01/06/2018

França e Brasil: harmonizando macarons com cervejas especiais

Crocante por fora, úmido e macio por dentro: o macaron é definitivamente uma delícia. E por que não harmonizar este adorado doce na França com uma paixão brasileira, que é a cerveja? Mostramos aqui como transformar esta combinação inusitada em combo de sucesso: 

 

Limão siliciano

 

 

Parceria de sucesso a La Trappe Witte Trappist com macaron de limão siciliano. A cerveja de estilo belga (e única cerveja branca trapista no mundo) leva malte de trigo e tem aroma floral e frutado (o cítrico é bem presente). Possui sabor suave, refrescante e ligeiramente amargo, 5,5% ABV e 14 IBUs.

 

Nutella e banana

 

 

A Banana Bread Beer é uma fruit beer da Cervejaria Wells (fundada em 1876, é uma das mais tradicionais cervejarias britânicas) que utiliza como base uma bitter com adição de extrato de banana. O resultado é este mesmo que o nome antecipa: pão de banana. Diferente do que pode aparentar, não é na-da enjoativa. No aroma sentimos de forma bem direta o pão (ou torta) de banana.

O dulçor da banana bem presente na cerveja combina perfeitamente com o macaron de Nutella. De harmonizar rezando!

 

Caramelo com flor de sal

 

 

A Colorado Appia foi a primeira cerveja do Brasil a utilizar mel em sua fórmula. Ela é uma cerveja de trigo com mel de flor de laranjeira. No nariz sentimos mel, banana, cereal. Tem sabor refrescante, suave e ligeiramente doce.

Caramelo e mel é uma mistura perfeita de sabores.  Em Portugal, por exemplo, o bolo de chocolate com caramelo e mel é bem apreciado. Por isso, apostamos na harmonização da Appia com macaron de caramelo com flor de sal.

 

Chocolate 

 

 

A Baden Baden Chocolate Beer possui corpo leve e aroma com notas adocicadas de cacau. Tem equilíbrio entre o sabor de chocolate e o amargor característico de maltes tostados e lúpulos especiais, deixando um final levemente seco e agradável.

Sobremesas de chocolate são acompanhamentos perfeitos. Aqui, investimos no macaron. Outro quitute francês que cairia super bem é o Petit Gateau. Porém, para se surpreender, combine com a sobremesa italiana Tiramisú.

 

Laranja

Saborosa e aromática, a Hoegaarden é uma Witbier com sementes de coentro e raspas de laranja, que conferem refrescância e suavidade. No sabor, apresenta leve dulçor e um sutil sabor cítrico. Já o seu aroma é bem pronunciado, perfumado e amargo. Possui 4,9% de teor alcoólico.

A harmonização com macaron de laranja deu um plus na citricidade da cerveja e equilibrou com o dulçor do macaron.

 


Tags: , , , , , , , , , , , , ,


Posts relacionados:

Cerveja com gostinho de brownie? Sim! E harmoniza com ovo de Páscoa

Atenção, chocólatras: as cenas a seguir são impactantes! Eu e a Isabela Apolinário, fotógrafa de alimentos parceira do Malte & Esmalte, apresentamos uma harmonização para a Páscoa dominada por máxima intensidade de cacau, do ovo com casca de chocolate branco à cerveja inspirada em brownie. Criação da Bites Confeitaria, o ovo tem casca feita com […]

ovo de chocolate branco

Caça aos melhores sabores da Páscoa: a trend de harmonizar doces com cerveja com ótimos produtos do momento

Chegou a hora de dizer adeus (ou até breve?) à dieta. Isso porque explosões de aromas, notas, sabores, texturas e cores percorrem este editorial de um jeito que não vai dar para resistir. Qualquer semelhança com a vontade de causar água na boca não é mera coincidência. E a cada combinação proposta você vai sacar […]

ovo de páscoa com recheio de pão de mel da Miamor Ateliê e duas taças de cerveja red ale

Nesta Páscoa, use e lambuze de harmonizações de cerveja com chocolate

“Não vou pedir roupa de cama ou talheres de prata, nem que você suporte alguma amiga minha chata, mas eu exijo cafuné, massagem no pé e muitos chocolates só pra mim”. Versou e cantou Mallu Magalhães em “Muitos Chocolates”, atentíssima à obsessão pelo doce que não deixa de lambuzar um brasileiro sequer. Chocolate é uma paixão […]


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home4/maltee79/public_html/malteesmalte.com.br/wp-includes/functions.php on line 6031

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.