafas de 375 ml em um produto único para os amantes de vinhos e livros. Um belo presente para o Dia dos Namorados. #ficaadica

 

os três vinhos

Crédito: Divulgação

 

 A literatura e a cerveja

O mundo da literatura também está intimamente ligado ao universo cervejeiro. São incontáveis as referências feitas por grandes escritores à bebida em poesias, contos, crônicas, romances etc.

Entre as diversas curiosidades que relacionam esses dois universos, destacamos uma: Michael Powell, dono da livraria norte-americana Powell’s, decidiu seguir a profissão de livreiro após encontrar em uma caixa de livros um exemplar da primeira edição de Moby Dick, de Herman Melville. Para celebrar o 41º aniversário da livraria, em 2012, Powell se uniu à cervejaria Rogue, de Oregon, nos Estados Unidos. Famosa pelas receitas inusitadas, a Rogue topou produzir a White Whale Ale, uma cerveja inspirada na mais consagrada obra de Melville.

No linguajar cervejeiro, o termo white whale significa cervejas míticas, escassas e incríveis, perseguidas pelos bebedores. Para produzir uma cerveja tão intensa, Powell e John Maier, cervejeiro da Rogue, decidiram incluir na receita da White Whale Ale algumas páginas do Moby Dick, devidamente dissolvidas antes da fermentação para evitar a oxidação e eventuais dissabores.

Para ilustrar essa parceria entre lúpulo e letras, o Malte & Esmalte traz 10 rótulos de cervejas inspiradas na literatura. Confira:

 

1 – Mighty Oak Oscar Wilde

Wilde

 

2 – White Whale Ale, cerveja fermentada com páginas do livro Moby Dick

WhiteW

 

3 – Taras Boulba, considerada uma das 25 melhores cervejas do mundo

Taras

 

4 – Moloko Milk Stout, inspirada no livro Laranja Mecânica.

laranja mecânica

 

5 – Oberon Ale, inspirada no personagem de Shakespeare, do livro Sonhos de uma noite de verão.

Oberon

 

6 – Shipyard Longfellow Winter Ale, em homenagem ao poeta estadunidense Henry Wadsworth Longfellow

Long

 

7 – Le Petit Prince Farmhouse Table Beer, inspirada no livro infantil O Pequeno Príncipe.

Principe

 

8 – Catcher in the Rye Ale Beer, inspirada no livro O Apanhador no Campo de Centeio.

Apanhador

 

9 – Shakespeare Oatmeal Stout, inspirada no poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare

Shakes

 

10 – The Raven Beer, inspirada no poema O Corvo, do escritor e poeta norte-americano Edgar Allan Poe

raven

 

Fontes: Caderno Ela, G1, Somos Todos Cervejeiros e Homo Literatus


Tags: ,


Posts relacionados:

Unha da semana: Amarelindo como o verão com cerveja Irada

Que atire a primeira pedra quem não acha que Amarelindo! Compartilhar24TwittarPin

Passa a régua! Degustação na BrewPoint, cervejaria de Petrópolis, de American Lager a Dunkel

Nada mais cervejeiro do que ir pro bar e pedir logo uma régua!  Compartilhar24TwittarPin

Vinho, papete e bolsa de palha: as boas do verão

Look do último sábado, quando fiquei ocupadíssima bebendo bons vinhos! Que vida péssima! Hahaha 🍷😊   Como o meu signo é estilo e o meu ascendente é conforto, escolhi um vestido leve e estampado para curtir uma noite de verão da Cidade Maravilhosa. Esse vestido é aquele tipo de roupa que fica uma graça independente […]


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home3/maltee79/public_html/malteesmalte.com.br/wp-includes/functions.php on line 6078

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.