/ Cerveja / Visitas a cervejarias / Nem só de Blumenau vive o Vale da Cerveja: conheça as Cervejarias ZeHn Bier e Berghain no Vale Europeu
29/12/2017
Nem só de Blumenau vive o Vale da Cerveja: conheça as Cervejarias ZeHn Bier e Berghain no Vale Europeu
E para fechar bem 2017, o Malte & Esmalte publica o seu último post da série que fizemos sobre a nossa viagem pelo Vale da Cerveja, em Santa Catarina. E não pense que as cervejarias catarinenses se concentram apenas em Blumenau. Cada cidadezinha que você passa tem uma ou mais cervejarias. Cientes disso, decidimos pegar a estrada!
Nossa primeira parada foi em Brusque, cidade que fica a pouco mais de 40 km de Blumenau. Pegamos um ônibus na rodoviária e fomos. A viagem é de aproximadamente 1 hora, 1 hora e 15 minutos. Nosso destino? ZeHn Bier!
A cervejaria ZeHn Bier foi fundada em 2003. O nome ZeHn, que se pronuncia “TZEHN”, em alemão significa o número 10, que deu origem à logo. A fabricação do chopp e das cervejas ZeHn Bier seguem as tradições germânicas e respeitam a lei de pureza alemã de 1516 (Reinheitsgebot).
Fomos muito bem recebidos pelo Seu Gilmar, cervejeiro experiente e bom contador de histórias, que fez um tour exclusivo com a gente. Ele nos mostrou todo o processo de fabricação e foi nos dando uma provinha, direto do tanque, de cada cerveja que estava sendo produzida. Segundo Gilmar, a produção mensal da ZeHn Bier varia entre 30 e 40 mil litros.
Difícil dizer qual a melhor cerveja. Todas de excelente qualidade. Experimentamos a Pilsen, a Pilsen Extra, a Weiss, a Heller Bock, a IPA, a Porter, mais podemos destacar a Irish Red Ale. Lançada em agosto, trata-se de uma cerveja encorpada que combina maltes especiais e aromáticos, com uma bonita coloração avermelhada e médio amargor. Provamos e aprovamos!
Porter classuda
Ganhamos certificado no final
Depois de uma rápida passagem pela lojinha da cervejaria, aproveitamos para conhecer também o ZeHn Bier German Pub, anexo à fábrica. Um ambiente muito bonito e agradável, com ótimo atendimento. Aproveitamos para degustar mais uma Pilsen Extra e harmonizar com deliciosos mini hambúrgueres da casa. Aí foi só pegar o ônibus e dormir até Blumenau.
Next Stop: Timbó
Tiramos um dia também para visitar a cidade de Timbó, que fica a 30 km de Blumenau e é conhecida como a “Pérola do Vale”, devido a suas belezas naturais. São três cervejarias na cidade de cerca de 40 mil habitantes, mas escolhemos conhecer a Berghain.
A Berghain Cervejaria iniciou suas atividades em 2010, como cervejaria caseira, participando com grande destaque do Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau, nos anos de 2010 e 2011. A partir de 2014, a cervejaria mudou-se para a atual localização, e obteve o registro junto ao MAPA/SC para a fabricação e comercialização de cervejas e chopes. Berghain é uma homenagem à cidade de Berlim e aos bairros de KreutzBERG e FriedrichsHAIN, famoso reduto boêmio e símbolo da nova Alemanha.
Dessa vez fomos de táxi. Uma viagem bem rápida e tranquila. Chegamos na hora do almoço e fomos muito bem recebidos pelo Sidney. Ele nos mostrou as instalações. O local é bem aconchegante, com umadecoração que mistura elementos rústicos com modernos.
Dá para ver atrás a produção das cervejas
Aproveitamos para degustar alguns acepipes e um pretzel muito gostoso. Você acha que pretzel não harmoniza com cerveja? Então tem que conhecer a Bitter da Berghain. Ficou um espetáculo. Essa cerveja foi premiada no Festival Brasileiro da Cerveja de 2016. Tem um sabor predominantemente amargo, com notas de biscoito e caramelo que adicionam um dulçor que equilibra muito bem a cerveja.
Pretzel + Bitter = amor
A produção da Berghain é de cerca de 5 mil litros/mês, dividida entre os seguintes estilos: Pilsen, Hefe-Weiss e Bitter, disponíveis em barris ou garrafas de 600 ml não-pasteurizadas.
Uma dica importante: fique com um contato de táxi à mão porque a cidade não tem muitas opções de transporte público nem táxis, principalmente no final de semana, que foi o nosso caso.
Fim da linha
A viagem pelo Vale da Cerveja foi maravilhosa e recomendamos a todos, principalmente fora da época de Oktoberfest ou do Festival Brasileiro da Cerveja. As cervejarias ficam menos sobrecarregadas e você pode ser atendido com muito mais atenção. Enfim, visite Blumenau, visite Joinville, visite Pomerode, visite Gaspar, visite Brusque, visite Timbó, visite Santa Catarina!
Serviço:
ZeHn Bier
Rua Benjamin Constant, 26 – São Luiz – Brusque (SC)
A Nêga Fulô não é apenas uma cachaça. A aguardente-de-cana é quase considerada uma pessoa, tamanha personalidade e vida própria. Feita com água das nascentes de Nova Friburgo, na Serra Fluminense, e famosa pelo seu look de terracota que imita o corpo e a pose de uma baiana arretada, ela completa 44 anos em 2021. […]
Imagine o seguinte: uma cervejaria artesanal localizada em uma remota cidade serrana de apenas 200 mil habitantes e que fabrica até 25 mil litros por mês. Dentre o volume da produção, muito é destinado a cervejarias como Icarahy, De Janeiro e Caduco, da capital do Rio de Janeiro, que confiam à fábrica a realização de […]
Uma placa feita em estilo veneziano te recebe logo de cara na Vila St. Gallen, espaço dedicado a inspirar sensações mil da Therezópolis, cerveja que carrega no nome a cidade que a abriga. Entrar na Vila St. Gallen é mergulhar num universo no qual a cultura cervejeira está inserida em cada um dos ambientes gastronômicos […]
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home3/maltee79/public_html/malteesmalte.com.br/wp-includes/functions.php on line 6078
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home3/maltee79/public_html/malteesmalte.com.br/wp-includes/functions.php on line 6078