12/12/2018

Moda e ativismo: Chanel não usará mais peles de animais e couros exóticos

Tudo o que envolve a supersofisticada Chanel é notícia no mundo todo e tem repercussões gigantescas.

Na última semana, a grife francesa anunciou que não vai mais usar peles de animais e couros exóticos (leia-se crocodilo, cobra, lagarto e arraia) em suas roupas e acessórios. A decisão da maior ícone da moda mundial acaba com os resquícios de dúvidas de que vestir peles de animais havia saído de moda.

Outras grifes, como Gucci, Versace e Burberry, também tomaram recentemente a decisão, mas nenhuma incluiu o croco na sua ação, por exemplo. Isso é inédito da Chanel. A disposição da maison foi baseada no fato de ser cada vez mais difícil encontrar couros e peles que estejam no padrão de qualidade e, ao mesmo tempo, de acordo com os padrões éticos da grife.

O presidente da label Bruno Pavlovsky afirmou que “Fizemos [o banimento] porque está no ar, mas não porque as pessoas impuseram isso pra nós. É uma escolha livre”.

Todos os efeitos de couro de jacaré e de píton, exibidos na última coleção em Nova York, são feitos com a técnica do Trompe-l’oeil, a partir de couro bovino estampado.

O anúncio oficial foi feito um pouco antes do desfile de Métiers d’Art,  que sempre homenageia os ateliês especializados da Chanel e, dessa vez, se referiu ao pré outono-inverno 2019/20. O espetáculo aconteceu no dia 4 de dezembro entre as ruínas do Templo de Dendur, datado de 15 a. C, no Metropolitan Museum of Art, de NYC.

 

Métiers D’Art Chanel 2018/2019 (Foto: Divulgação)

A cobrança por materiais sustentáveis é uma característica superpositiva da sociedade atual, e é claro que a moda precisa absorver esse tipo de demanda se quiser sobreviver.

Inspirada por essa decisão, me lembrei da Brigitte Bardot, que reina no panteão dos maiores ídolos do cinema e hoje vive reclusa dedicando sua vida à causa animal. Em seu livro “Lágrimas de Combate”, lançado este ano pela Globo Livros, a personalidade conta as suas batalhas e experiências como defensora dos bichos. Em uma das passagens mais marcantes, ela narra que uma vez se ajoelhou e andou de quatro entre lobas, tão perto delas que uma até levou consigo as pequenas flores que estavam no coque de La Bardot.

Em 1964, no auge de seu estrelato, quando foi apontada por Simone de Beauvoir como uma locomotiva da história das mulheres, B.B se encantou por Búzios, então um vilarejo de pescadores em cujas águas nadava nua. Graças a ela, a cidade ganhou fama internacional e hoje lhe rende homenagem dando seu nome à sua orla mais famosa, na figura de uma estátua que virou ponto turístico.

 

 

Uma homenagem mais recente veio da Cervejaria Búzios, que batizou a sua witbier de “Brigitte”. Cerveja de trigo, de cor bastante clara e espuma consistente, foi condimentada com semente de coentro e casca de laranja. Sua característica cítrica, levemente ácida, o corpo médio e o aroma suave fazem com que a receita combine com verão e praia. Sendo uma cerveja (loira) muito clara e temperada, a cervejaria afirma que não poderia ser batizada com outro nome.

A Brigitte ganhou a medalha de bronze no concurso internacional Australian International Beer Awards deste ano. Sempre ícone!


Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Posts relacionados:

Dia dos pais: cervejas diferentonas com gin à Witbier John Lennon para agradar a todo tipo de pai

De cervejas gringas com trocadilhos à Bohemian Pilsener com Gin, passando por uma Red Ale da Cidade do Panamá, o Malte & Esmalte se propôs a selecionar e degustar alguns rótulos lacradores para você presentear o seu melhor companheiro de copo e tornar o Dia dos Pais uma verdadeira celebração etílica! Vem que estes babados […]

Sol na lata: conheça a Sun of Paradise, cerveja que você irá querer ter por perto

Já pensou em transportar o sol pra onde quiser? Após uns dias de frente fria, a Sun of Paradise, Hoppy Saison, da Sunny Brew, nos passa a ideia de poder ter dias ensolarados no simples ato de abrir uma lata.   Compartilhar25TwittarPin

Garrafa de cerveja com rótulo vermelho Russian Imperial Stout copo com cerveja escura e mãos com unhas pintadas de vermelho e nail art vermelha e azul

Artsy Chic nas unhas e Courage, a Russian Imperial Stout fabricada apenas uma vez por ano

Courage porque hoje é segunda-feira! (pegou o trocadilho? Rs)   Nail art bicolor + Courage, a Russian Imperial Stout fabricada apenas uma vez por ano pela cervejaria britânica Wells & Youngs CompartilharTwittarPin


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home4/maltee79/public_html/malteesmalte.com.br/wp-includes/functions.php on line 6031

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.