13/07/2017
Dia Mundial do Rock: a história do gênero na moda, como vestir a influência rocker e O bar para comemorar a data
Hoje é o dia mundial do rock! O gênero deveria mesmo ter um dia só dele, né?
O rock explodiu na década de 1950 como um movimento de contracultura, trazido por jovens através da música e cultura de rua, com o objetivo de reagir ao ideal de vida perfeito e regrado do período Pós-Guerra. Desde então, sempre esteve ligado à imagem de quebra de padrões e transgressão e, apesar do tempo, nunca perdeu sua essência. Muito mais do que música, o rock é visual e atitude. Ele trouxe mudanças no comportamento e no estilo de se vestir, dando origem à moda rock, que traduz uma atitude forte e autoconfiante.
As camisetas de banda, as customizadas dos punks e os xadrezes dos grunges exprimiam insatisfação e questionamento contra o sistema, o conjunto de regras econômicas e morais aceitas pela maioria das pessoas. Elas começaram a ser utilizadas na década de 60 e nunca mais saíram de moda. A verdade é que o Rock’n’Roll é tendência eterna!
Looks com camisetas antiguinhas ou com ar vintage de banda de rock (mas rock mesmo, nada de pop rock) estão sempre super em alta! AC/DC, Slayer, Kiss e Metallica são as favoritas para esta turnê fashion.
Para looks mais despojados, combine a camiseta com calça jeans, shortinho ou acessórios de pegada rocker. O look fica com graça e feminilidade.
Para ficar ultracool, a melhor decisão é mesclar a camiseta retrô com peças refinadas, composição perfeita para garantir um efeito fashionista. No look da direita, o destaque vai para a calça pantalona com corte na barra. Dá até para ganhar Oscar. (risos).
Já a cerveja da AC/DC é uma homenagem a uma das bandas mais bem sucedidas do mundo. Seguindo a lei da pureza alemã de 1516, a bebida é fabricada de acordo com o manifesto do Rock’n’Roll de 1973. Uma German Pils com 5% de teor alcoólico. O sabor do malte predomina no paladar, tendo intensa presença de caramelo e cereais no sabor. Um corpo leve, sutil, bastante equilibrada, perfeita para ser consumida em grandes quantidades, como em shows de rock de longa duração. A plateia vai à loucura!
Outras peças que fazem parte de nosso dia a dia e demonstram a influência do gênero no nosso modo de vestir são as feitas de couro, especialmente jaquetas perfecto, camisa xadrez de flanela, estampas de caveira, peças com spikes, correntes, tachas e coturnos.
Como o estilo já tem muita personalidade, para quem curte o visual, o ideal é investir nos detalhes: uma estampa, uma textura ou um acessório. Tudo ao mesmo tempo pode ficar forçado, mas é importante que você se sinta bem. <3
Utilizar cores mais escuras, como o preto, cinza, vinho e verde militar mantém a fidelidade ao estilo. Uma boa opção para quem não quer adotar o visual por completo pode ser misturar as peças com um look básico.
Uma vez usei no Lagoa Bier Fest (festival de cerveja na Lagoa Rodrigo de Freitas) calça rasgada com meia arrastão, que aparecia apenas pelos buracos da calça. O visual ficou transgressor com a união destes elementos. Viu como é fácil montar um look bacana com pegada rocker sem precisar comprar roupa especificamente para isto?
Agora, quer saber como o gênero inspirou a moda década a década, de Elvis ao grunge?
Então senta que lá vem história:
Anos 1950
O principal ícone desta época foi Elvis Presley. O cantor foi um dos primeiros artistas da onda rockabilly, que misturava country com rhythm and blues. Gel no cabelo, jeans curto com as barras dobradas (que até então só os mineradores usavam), camiseta branca, camisa xadrez e jaqueta de couro perfecto eram suas marcas registradas.
Anos 1960
Nesta época, Bob Dylan fazia sucesso vestindo jaquetas de camurça, botas cowboy e ternos justos. O mais marcante do seu visual era o cabelo desgrenhado e os óculos Ray-Ban Wayfarer (lançado em 1952). Os Beatles aparecem com seu visual e cabelos muito particulares. O mundo conhece Rolling Stones e The Who. Meninos de cabelos arrumadinhos, ternos e gravatas coloridas. O visual era moderno na época e até hoje serve de referência para novas criações.
Rolling Stones
Beatles
Bob Dylan
Anos 1970
No início dos anos 1970, o rock já era estilo de vida e bandeira da geração hippie. Jimmy Hendrix, Jim Morrison e Janis Joplin ditavam a moda com lenços, estampas, acessórios em couro e calças boca de sino. Nessa década, destaque também para o glam rock que, mais que um gênero musical, se tornou um estilo que se popularizou a partir de David Bowie e seu alter ego Ziggy Stardust. Muito glitter, paetês, ombreiras e tecidos metalizados. A ideia era o visual andrógeno, misturando roupas masculinas com femininas, maquiagem e cabelos repicados.
Anos 1980
No final da década de 70 começava o movimento punk na Inglaterra, que se fixou e prevaleceu durante toda a década seguinte. Surgiu com looks pensados por Vivienne Westwood e uma atitude que defendia o anarquismo e a crítica social. As bandas Ramones, Iron Maiden, The Clash e Sex Pistols usavam jeans skinny rasgado, camisetas justas, tênis ou coturno e jaquetas de couro perfecto. Surgem bandas de hard rock e heavy metal americanas influenciadas pelo glam. Jon Bon Jovi inspirava com seu permanente, legging e jaqueta de couro. Os óculos escuros da época eram o modelo Aviador, Ray-Ban.
Axl Rose e Slash do Guns N` Roses também lançaram estilo com bandana e cartola.
Anos 1990
Nesta época, reina a estética grunge, lançada pelos roqueiros de Seattle, Pearl Jam e Nirvana. Kurt Cobain, líder do Nirvana, usa elementos característicos da estética, como sobreposição, jeans detonados, camisas xadrezes, moletons, gorros e desleixo proposital. O seu estilo “não estou nem aí para o que dizem” chegou e tomou conta das tendências atuais e conquistou o mundo além das passarelas. Atualmente, temos um revival da década de 90 na moda. É no inverno 2014 que o estilo se firma como uma das principais tendências junto ao esporte, com releituras sofisticadas de caveiras e camisetas de bandas de rock com ar desgastado e jeans rasgados.
Onde comemorar este belo dia?
A nossa escolha é o Saloon 79, na Rua Pinheiro Guimarães, em Botafogo. O nome e a fachada do bar remetem ao velho oeste, mas a casa é rock’n’roll na veia! Aberto em 2002, o Sallon 79 aposta em uma programação intensa de shows com bandas covers e autorais. Para acompanhar o som, um cardápio variado com petiscos, pizzas, sanduíches e crepes. Duas boas pedidas são as fritas ao Saloon, uma generosa porção de batatas fritas com queijo e bacon, e o touro sentado, um hambúrguer de 200 gramas de carne coberto com queijo cheddar e acompanhado de batatas fritas e salada. No segundo andar, os roqueiros podem se divertir com uma mesa de sinuca e dois fliperamas, um pinball e outro com corrida de carros.
Para comemorar o Dia do Rock, a casa fará o lançamento oficial da cerveja Red Stripe em suas dependências, com abertura às 19h30, e apresentação da Digital Dub e DJ Pachu.
A Red Stripe é uma Light Lager jamaicana, com 4,7% ABV, bem refrescante e levemente lupulada. É uma cerveja fácil de beber, apresentando um agradável sabor adocicado proveniente do malte.
A partir das 22h começa oficialmente a festa Rock Back Thursday, com suas atrações tradicionais. No quiz, algumas perguntas sobre o país de origem da Red Stripe, a Jamaica.
Confira algumas das atrações:
SHOW – ROCK BACK BAND – Jeff Grecco, Mauricio Garcia Mauk, Lucas Frainer e Ricardo Abrahin levam para o palco hits de THE CULT, BLUR, MEN AT WORK, THE CLASH, RAMONES, WHITE STRIPES, PRETENDERS e outros.
DJ ABRAHIN – Vai rolar long set do DJ Abrahin, com muito rock de todas as épocas e estilos na pista!
DESAFIO ROCK – O “beer quiz”, produzido e apresentado por Erich Monteiro, ataca com muitas perguntas sobre conhecimento geral do mundo pop/rock, valendo prêmios em CERVEJAS para os acertadores: a cada três acertos, uma cerveja – além de cervejas extras para quem acertar mais perguntas!
Serviço:
DATA: 13 de Julho de 2017
ENDEREÇO: Rua Pinheiro Guimarães, 79 – Botafogo
HORÁRIOS:
19h30 – Abertura da Casa e Lançamento da Red Stripe
20h – Digital Dub
21h – DJ Pachu
22h – DJ Abrahin
22h30 – Quiz valendo cervejas
23h30 – Início dos Shows
01h00 – DJ Abrahin
INGRESSO: R$ 15 – preço único
PAGAMENTO: cartões de débito e crédito
TELEFONE: (21) 97544-5151
Fontes: Revista Donna e Glamour Brasil
Achou legal? Então compartilhe! =D
Tags: Bar de rock, Bar de rock no Rio de Janeiro, Camiseta de rock, Cerveja de rock, Cerveja do AC/DC, Como usar camiseta de rock, Como usar look roqueiro, Dia do Rock, Dia Mundial do Rock, História do rock na moda, Look de rock, Tendência de rock, Visual de rock
Posts relacionados:
Que as meias diferentonas já rodaram todas as tribos, de colegial a roqueiros e skatistas, você já sabe. Mas sabe também que agora é a vez das fashionistas abusarem dos acessórios que é uma tendência confirmada para o outono / inverno? E as fashionistas cervejeiras? Pois bem, a Eisenbahn criou meias de vários estilos (duplo […]
Um dos nossos lemas aqui no Malte & Esmalte é “menos look do dia e mais look da vida”. Desculpe a foto sem um sorriso de verdade, mas foi a única que realmente pegou de jeito o look de hoje. Foi-se o tempo em que o animal print era sinônimo de sensualidade. A estampa ganhou […]
Carnaval é purpurina, sorriso no rosto, cerveja gelada e êxtase à flor da pele. Mas, no Malte & Esmalte ainda tem espaço para outras definições reais / oficiais. CompartilharTwittarPin
Moça!!
Que post lindo!! Acho que Rock e cerveja tem tudo a ver mesmo.. rs, senti falta de uma menção ao Led Zeppelin e ao gatíssimo Robert Plant, hoje meio baqueado e tal… :p, mas quem foi rei…
Enfins, parabéns!
Adoro seu blog e amei esse post!
Obrigada, Gio!