27/04/2018

Trabalhador e Cerveja: uma relação desde os Jardins da Babilônia

Feriadão, é você? Já é fim de expediente e estamos apertando o botão do escapismo em 3,2,1! Na próxima terça-feira é comemorado o Dia do Trabalhador, e as cervejas e os trabalhadores têm uma relação muito próxima desde a antiguidade! Não sabia?

Olha só: na Babilônia, em 3000 AC, foi escrito o código Hamurabi, estabelecendo como lei cota diária de cerveja para os trabalhadores.

 

Trabalhador normal – 2 litros por dia

Funcionários públicos – 3 litros por dia

Administradores e sacerdotes – 5 litros por dia

Os administradores e sacerdotes ganhavam mais do que os outros (já rolava uma injustiça social!).

 

Tudo bem que naquela época a cerveja era mais leve e menos alcoólica, mas ainda era vista por muitos como a melhor bebida para ser consumida, visto que não contaminava como a água suja de então.

 

Na Inglaterra, alguns estilos nasceram justamente para atender os trabalhadores. Um deles, o Porter, foi batizado assim pois era como chamavam os trabalhadores do porto de Londres. Uma cerveja escura, forte, torrada, inspirada numa mistura muito popular feita pelos funcionários da época nos pubs locais. (já falamos sobre a história deste estilo aqui).

 

Pulando mil fases aqui, já na Revolução Industrial, ainda na Inglaterra, os trabalhadores foram especialmente contemplados com o surgimento de cervejas mais leves, pois naquela época os impostos das bebidas foram tachados de acordo com o teor alcoólico. Eram as Mild Ales, claras e escuras, que podiam ser bebidas inclusive entre as sessões de trabalho (que naquela época variavam entre 12 e 18 horas). As Mild são de certa forma as precursoras das modernas Session Beers, cervejas de baixo teor alcoólico (no máximo 5%), leves e refrescantes, para serem bebidas em longos períodos. Podem ser Session IPA, Session Porter, Session qualquer estilo.

 

Prova de que a cerveja sempre foi uma bebida democrática e acessível. E por que estou contando isto tudo? Para desejar que você celebre esta data do jeito certo: com muita cerveja boa! Feliz feriadão e feliz Dia do Trabalhador!


Tags: , , , , , , ,


Posts relacionados:

Cerveja com gostinho de brownie? Sim! E harmoniza com ovo de Páscoa

Atenção, chocólatras: as cenas a seguir são impactantes! Eu e a Isabela Apolinário, fotógrafa de alimentos parceira do Malte & Esmalte, apresentamos uma harmonização para a Páscoa dominada por máxima intensidade de cacau, do ovo com casca de chocolate branco à cerveja inspirada em brownie. Criação da Bites Confeitaria, o ovo tem casca feita com […]

Baixela é o novo bar sensação de Copacabana

O Baixela, em Copacabana, tem só dois meses de vida, com aquele charme e frescor da novidade, mas com atendimento e cardápio acertados de bares experientes, que parece que conhece bem a clientela, sabe sobre as saídas de petiscos e pratos e não fica perdido no ‘agradar a todo custo’. Um point local bem democrático, […]

German Pils + lúpulo brasileiro: conheça a Braza Hops, da Black Princess

Em época de Copa do Mundo, aquela combinação de Brasil e Alemanha que não mete mais medo. A German Pils Braza Hops, da Cerveja Black Princess, é uma edição limitada produzida com lúpulo nacional cultivado na Serra Fluminense, mais precisamente em Teresópolis. Uma cerveja alemã que entrega notas do terroir do Brasil. Definitivamente não estamos […]


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home4/maltee79/public_html/malteesmalte.com.br/wp-includes/functions.php on line 6031

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.