05/03/2018
Rosa Luxemburgo: a Rosa que falava e lutava pelos diritos das mulheres
“As rosas não falam”. Para Cartola dizer isto, ele provavelmente, não conhecia Rosa Luxemburgo. Seguindo a série de posts especiais sobre o Dia da Mulher, lembramos esta que é considerada uma das primeiras feministas e admirada por caras como Lênin e Trotsky.
Rosa falava bastante e com bastante eloquência a favor dos trabalhadores e mulheres em especial, fato que a levava a ser presa rotineiramente. Na maioria das vezes, nem acusação havia. Ela era simplesmente tirada de circulação como “prevenção” diante de tanto furor social. Luxemburgo acreditava que a mulher só alcançaria a completa libertação através de uma ampla e profunda revolução social e dedicou a sua vida a isso. Não entendia, por exemplo, por que durante o inverno era o homem que ia cortar lenha enquanto a mulher cozinhava a sopa ou saía para ordenhar a vaca. “Eles não sabem que entre índios brasileiros é a mulher que corta a lenha, e que na África é o homem que ordenha a vaca?”, perguntava. Era de fato uma mulher perigosa porque, como escreveu o jornalista americano Nicholas Kristof, o maior perigo para a opinião consagrada não são bombas sendo lançadas, mas mulheres lendo livros.
No dia 15 de janeiro de 1919, semanas depois de deixar mais uma vez a prisão, foi sequestrada, torturada e assassinada por radicais de extrema direita.
Ao saber de seu óbito, Trotsky escreveu: “Desde o primeiro dia da revolução, não, desde a primeira hora da revolução, Rosa Luxemburgo lançou uma campanha contra o machismo e contra o patriotismo em nome da independência do proletariado e da internacionalização da revolução”.
No ano que vem, comemoram-se 100 anos de sua morte.
A Altbier Rosa, da Cervejaria Tito Bier, é uma homenagem à revolucionária polonesa.
Altbier é um dos raros estilos alemães de Ale. A Rosa é uma versão mais leve deste clássico estilo. Tem coloração âmbar, além de notas de caramelo e biscoito contrabalanceadas pelo amargor de intensidade média, herbal e levemente picante dos lúpulos Magnum e Saaz.
Passando do copo para as unhas, o esmalte Amanhecer foi o escolhido desta semana por ser rosa, para harmonizar com a temática. O tom claro suave passa a ideia de calmaria e delicadeza. Ele é da Colorama e tem acabamento cremoso.
Achou legal? Então compartilhe! =D
Tags: Altbier, Esmalte Amanhecer, Esmalte Colorama, Rosa Luxemburgo, Tito Bier, unha da semana
Posts relacionados:
De cervejas gringas com trocadilhos à Bohemian Pilsener com Gin, passando por uma Red Ale da Cidade do Panamá, o Malte & Esmalte se propôs a selecionar e degustar alguns rótulos lacradores para você presentear o seu melhor companheiro de copo e tornar o Dia dos Pais uma verdadeira celebração etílica! Vem que estes babados […]
Já pensou em transportar o sol pra onde quiser? Após uns dias de frente fria, a Sun of Paradise, Hoppy Saison, da Sunny Brew, nos passa a ideia de poder ter dias ensolarados no simples ato de abrir uma lata. Compartilhar25TwittarPin
Courage porque hoje é segunda-feira! (pegou o trocadilho? Rs) Nail art bicolor + Courage, a Russian Imperial Stout fabricada apenas uma vez por ano pela cervejaria britânica Wells & Youngs CompartilharTwittarPin
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home3/maltee79/public_html/malteesmalte.com.br/wp-includes/functions.php on line 6078