23/11/2017

O bordado como obra de arte: a marca Por um Fio e o artista plástico Pedro Luis fazem criações delicadas e autobiográficas através da técnica manual

O bordado tem protagonizado o trabalho de vários artistas contemporâneos. A delicada linha tornou-se instrumento de expressão artística ao apoiar criações altamente autorais. Com o fio, é possível intervir em peças de roupas, acessórios, figuras e fotografias compondo obras de arte.

A tarefa manual demanda dedicação, paciência e prática. Na era digital, em que a tecnologia pauta o estilo e ritmo de vida da sociedade, a entrega a um trabalho que pede calma carrega lirismo e nos toca emocionalmente ao nos remeter a memórias afetivas dos tempos de nossos avós.

A figurinista Carol Medeiros lançou a marca Por Um Fio Bordados em 2016. Ela borda camisas atemporais e vende no seu site próprio, na plataforma + Alma (só com marcas eco-friendly) e no O Grito Bazar. Ela começou bordando um lencinho de bolso antigo e depois seguiu com as suas agulhas para roupas vintage garimpadas em brechós. Após a linha Sonhos, Carol lançou ontem no O Grito a sua segunda mini coleção. Batizada de Transmutação, a série tem peças vermelhas e brancas, com detalhes bordados na gola e no peito que são pura poesia.

 

Carol e eu

Coleção Transmutação

Coleção Transmutação (Foto: Mariana Bley)

Linha Sonhos (Foto: Mariana Bley)

Linha Sonhos (Foto: Mariana Bley)

 

O trabalho foi permeado pela ideia de transformação, unidade, duplicidade e reflexo e levanta o questionamento: “onde eu começo e onde você termina?”.

A arte delicada da Carol passa sensação de carinho e preciosidade, como se estivéssemos diante de algo raro devido ao cuidado e atenção com que foi produzido.

 

Histórias bordadas

Bordados também ditam o ofício de Pedro Luis. Designer e artista plástico natural do Rio, agora fazendo arte em São Paulo, Pedro trabalhou em agências de comunicação e se dedicou a colagens, desenhos e pinturas por um certo período, até que decidiu aprender a bordar para utilizar a técnica em seu projeto de final de curso. No entanto, a busca por um lado mais lúdico, fora do meio digital, manteve as tramas na vida do Pedro. Hoje, ele é um artista reconhecido por suas interferências bordadas em fotografias antigas. Ele constrói histórias e sentimentos a partir de retratos de desconhecidos, embora revelem anseios universais. Em setembro passado, o artista ilustrou uma matéria especial da Revista Glamour sobre a prevenção do suicídio, conferindo ao seu artifício mais um status nobre.

 

Foto: Divulgação

Pedro Luis em ação (Foto: Divulgação)

No currículo de artesão, Pedro tem trabalhos para o Twitter, McDonald´s e Rede Globo. Tem o Malte & Esmalte também, mas aqui como designer (ele criou a identidade visual do blog, temos muito orgulho :)).  Ele mostra os seus afazeres nas redes sociais.

Em imagens antigas compradas em feiras em São Paulo, Barcelona e provindas da família da sogra de sua irmã (ele ganhou desta uma mala recheada de fotos), Pedro acrescenta frases, elementos e figuras emotivas para contar narrativas pessoais através de seus valores sobre as cenas, mesmo que o contexto da figura não seja aquele.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

“A minha arte é autobiográfica, mas parece que tudo o que passo entra em um lugar comum de sentimento porque todo mundo já passou por uma situação parecida com aquela. Acabo colocando as minhas experiências e vivências, que não são muitas, mas que se associam a outras”, explicou Pedro em entrevista à Heloísa Tolipan.

O resultado são produções sentimentais e empáticas. É terno contemplá-las.

 

Fonte: Heloisa Tolipan


Tags: , , , , , , , , , ,


Posts relacionados:

Um passeio pelo Velho Oeste: a tendência western volta à moda e dita o dress code das cowgirls do asfalto. Veja também que cerveja artesanal laçar para completar o mood!

Trazemos as novas: a inspiração do momento para o seu look urbano vem diretamente dos filmes de bangue-bangue.

Harmonização: vermelho como a cor mais quente da temporada

A temperatura está aaaalta. É que, pelo menos em Londres, onde acabou de acontecer a Semana de Moda, as fashionistas elegeram o vermelho como a cor mais quente da temporada! E nós fizemos uma harmonização de pegar fogo com cerveja, livro de moda e esmalte.

Malte & Esmalte e Cervaweb apresentam as tendências do momento na moda e o que beber para harmonizar

Ainda com os dois pés na estação mais quente do ano, harmonizamos as tendências de looks com ótimas cervejas artesanais para te refrescar. São combinações que conversam entre si e que devem ser adaptadas ao estilo de cada um – é sempre bom lembrar que moda deve ser divertida e uma forma de se expressar. Apostamos em peças […]

Uma resposta para “O bordado como obra de arte: a marca Por um Fio e o artista plástico Pedro Luis fazem criações delicadas e autobiográficas através da técnica manual”

  1. […] A marca de camisas bordadas à mão Por Um Fio (já fizemos uma matéria sobre ela, clique aqui para ler) estará por lá com um saldão das últimas peças da coleção […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *