07/06/2018

Virada Sustentável no Rio de Janeiro: os eventos de moda e onde beber bem por perto!

O Rio de Janeiro recebe de hoje até domingo (10/06), a 2ª edição da Virada Sustentável, evento concebido em São Paulo e que já ganhou capitais como Salvador e Porto Alegre. Com programação intensa, é um movimento entre pessoas, grupos e instituições que têm em comum o objetivo de melhorar a sociedade e o meio ambiente a partir de uma visão inspiradora da sustentabilidade. O Malte & Esmalte reuniu os eventos de moda e ainda adicionou os bares perto dos locais para você ter um after de qualidade. 

 

Dia 08/06

Oficina de Estética Afro, às 9h, no Largo da Carioca. Programa idealizado pelo SESC Rio. Mais informações aqui.

Oficina de Turbantes, das 9h às 17h, no Largo da Carioca. Também é idealizado pelo SESC Rio.

Perto do Largo da Carioca, a melhor opção para tomar uma boa cerveja artesanal é o Adega do Pimenta, que fica na Praça Tiradentes.

 

Oficina de Cosméticos Naturais, das 14h às 15h30, no Espaço T.E.R.R.A (Rua das Laranjeiras, 125). Na oficina de cosméticos, você terá acesso ao conhecimento básico necessário para produzir seus cosméticos de forma simples e eficaz com receitas que funcionam e que são extremamente saudáveis, veganas, naturais e ecológicas!

Os conhecimentos adquiridos podem ser comemorados no bar da Cervejaria São Bartolomeu, no Mercado São José das Artes (Rua das Laranjeiras, 91), antiga senzala e hoje reduto da boemia de Laranjeiras. A cervejaria é de Juiz de Fora (MG).

 

Foto: São Bartolomeu / Reprodução Facebook

 

Palestra Moda e Sustentabilidade, às 18h, no Templo Gávea (Rua Duque Estrada, 41). Giovanna Nader, do Projeto Gaveta, conduzirá um bate-papo sobre novas formas de consumir moda. Você também pode deixar suas peças para participar da troca de roupa do Projeto Gaveta que acontecerá no dia 10/06 no mesmo local.

 

Foto: Projeto Gaveta / Reprodução Facebook

 

Por ali, a melhor pedida é o Brewteco Leblon ( Rua Dias Ferreira, 420). A casa conta com 15 torneiras de chopp. O destaque atual é a D’alaje Tiramisú Ale, uma Tiramisu Ale com 4,5% ABV.

 

Roda de conversa Novas formas de consumo, às 18h30, na Casa Naara (Rua Teófilo Otoni, 134). Realizada pela Ainda Uso, canal de conteúdo sobre moda e consumo consciente, tem o intuito de mostrar que existe um outro caminho na contramão do consumo acelerado e que, através de um olhar mais apurado e cuidadoso, a moda (uma das indústrias que mais polui o meio ambiente atualmente) pode ser modificada.

Uma vez no Centro, conheça o Botequim do Itahy (Avenida Nilo Peçanha, 44). São 22 torneiras para o seu bel prazer.

 

Dia 09/06

Roda de conversa Educação e Moda Sustentável, às 14h, no CRAB (Praça Tiradentes, 69-71). Será comandada por Beatrice e Thaiana, duas historiadoras com pesquisas de moda em diferentes tempos e espaços históricos. Será colocado de que forma um consumo consciente, priorizando a sustentabilidade, tende a melhorar nossa vivência enquanto sociedade. O objetivo principal é a construção de reflexões coletivas a partir de múltiplas perspectivas individuais que tenham enfoque na ação do consumo da moda. E criar uma conscientização de consumo. Na Praça Tiradentes, o alemão Adega do Pimenta oferece uma extensa carta de cervejas artesanais nacionais e importadas.

 

Foto: Adega do Pimenta / Reprodução Facebook

 

Oficina Combina?, às 14h, na Casa Gaia (Rua Lópes da Cruz, 322).  A designer Thais Faria, da 2º Andar-Roupa Refeita, ensina a ver de outra maneira as peças de roupa que você já tem e a encontrar o seu próprio estilo e “roupas novas” dentro do seu armário através do uso das peças de maneira diferente e com combinações inusitadas.

Depois da oficina, beba o seu estilo preferido no Vizinhando (Rua Dias da Cruz 520, loja E), que serve espetinhos e cervejas especiais nacionais e importadas para acompanhar os espetinhos da casa.

 

Troca de roupas, às 15h, no Parque das Figueiras (Avenida Borges de Medeiros, 1426). O desapego poderá ser muito exercitado neste compartilhamento de roupas e acessórios promovido pela Mag. O Jardim é uma nova experiência de consumo orientado para a economia circular e, consequentemente, redução de lixo. Os participantes levam peças em bom estado que não usam mais e trocam por outras peças que combinam com seu estilo atual, fazendo a economia girar e desentulhando seus armários com peças sem utilidades para eles, mas que brilharão em outros corpos.

Após o compartilhamento, siga para o Lagoon (Avenida Borges de Medeiros, 1424), onde você encontrará nos pilotis um Food Hall com ótimas opções de  cervejas artesanais como Piratas Beer, Armazém Therezópolis, Antuérpia e Choperia do Rio.

 

Dia 10/06

Grande Encontro de Brechós, às 14h, no Templo Gávea (Rua Duque Estrada, 41). O evento é organizado pela MALHA, um movimento por uma moda inovadora, sustentável, independente e colaborativa.

 

Foto: Site Virada Sustentável

 

Pelas redondezas, conheça o bar alemão Herr Pfeffer (Rua Conde Bernadotte 26 loja D), com uma extensa carta na qual se destacam as Trapistas e Belgian Ales. Se joga!

Oficina de Beleza e Cultura Negra, às 15h30, no Parque das Figueiras (Avenida Borges de Medeiros, 1426). Vão rolar turbantes, maquiagem, fotografia e gravação de vídeo.

 

Foto: Site Virada Sustentável

 

Para beber perto, a dica aqui também é o Food Hall do Lagoon (veja dica do dia 09/06).

 


Tags: , , , , , , , , ,


Posts relacionados:

Anna Clara Sancho na Bauernfest Petrópolis

Um look, uma pitada de ironia, um coração aquecido e cerveja: bem-vindo, inverno

Tô tão apaixonada por este look que queria dormir, correr, malhar, viver com ele! Tá liberado, produção? CompartilharTwittarPin

Presente de Dia das Mães: uma carta de cervejas com harmonizações de pratos para você fazer para a mulher da sua vida!

No Dia das Mães, o que mais queremos é celebrar as mulheres mais importantes das nossas vidas da maneira mais especial possível, não é mesmo? Portanto, elaborei com o meu grupo do curso de beer sommelier uma  carta de cervejas  cheia de homenagens e rótulos belíssimos para todas as  mães, as que ainda serão e […]

Histórias de amor regadas a puro malte

Em 12 de junho, Dia dos Namorados, é inevitável falar de amor. E fazer uma matéria sem clichês e com muita malemolência foi o objetivo do Malte & Esmalte. Para um texto especial, reunimos casais reais e apaixonados que mostram como a cerveja é importante no relacionamento deles, do lazer ao trabalho. Com vocês, “Histórias […]


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home4/maltee79/public_html/malteesmalte.com.br/wp-includes/functions.php on line 6031

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.