Um look, uma pitada de ironia, um coração aquecido e cerveja: bem-vindo, inverno
Tô tão apaixonada por este look que queria dormir, correr, malhar, viver com ele! Tá liberado, produção? CompartilharTwittarPin
Pode até parecer frescura, mas acredite, não é. O tipo de copo que você utiliza influencia e muito nos prazeres da degustação da sua cerveja artesanal.
Na Bélgica, por exemplo, cada cerveja tem o seu copo próprio. E olhe que estamos falando de um país do tamanho do estado do Ceará e que possui mais de 450 cervejas diferentes. O visual é muito importante em uma degustação. Ou vai dizer que é a mesma coisa beber uma cerveja trapista no seu cálice próprio e bebê-la num copo americano de botequim?
Fora a questão estética, cada formato de copo tem uma função em relação à espuma. Uns são feitos com uma preocupação maior para mantê-la a uma certa altura, outros nem tanto.
Outro aspecto importante: os aromas são levados em consideração na hora de desenhar os copos. O objetivo é deixá-los mais adequados para desprender o buquê e os aromas daquele estilo específico de cerveja, permitindo que você possa apreciar o que cada uma tem de melhor.
É lógico que nem sempre você vai ter à mão o copo certo para a cerveja certa. Nestes casos, relaxe! Mas se puder fazer essa graça, vale a pena. As boas cervejas não são baratas e você deve sempre tentar extrair tudo o que elas têm a oferecer em termos sensoriais.
Agora que você já sabe a importância de cada cerveja ser servida em seu devido copo, vamos aos tipos mais comuns:
Copo para cerveja Pilsner
Nós, brasileiros, o chamamos popularmente de “tulipa”. Ideal para as cervejas dos tipos Pilsen. Possibilita a formação de um bom creme e direciona o aroma do lúpulo para o nariz. Mas não confunda com o copo de Lager, que também são muito usados para chope aqui no Brasil: o Pilsner tem a boca mais larga, enquanto o de Lager tem a boca levemente fechada.
Copo para cerveja Lager (chope)
Facilmente encontrados no Brasil, são os tradicionais copos de chope que, erroneamente, chamamos de tulipa. A diferença é que a tulipa tem a boca mais aberta, um pé mais fino, longo e elevado.
Copo de cerveja tipo Pint
Também chamado de Becker, é aquele que você entorna nos pubs ingleses e irlandeses. Ideal para as cervejas do tipo Bitter e Stouts. Foi idealizado por ter um desenho simples, barato e que comporta grandes quantidades de cerveja. Os que apresentam o anel mais saliente no topo são do tipo English Imperial Pint, também chamado de Nonick, os demais são do tipo Irish Imperial Pint, imortalizado pela Guinness, com uma boca mais larga que a base.
[Escrevi sobre a Guinness Draught Stout ser a queridinha do estilo inglês. Quer entender a fama desta belezinha? Clique aqui]
Copo tipo Weizen para cervejas de trigo
Como o próprio nome já diz, é ideal para cervejas do tipo Weiss, as de trigo. Permite que se admire o corpo e a cor da cerveja, bem como a expansão do creme. E como são altos possibilitam que todo o conteúdo de garrafas de 500 ml seja colocado no copo, incluindo o fundo com as leveduras, e ainda sobre espaço para a espuma, como manda a tradição do estilo.
Copos de cerveja tipo Cálice para cervejas Trapistas
Ideais para as grandes trapistas belgas. São muito bonitos, às vezes ostentando dourado na borda. São desenhados para manter íntegro o creme, bem como proporcionar maior percepção do aroma. Também podem ser usados com os estilos Dubbel, Tripel e Quadrupel. Variações de formato são encontradas com os nomes de Bolleke (copos da Leffe e Westmalle) e Trapist (copo da La Trappe), mas todos compartilham características como bocas largas e um pezinho alongado.
Copos de cerveja tipo Tumbler para cervejas tipo Witbier
Copo utilizado para as cervejas do estilo witbier, como a Hoegaarden. Como estas cervejas não formam muito creme, o copo não precisa ter a boca fechada. Robustos e pesados, também facilitam a vida dos bares por serem mais difíceis de serem quebrados, por isso não é incomum serem usados para servir coquetéis, refrigerante e chá gelado.
Existem diversos outros tipos de copos para cervejas. Clique aqui e confira um guia mais completo.
IMPORTANTE
– Tente não aceitar copos gelados. O contato da cerveja com a temperatura do copo produz condensação que irá diluir a bebida a ponto de alterar o sabor e a temperatura correta na qual deveria ser servida.
– Lave seus copos sempre à mão, e assegure-se de estar bem enxaguado. Os saponáceos que eventualmente sobram no copo “matam” a cerveja e o seu creme. Seque-os, de preferência, naturalmente, sem contato com tecidos.
Fonte: Brejas e Blog da Cerveja
Tô tão apaixonada por este look que queria dormir, correr, malhar, viver com ele! Tá liberado, produção? CompartilharTwittarPin
No Dia das Mães, o que mais queremos é celebrar as mulheres mais importantes das nossas vidas da maneira mais especial possível, não é mesmo? Portanto, elaborei com o meu grupo do curso de beer sommelier uma carta de cervejas cheia de homenagens e rótulos belíssimos para todas as mães, as que ainda serão e […]
Em 12 de junho, Dia dos Namorados, é inevitável falar de amor. E fazer uma matéria sem clichês e com muita malemolência foi o objetivo do Malte & Esmalte. Para um texto especial, reunimos casais reais e apaixonados que mostram como a cerveja é importante no relacionamento deles, do lazer ao trabalho. Com vocês, “Histórias […]
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home3/maltee79/public_html/malteesmalte.com.br/wp-includes/functions.php on line 6078