06/01/2020
Por dentro da Vila St. Gallen, espaço da Therezópolis, e as cervejas novidades da marca para 2020
Uma placa feita em estilo veneziano te recebe logo de cara na Vila St. Gallen, espaço dedicado a inspirar sensações mil da Therezópolis, cerveja que carrega no nome a cidade que a abriga. Entrar na Vila St. Gallen é mergulhar num universo no qual a cultura cervejeira está inserida em cada um dos ambientes gastronômicos pensados para impactar o visitante.
Não por acaso, são três as propostas de restaurante. No primeiro prédio, estão a Trattoria, voltada para a culinária italiana com uma arquitetura que recupera o charme do início do século passado, e a Abadia, instalada no andar superior com ares de clima de montanha e que oferece fondues harmonizados com as cervejas da marca.
O térreo do galpão da Vila St. Gallen abriga o Therezópolis PUB, cujo lugar pulsa costumes germânicos, seja no cardápio típico, seja nas lojas de souvenir e café.
Os pratos oferecidos conferem uma degustação de sabores complementados por chopes da Cervejaria Sankt Gallen. São seis fixos: Premium Lager, Weissebier, Witbier, India Pale Ale (IPA), Dunkel e Bock. Há também os chopes sazonais orquestrados por Tommaso Di Martino, cervejeiro da marca. O portfólio da empresa ainda conta com mais duas receitas comercializadas em garrafa: uma American Pale Ale (APA) e uma Belgian Tripel.
Adentrei o Biergaten com a Gold, Premium Lager que ficou famosa ao levar a medalha de ouro na categoria Light Lager na Copa Cervezas de América 2014 e a prata no Festival Brasileiro da Cerveja 2014. A receita tem sua gênese lá na Dinamarca e acomoda equilibradamente o mais puro malte Pilsen e três diferentes tipos de lúpulos, que irradiam frescor. A cerveja é dourada clara, leve e bem carbonatada, como o perfil sensorial do estilo promete. Esta alta carbonatação faz vibrar uma sensação de borbulhamento na língua.
A minha costela com molho barbecue de cerveja teve a companhia da Dunkel, rótulo com quatro tipos de maltes tostados. De coloração marrom escuro, tem perfume e sabor fortes de café e chocolate e um corpo denso que envolve a língua. Quando coordenado com a Dunkel, o defumado da carne ganha sabor acentuado por conta da semelhança com a tosta do malte da bebida. Além disso, as suaves notas doces da cerveja, provenientes do malte Munique, contrabalançam com habilidade o salgado da costela.
Bier tour
Pense em uma viagem à história da Cervejaria Sankt Gallen, passando por uma exposição dos ingredientes e etapas de fabricação de cerveja artesanal e terminando com uma degustação de cinco excelentes rótulos da Therezópolis harmonizados com aperitivos e chocolate.
É o bier tour da Sankt Gallen, que acontece no laboratório cervejeiro alocado no térreo do PUB Alemão.
Os participantes têm acesso a equipamentos similares aos da fábrica. O beersommelier da marca Lucas dá assertivas explicações técnicas dos ingredientes e de cada aparelho que fazem a magia brotar e acontecer até chegar às garrafas e aos barris de chopes.
Para finalizar, teve bastante aroma, sabor e surpresa em uma mini degustação de cinco receitas da marca Therezópolis harmonizadas com amendoim, azeitona preta, queijos prato e gorgonzola e chocolate.
Os encontros são de titãs: a Gold Premium Lager com amendoim, a Weissbier com azeitona preta, a Bock com queijo prato, a IPA com queijo gorgonzola e a Dunkel com chocolate.
Um ponto alto da experiência foi a harmonização entre a Bock e o queijo prato. Uma mordida no queijo e a língua treme diante da cerveja. Atração magnética. O estilo da escola alemã Bock é robusto e encorpado, e apresenta dulçor de distinta qualidade proveniente do malte, além de baixo amargor. O conjunto abraça o queijo prato e performa na boca uma complementação perfeita como a conhecida dupla queijo com goiabada. Arrancou suspiros.
A proposta do bier tour não poderia ser mais adequada para uma empresa que se compromete com a disseminação da cultura cervejeira, anunciada da placa que se vê da rua à aba de menu exclusiva no site. A fim de conquistar mais consumidores de rótulos artesanais, que tem como principal lema “beba menos e beba melhor”, a marca conecta o consumidor às cervejas puro malte por meio de narrativas que vão da ambientação dos restaurantes às experiências sensoriais e ao excelente atendimento de toda a equipe.
Novas cervejas para 2020
E como começo de ano combina com novidades, o mestre-cervejeiro da Therezópolis Tommaso Di Martino contou para o Malte & Esmalte quais são as receitas que passarão a fazer parte do portfólio da marca.
“Para a Tripel, a inspiração foi a nossa Tripel Therezópolis Diamant, retirada de linha por ser bem polêmica. Porém, nada me tirava da cabeça que eu deveria mudar a receita e apresentar novamente essa cerveja. E como eu ainda tinha um tanque disponível na Vila St. Gallen, resolvi pôr em prática a ideia de uma forma diferente, adicionando morango para dar um toque especial e sem a expectativa de lançá-la em nossa linha de garrafas. A princípio, seria apenas para o Mondial de La Bière Rio, mas o sucesso foi tão grande que resolvi refazer para ser servido nas torneiras da Vila”, me diz.
“Já a NE IPA (também conhecida como Juicy IPA), que será apresentada em seguida na Vila St. Gallen, é uma cerveja que já faz tempo que eu tenho vontade de desenvolver. Sou fã de IPAs em geral e uma NE faz falta em nosso portfólio, então resolvi fazer e caso seja bem aceita vou levar para os festivais durante 2020. E quem sabe lançar envasada também? Vamos ver as cenas dos próximos capítulos”, finalizou com risos muito bem-vindos.
Aguardamos ansiosos. Vida longa à Cervejaria Sankt Gallen!
SERVIÇO
Trattoria:
Sextas-feiras: das 19h à 00h
Sábados: das 12h à 00h30
Domingos: das 12h às 18h
Feriados: Horários sob consulta
Abadia:
(Temporada de abril a agosto de 2020)
Sextas-feiras e Sábados das 19h à 00h
Feriados: horários sob consulta
É necessário fazer reserva
PUB Alemão:
Quartas e quintas-feiras: 19h à 00h
Sextas-feiras e Sábados: 12h à 00h30
Domingos: 12h às 18h
Feriados: Horários sob consulta
Bier Tour
Sextas-feiras: 15h e 19h30
Sábados: 13h, 15h, 17h30 e 19h30
Domingos: 12h30 e 14h30
Achou legal? Então compartilhe! =D
Tags: Abadia, bier tour, Cerveja Artesanal, Cerveja Especial, cervejaria, Dunkel, Harmonização, NE IPA, Teresópolis, Therezópolis, Tommaso Di Martino, Trattoria, Tripel, Vila St. Gallen
Posts relacionados:
Atenção, chocólatras: as cenas a seguir são impactantes! Eu e a Isabela Apolinário, fotógrafa de alimentos parceira do Malte & Esmalte, apresentamos uma harmonização para a Páscoa dominada por máxima intensidade de cacau, do ovo com casca de chocolate branco à cerveja inspirada em brownie. Criação da Bites Confeitaria, o ovo tem casca feita com […]
O Baixela, em Copacabana, tem só dois meses de vida, com aquele charme e frescor da novidade, mas com atendimento e cardápio acertados de bares experientes, que parece que conhece bem a clientela, sabe sobre as saídas de petiscos e pratos e não fica perdido no ‘agradar a todo custo’. Um point local bem democrático, […]
Em época de Copa do Mundo, aquela combinação de Brasil e Alemanha que não mete mais medo. A German Pils Braza Hops, da Cerveja Black Princess, é uma edição limitada produzida com lúpulo nacional cultivado na Serra Fluminense, mais precisamente em Teresópolis. Uma cerveja alemã que entrega notas do terroir do Brasil. Definitivamente não estamos […]
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home3/maltee79/public_html/malteesmalte.com.br/wp-includes/functions.php on line 6078