28/09/2017

Fritz e Frida na Oktoberfest Blumenau

Quem vai à Oktoberfest Blumenau, tradicional festa que celebra a cultura germânica, se vê cercado por Fritz e Fridas, as pessoas vestidas à caráter com os trajes típicos alemães. Isto porque a organização da festa, que vai de 04 a 22 de outubro, estimula bastante o uso das vestimentas na celebração. Quer aderir? Veja como:

Elas são provenientes da Baviera, um estado bem particular da Alemanha, tradicional e conservador. Lá se faz questão de usar o Tracht, o traje típico.

Aqui no Brasil, ele é chamado de “vestido de Frida” para as mulheres ou de “roupas de Fritz” para os homens. Na Alemanha, o traje feminino é chamado de Dirndl e a calça de couro dos homens é chamada de Lederhose. Eles foram desenvolvidos de acordo com os materiais disponíveis no local na época, necessidades, clima, relevo e outros. O traje é normalmente utilizado nos dias atuais por Tanzgruppen (Grupos de danças Folclóricas) e TrachtenVereine (entidades que preservam trajes, usos e costumes).

O Lederhose basicamente é composto por chapéu, camisa, calça de couro com bordados, suspensórios, coletes, meias e sapatos. Já as mulheres normalmente utilizam avental, blusa (com ou sem manga), corpete, vestido, meias, sapatos, lederhose, suspensório e acessórios como tiaras, chapéus e lenços.

 

Foto: Divulgação

Mas o Dirndl mesmo é apenas saia com avental, uma blusa que pode ser com ou sem manga e um corpete.

 

 

No Lederhose tradicional, há um bolso onde os homens podem colocar uma faca pequena. A faca é uma brincadeira histórica. Os homens costumavam levar o instrumento com eles para cortar a carne na hora da refeição. Nada como estar bem preparado, certo?

Uma curiosidade que poucas pessoas sabem sobre o Dirndl é que o lado do laço do avental indica o estado civil da mulher: se ele estiver no lado esquerdo, ela é solteira, mas se estiver no direito, ela é comprometida. Um nó atrás significa que ela é viúva, ou no caso de uma festa pode indicar que ela trabalha no local.

 

Na Oktoberfest Blumenau quem está vestido à caráter paga meia entrada. Mas existem regras a serem seguidas. Uma portaria publicada definiu as características de um traje de Fritz e Frida. O documento, elaborado pela Secretaria de Turismo e Parque Vila Germânica e pela Fundação Cultural, detalha todas as peças que configuram, ou não, um traje típico germânico.

 

Confira as especificações aqui.

 

Estilo Oktoberfest

Várias cervejarias na Alemanha, onde a festa é comemorada no mês de setembro, e aqui no Brasil produzem rótulos especialmente para o evento. O estilo, sazonal, foi batizado de Oktoberfest.

Antigamente, sem sistemas de refrigeração à disposição, os cervejeiros não produziam cervejas no verão, a fim de evitar a contaminação. Dessa forma, produziam seus últimos lotes durante a primavera europeia (em março) e as guardavam em caves sob as montanhas, repletas de gelo, onde a temperatura permanecia constante. Depois de ficarem bem guardadas, essas cervejas eram então consumidas por alemães sedentos em festivais de setembro a outubro.

Originalmente, uma cerveja Oktoberfest era bem próxima do estilo Märzen, uma cerveja mais escura, encorpada e lupulada. Porém, o estilo foi sendo modificado, ficando mais claro e mais leve, parecido com uma Helles – ou seja, mais comercial, mais fácil de vender, melhor para ser bebida em grande volume durante a festa. Há cervejarias que fazem a receita bem próxima ao estilo original, há as que produzem o estilo na versão moderna e há, ainda, as que fazem um estilo fora de qualquer padrão e também o chamam de Oktober só porque é a sazonal de outubro. Ou seja, não é fácil saber o que encontraremos ao degustar esse estilo.

Teoricamente, só poderia ser chamada de Oktoberfest uma cerveja feita em Munique por uma cervejaria participante da festa. Por esse motivo, muitas cervejarias, principalmente as alemãs de outras cidades, optam por chamar suas cervejas de Festbier, que também pode ser qualquer outra cerveja feita para uma festa, sem um estilo definido, em qualquer época do ano.

Atualmente, o estilo Oktoberfest é caracterizado pelo corpo mediano e pela coloração clara e dourada. A doçura do malte é moderada e equilibrada com um amargor límpido de lúpulo. Aromas e sabores de lúpulo devem ser baixos, mas perceptíveis. Notas frutadas não devem aparecer. O estilo é similar ou idêntico ao Dortmunder/European Export.

Uma ótima opção do estilo é a Eisenbahn Oktoberfest, concebida especialmente para comemorar o 25º aniversário da Oktoberfest Blumenau. Ainda hoje, é produzida somente de setembro a outubro. É uma cerveja de corpo médio, cristalina, com coloração dourado-escura e aromas marcantes de malte, pão e cereais, apresentando leve aroma de lúpulo. A graduação alcoólica é de 6,0% ABV. Harmoniza bem com queijos adocicados, como os macios brie e camembert, e também com os semimacios gruyère, emmenthal e gouda.

Prost!

 

Fonte: Revista Paladar – Estadão


Tags: , , , , , ,


Posts relacionados:

Fashionista cervejeira: veja maneiras de usar e ganhar as meias cheias de estilo da Eisenbahn. Vai bombar no outono/inverno!

Que as meias diferentonas já rodaram todas as tribos, de colegial a roqueiros e skatistas, você já sabe. Mas sabe também que agora é a vez das fashionistas abusarem dos acessórios que é uma tendência confirmada para o outono / inverno? E as fashionistas cervejeiras? Pois bem, a Eisenbahn criou meias de vários estilos (duplo […]

Jogo do bicho: animal print é a nova tendência do street style

Um dos nossos lemas aqui no Malte & Esmalte é “menos look do dia e mais look da vida”. Desculpe a foto sem um sorriso de verdade, mas foi a única que realmente pegou de jeito o look de hoje. Foi-se o tempo em que o animal print era sinônimo de sensualidade. A estampa ganhou […]

Editorial de Carnaval 2019: vista, viva e beba suas fantasias

Carnaval é purpurina, sorriso no rosto, cerveja gelada e êxtase à flor da pele. Mas, no Malte & Esmalte ainda tem espaço para outras definições reais / oficiais.  CompartilharTwittarPin


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home4/maltee79/public_html/malteesmalte.com.br/wp-includes/functions.php on line 6031

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.