01/06/2018

França e Brasil: harmonizando macarons com cervejas especiais

Crocante por fora, úmido e macio por dentro: o macaron é definitivamente uma delícia. E por que não harmonizar este adorado doce na França com uma paixão brasileira, que é a cerveja? Mostramos aqui como transformar esta combinação inusitada em combo de sucesso: 

 

Limão siliciano

 

 

Parceria de sucesso a La Trappe Witte Trappist com macaron de limão siciliano. A cerveja de estilo belga (e única cerveja branca trapista no mundo) leva malte de trigo e tem aroma floral e frutado (o cítrico é bem presente). Possui sabor suave, refrescante e ligeiramente amargo, 5,5% ABV e 14 IBUs.

 

Nutella e banana

 

 

A Banana Bread Beer é uma fruit beer da Cervejaria Wells (fundada em 1876, é uma das mais tradicionais cervejarias britânicas) que utiliza como base uma bitter com adição de extrato de banana. O resultado é este mesmo que o nome antecipa: pão de banana. Diferente do que pode aparentar, não é na-da enjoativa. No aroma sentimos de forma bem direta o pão (ou torta) de banana.

O dulçor da banana bem presente na cerveja combina perfeitamente com o macaron de Nutella. De harmonizar rezando!

 

Caramelo com flor de sal

 

 

A Colorado Appia foi a primeira cerveja do Brasil a utilizar mel em sua fórmula. Ela é uma cerveja de trigo com mel de flor de laranjeira. No nariz sentimos mel, banana, cereal. Tem sabor refrescante, suave e ligeiramente doce.

Caramelo e mel é uma mistura perfeita de sabores.  Em Portugal, por exemplo, o bolo de chocolate com caramelo e mel é bem apreciado. Por isso, apostamos na harmonização da Appia com macaron de caramelo com flor de sal.

 

Chocolate 

 

 

A Baden Baden Chocolate Beer possui corpo leve e aroma com notas adocicadas de cacau. Tem equilíbrio entre o sabor de chocolate e o amargor característico de maltes tostados e lúpulos especiais, deixando um final levemente seco e agradável.

Sobremesas de chocolate são acompanhamentos perfeitos. Aqui, investimos no macaron. Outro quitute francês que cairia super bem é o Petit Gateau. Porém, para se surpreender, combine com a sobremesa italiana Tiramisú.

 

Laranja

Saborosa e aromática, a Hoegaarden é uma Witbier com sementes de coentro e raspas de laranja, que conferem refrescância e suavidade. No sabor, apresenta leve dulçor e um sutil sabor cítrico. Já o seu aroma é bem pronunciado, perfumado e amargo. Possui 4,9% de teor alcoólico.

A harmonização com macaron de laranja deu um plus na citricidade da cerveja e equilibrou com o dulçor do macaron.

 


Tags: , , , , , , , , , , , , ,


Posts relacionados:

Unha da semana: Vou de Nude nessa onda de calor da primavera!

Os dias vêm esquentando, o verão está batendo na porta e a gente segue à risca aquele velho conselho do Pedro Bial: use filtro solar!☀  

Delírios noturnos: o esmalte roxo berinjela e a Belgian Dark Strong Ale para uma semana de êxtase

Uma multidão de sensações em uma gangue púrpura.

Onde comer e beber em Bonito-MS? Dicas preciosas pra sua viagem ser inesquecível!

Amantes de viagens, boa comida e bebida por aí, saquem o caderninho de anotações! Aqui estão alguns dos restaurantes e cervejas que amei em Bonito.   Bonito me deixou completamente embasbacada! Pode ver por você mesmo os motivos nessa foto! O clima deu um show de boa vontade durante toda a minha estadia na cidade! Estava um […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *