Unha da semana: Amarelindo como o verão com cerveja Irada
Que atire a primeira pedra quem não acha que Amarelindo! Compartilhar24TwittarPin
No último sábado (23) fizemos uma festa no apê. O apê é pequeno, mas é convidativo, e adoramos receber nossos amigos em casa, ficar à vontade, gastar bem menos do que se fôssemos para um bar, não ter estresse com mesa, cadeira, atendimento ruim (“garçom! garçom! garçoooooom!”), conta errada.
Lá em casa é assim:
“Tô com uma IPA aqui, quem vai?“ O cara já abriu a nossa geladeira e pegou o que quis.
“Eu tenho uma Witbier, alguém?” O cara também já abriu a nossa geladeira e pegou o que quis.
“Fulano! Essa aqui é aquela que você gosta, cadê o seu copo?” Outro cara que abriu a nossa geladeira e pegou uma cerva.
Todos dividem todas as cervejas, deu para perceber, né? E esta liberdade toda é porque são amigos.
É bem neste estilo informal que rolam as festas lá em casa. São bem divertidas, a nossa cara.
Como já dito, o apê é pequeno e na falta de espaço os copos ficaram no carrinho de feira, que – finalmente! – ganhou uma utilidade.
Para a festa, encomendamos algumas cervas no site Bro’s Beer, compramos algumas no Pão de Açúcar, uma na Junta Local, direto do produtor, fora uma que encontramos no Sabor do Queijo, delicatessen em Botafogo. Os amigos também levaram cervejas variadas.
Dentre os mais de 20 rótulos de cervejas artesanais degustados durante a agradável noite, destacamos esses:
Chaparrita – Uma cerveja estilo Chilli Witbier produzida pela Ogro Beer, de São José dos Pinhais (PR). Com 4,7% de graduação alcoólica, é elaborada de acordo com a tradição das cervejas belgas de trigo, mas com um toque latino que aquece a garganta. A pimenta é bem perceptível no paladar. Acentua a sua vontade de beber. Harmoniza muito bem com ceviches e comida mexicana.
Secreta Red Ipa – Medalha de Bronze em sua categoria no South Beer Cup 2016, esse rótulo da cervejaria Três Mosqueteiros, do distrito de Secretário, em Petrópolis, foi inspirada na receita da Irish Red IPA. A fim de criar um diferencial, foi adicionado à receita o amargor e o aroma das IPA e um pouco mais de teor alcoólico, como o estilo pede, e assim nasceu a Red IPA.
Bonita cor avermelhada, com espuma de boa formação e estabilidade. No aroma, reforçado por dois DryHopp, frutas cítricas, com ênfase no maracujá. Na boca, se apresenta balanceada com a presença do malte característico das Red Ales e com o amargor das IPAs.
De Bora Poderosa IPA – Uma colaborativa entre a De Bora Bier, de Imbituva (PR), e a Bodebrown, de Curitiba. Produzida na Bodebrown, sob a supervisão do seu criador, Edygil Pupo (engenheiro, fazendeiro e um dos cervejeiros de panela pioneiros no Paraná). De coloração cobre-alaranjado, aroma caramelo e herbal, é uma cerveja de estilo inglês com aroma marcante de lúpulos ingleses, encorpada, sabor destacado de malte e amargor. Graduação alcoólica de 6,7% e amargor de 20 IBU.
Além do sabor, um dos destaques da Poderosa é o formato da garrafa. Produzida pela Owens Illinois, fabricante de vidros americana, a garrafa apresenta um novo desenho do gargalo, o que permite ao cliente servir-se da bebida controlando o volume de espuma. A novidade chegou às gôndolas em maio como embalagem para as cervejarias paranaenses Bodebrown e Von Borstel. O modelo, conhecido como Artesanal 500, foi apresentado no ano passado na Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, em São Paulo.
Cazzera Coisa Linda – É uma cerveja do estilo Belgian Dark Strong Ale, criado pelos monges trapistas. Cremosa, de cor escura, é facilmente reconhecida pelo seu aroma expressivo e um leve toque defumado. A receita milenar recebe um toque bem brasileiro: capim limão e cascas de laranja. Teor alcoólico de 7,2% ABV e amargor de 25 IBU. Produzida pela Cervejaria Cazzera, de Itaipava.
Hoppy Bird – Trata-se de uma American Rye Pale Ale, da carioca RockBird Craft Brewery, com centeio, 5,1% de graduação alcoólica e 100% de felicidade lupulada. Leve e saborosa!
Hellbeirão Pils – Uma German Pilsener da Cervejaria Invicta, de Ribeirão Preto. Com 4,5% de graduação alcoólica e 35 IBU, passa pelo processo de dry hopping, o que lhe confere aroma e amargor de média intensidade. No início, chamava-se Invicta German Pilsener. Em 2015, com a reformulação da linha da cervejaria, ganhou outro design e o nome de Hellbeirão Pils.
Nas fotos abaixo, todas as cervejas juntinhas que provamos durante a noite. A quantidade é meramente ilustrativa. (risos)
E agora, todos nós, juntinhos
Que atire a primeira pedra quem não acha que Amarelindo! Compartilhar24TwittarPin
Nada mais cervejeiro do que ir pro bar e pedir logo uma régua! Compartilhar24TwittarPin
Look do último sábado, quando fiquei ocupadíssima bebendo bons vinhos! Que vida péssima! Hahaha 🍷😊 Como o meu signo é estilo e o meu ascendente é conforto, escolhi um vestido leve e estampado para curtir uma noite de verão da Cidade Maravilhosa. Esse vestido é aquele tipo de roupa que fica uma graça independente […]
Muito legal,Anna! Vou aproveitar seu blog pra aprender um pouco sobre cerveja pois não seu nem diferencia-las!
Bjs
Michel
Que bom que gostou, Michel! Podemos marcar um barzinho legal quando você estiver no Rio!
Volte sempre ao Malte & Esmalte!