Um look, uma pitada de ironia, um coração aquecido e cerveja: bem-vindo, inverno
Tô tão apaixonada por este look que queria dormir, correr, malhar, viver com ele! Tá liberado, produção? CompartilharTwittarPin
Parceria entre as cervejarias 2cabeças e Dádiva, a Pink Lemonade chama a atenção de longe na prateleira pela lata supercolorida e ilustração retrô. A cerveja é uma Berliner Weisse bem mais ácida do que o comum e o corpo rosa aveludado difere do branco original do estilo alemão, o que vai perfeitamente ao encontro da proposta do rótulo: apresentar aos apreciadores de cerveja artesanal as muitas possibilidades e acertos de produções criativas e paralelas à Lei da Pureza da Cerveja.
A bebida foi comercializada pela primeira vez no Repense Cerveja, que aconteceu em setembro e outubro passados no Rio de Janeiro e em São Paulo. Experimentamos no evento do Rio e, assim como nos agradou, agradou também grande parte do público, o que levou a Cervejaria Dádiva a inclui-la em sua produção sazonal nas versões chope e lata.
A cerveja é feita com framboesa, amora e limão. É altamente refrescante e leve, com apenas 4,4% de álcool. A cerveja fica azeda por conta da utilização de lactobacilos na brassagem, acidificando o mosto.
Todas estas atribuições levaram à ilustração da lata, feita pela agência especializada em cervejas artesanais ICB Design. Fugindo do lugar-comum de apenas transparecer algo relacionado ao estilo e ao nome da cerveja, o rótulo da Pink Lemonade é pura arte, beleza e sofisticação. Os criadores preferiram focar no lado artístico e subjetivo apresentado pela ousada receita.
Em uma entrevista exclusiva para o Malte & Esmalte, Alexandre Nani, fundador da ICB Design, esclareceu que a intenção do desenho retrô é representar o quanto antigamente a acidez era travada nas pessoas. Não a acidez de sabor, mas a acidez de comportamento, a maneira de pensar diferente, de querer fazer as coisas de forma autêntica e espontânea.
A ideia é que a antiga moça ilustrada com o seu sorriso de canto exemplifique que ela se deu conta da polidez desnecessária e de quanta coisa colorida e divertida podia sair dela. Ela finalmente percebeu que não precisa ser polida o tempo todo, ela pode agir e pensar como quiser, pode falar o que quiser e que há muita cor nisto.
Este conceito gira em torno do estilo da cerveja, que é extremamente refrescante e agradável ao paladar e ao visual (já que é uma bebida rosa), mas está fora dos padrões de cerveja para as pessoas em geral. O público não espera uma fórmula tão ácida e rosa e quando ele a degusta, pensa: “Diferente, mas que delícia! Isto é cerveja e eu não conhecia!”. Da mesma maneira que a moça do desenho julga tão deliciosa e prazerosa a recente acidez descoberta na forma de levar a vida.
O texto que acompanha a imagem também foi criado pela ICB Design e praticamente narra o conceito de acidez de comportamento, de como levar a vida transmitido pelo desenho da lata:
“Não nos esqueçamos da acidez. Da falta de tom. Da não polidez sincera. Não nos esqueçamos da diversidade dentro da superestimada normalidade… De onde existem as amarras invisíveis daquilo que é o esperado. Não nos esqueçamos dos sabores das diferenças!”
Tô tão apaixonada por este look que queria dormir, correr, malhar, viver com ele! Tá liberado, produção? CompartilharTwittarPin
No Dia das Mães, o que mais queremos é celebrar as mulheres mais importantes das nossas vidas da maneira mais especial possível, não é mesmo? Portanto, elaborei com o meu grupo do curso de beer sommelier uma carta de cervejas cheia de homenagens e rótulos belíssimos para todas as mães, as que ainda serão e […]
Em 12 de junho, Dia dos Namorados, é inevitável falar de amor. E fazer uma matéria sem clichês e com muita malemolência foi o objetivo do Malte & Esmalte. Para um texto especial, reunimos casais reais e apaixonados que mostram como a cerveja é importante no relacionamento deles, do lazer ao trabalho. Com vocês, “Histórias […]
[…] Esmalte, Alexandre Nani, fundador da ICB Design, explicou o conceito por trás da cerveja. Clique aqui para conferir a […]