30/06/2016

Centro do Rio inspira novo teatro e nova cerveja

A rede de fast fashion brasileira Riachuelo é a responsável por uma empolgante notícia cultural: a retomada do funcionamento do prédio do Cine Palácio, no Centro do Rio.

Tombado pelo Patrimônio Histórico em 2008, o Cine Palácio é uma das construções mais icônicas da Cinelândia. O cinema foi inaugurado em 1928 e funcionou até 2008, mantendo a tradição do cinema de rua perante o avanço dos estabelecimentos em shoppings, mas a história do edifício começou lá em 1890, como um cassino. Em agosto agora, ele reabrirá como Teatro Riachuelo Rio graças ao investimento realizado pela rede, o que possibilitou as obras de restauração e modernização.  Segundo a marca, “da cortina para frente, vemos um prédio de mais de 100 anos, da cortina para trás, é tudo novo”.

A Aventura Entretenimento é a produtora que faz a gestão do empreendimento.  Luiz Calainho, um dos sócios da empresa, afirmou que “a decisão de colocar de pé um teatro foi tomada três anos atrás. Apesar dos desafios que o país está passando, nós optamos por prosseguir. Apostamos em um novo teatro para o Rio de Janeiro. A cultura molda uma sociedade”.

A curadoria é do escritor Ruy Castro, que ressalta que o Passeio foi a primeira área pública de lazer das Américas, fundado em 1783.

Ainda em obras, o teatro será inaugurado com dois musicais: a montagem também inédita ‘Garota de Ipanema, O Amor É Bossa’, estrelada por Thiago Fragoso e Leticia Persiles e com direção de Gustavo Gasparani e supervisão musical de Roberto Menescal, e ‘SamBRA, O Musical — 100 Anos de Samba’, dirigido e protagonizado por Gustavo Gasparani e com direção musical de Nando Duarte. Os dois espetáculos visam valorizar a cultura nacional. “As produções alternam-se durante a Olimpíada e vão mostrar para o mundo nossa música”, diz Aniela Jordan, sócia da Aventura Entretenimento.

Acréscimo muito bem vindo à cena cultural carioca.

 

Espírito Carioca

E esse espírito carioca, de valorização da nossa cultura e das nossas origens, também está renascendo na cena cervejeira.

Os amigos de infância Luiz Eduardo Vieira, Leandro Barfly e Leo Bittencourt sempre estiveram juntos, desde quando eram apenas moleques embalados por Ramones, o gosto por boas bebidas e história. Depois de alguns anos estudando o universo cervejeiro e praticando a arte em panelas, Luiz resolveu empreender no ramo e convidou seus velhos amigos para transformarem o que antes era hobby em um negócio com o objetivo de criar uma empresa diferente, com atitude e valores nos quais sempre acreditaram. Assim nasceu a Cerveja Rio Carioca.

Muitos não sabem, mas a cidade do Rio de Janeiro foi fundada na foz do rio Carioca, sua mais antiga fonte de água potável, onde hoje é a Praia do Flamengo. Além de batizar os nativos da região, os índios Tamoyo cultuavam a sua magia, pois suas águas, segundo as crenças, davam beleza às mulheres e virilidade aos homens.

Com a urbanização, hoje o rio tem uma presença mais discreta. A maior parte de seu curso é subterrânea. Em apenas três trechos, suas águas correm a céu aberto: na nascente, na Floresta da Tijuca, junto ao Largo do Boticário, no Cosme Velho, e na sua foz, a Praia do Flamengo, junto à estação de tratamento de efluentes.

Inspirada pela tradição e riqueza de nossa história e utilizando os melhores insumos de forma artesanal, a Rio Carioca acredita sempre que fazer cerveja é proporcionar ao mundo alegria.

Além de oferecer cervejas de qualidade, a empresa é embasada em diretrizes e valores que permeiam todas as suas ações, buscando contribuir no reavivamento de nossa cidade e participando ativamente de projetos de recuperação ambiental, social e cultural. A missão é resgatar o orgulho de ser carioca, de viver neste caldeirão maravilhoso cercado de beleza natural incomparável e gente espirituosa e bonita.

O lançamento da marca, com a “Pilsen Responsa” e a “Trigo Especial”, ocorreu em 2015, no Downtown Oktoberfest.

A marca foi desenvolvida pela Onzevinteum Simplicidade Criativa e é inspirada pela tradição evocada pelos mais de 450 anos da cidade maravilhosa. Não o Rio do turista, mas a origem da irreverência, do samba, dos bares cariocas. A representação da arquitetura típica da formação da cidade.

 

RioCarioca

 

Tem na arquitetura portuguesa, a inspiração para a marca, rótulo e toda a programação visual. Baseada nos antigos azulejos portugueses (muito comum nos tradicionais bares do Rio de Janeiro), fartamente utilizados na arquitetura da cidade do Rio de Janeiro. Aliado a tudo isso, ainda tem o barroco, o brasão, os afrescos, as serifas utilizadas nas cervejas alemãs ganhando uma versão carioca tradicional.

A Rio Carioca também é conhecida pelas propagandas bem humoradas, como a da imagem abaixo.

 

Rio_Carioca_Propaganda

 

Onde comprar?

Microcerva Brasil

 

 

Fontes: G1, O Dia, Vogue Brasil, All Beers e Revista Beer Art


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