19/09/2017

Mad Dwarf: bar em Joinville ignora regras e estilos para produzir as melhores experiências

Entre os dias 08 e 16 de setembro fizemos uma viagem para conhecer algumas cidades de Santa Catarina e aproveitar para trazer um pouco da riquíssima cena cervejeira do estado. Em nove dias, passamos por sete cidades, visitando cervejarias de diversos portes, pubs, bares e empórios.

Como nossa programação foi intensa e conseguimos muito material para compartilhar com vocês, resolvemos fazer uma série de posts para explicar mais detalhadamente cada visita, cada descoberta.

Vamos começar?

Iniciamos a viagem pela cidade de Joinville porque, além de ficar próxima à Blumenau e ter uma boa infraestrutura turística, é lá que fica localizado um Brew Pub que sempre quisemos conhecer: o Mad Dwarf.

O MD é uma espécie de filial do Taberna MF, que fica em Gramado, e tem como dono o cervejeiro Elenilton Baretta, mais conhecido por Pito. O Pito é um dos caras mais apaixonados por cerveja no Brasil e o bar dele em Gramado reflete em todos os detalhes o talento do cervejeiro. Conhecemos em 2015 e em julho passado degustamos novidades do Pito em um evento exclusivo na Melhores Cervejas do Mundo, em Copacabana. As cervejas do Pito são um verdadeiro mundo à parte, com muita potência, sabor e complexidade.

Não à toa, estávamos loucos para conhecer o Mad Dwarf e toda a magia proporcionada pelas experiências deliciosas que oferece através de suas cervejas, que muitas vezes ignoram os guias de estilos, como a Sour Moscatel (com mosto de moscatel) ou mesmo blends entre as próprias bebidas. Naquele estilão bem inglês, o pub, administrado pelo também cervejeiro Marcelo Monich, conta com 40 torneiras de chope, sendo a grande maioria de fabricação própria. Nos acomodamos no longo balcão para começarmos a degustar. A maioria dos chopes está disponível nas quantidades de 210 ml ou 300 ml. Os mais alcoólicos também podem vir na taça de 110 ml.

Começamos leve, com a MD Witbier Cardamomo (4,0% ABV), que leva semente de coentro, cascas de laranja e um toque de cardamomo, e com a MD Abbey Rouge (5,0% ABV), cerveja da escola belga indicada para iniciantes: leve, sedosa, notas lembrando banana flambada e frutas secas, como ameixa.

 

MD Abbey Rouge

 

Na segunda leva, pedimos a MD Prosa com Nelson (6,0% ABV), uma Brown APA com toque achocolatado, leve tostado e um amargor equilibrado. O lúpulo utilizado na receita é o neozelandês Nelson Sauvin. Degustamos também a MD Belgium Diamond (6,5% ABV), cerveja com caráter belga e um dry hopping de lúpulos mais frutados.

 

MD Belgium Diamond

 

Antes de pedimos as opções mais alcoólicas, demos uma olhada no cardápio da casa, que inclui pratos típicos alemães, hambúrguer de cordeiro, cremes, entre outros aperitivos. Decidimos experimentar os cubos de alcatra com queijo coalho e molho de redução de cerveja. Uma ótima pedida!

 

 

Voltando aos chopes, pedimos a MD Bière de Garde (6,7% ABV), cerveja de corpo leve com aromas e sabores clássicos das tradicionais Farmhouse belgas. Possui toques de hibisco e cereja, levedura saison e dry hopping com lúpulos ingleses.

Já a saideira tinha que ser especial, né? Foi a hora de degustarmos a MD Belgium Sour Merlot (7,1% ABV), uma Belgium Fruit Sour com 40% de seleção de uvas Merlot em sua composição. É feita com cepa de levedura belga, possui um sour moderado e prima pela valorização da Merlot. É bem cremosa, parece uma vitamina. Você tem que ir bebendo rápido porque a espuma continua subindo por um tempo. Taí uma cerveja que rende! Rsrs

 

MD Belgium Sour Merlot

 

Fomos muito bem atendidos no balcão pelo Jean e também batemos um papo com o Marcelo, um dos sócios do empreendimento. Antes de fecharmos a conta, o Marcelo nos levou para conhecer a câmara fria, onde ficam armazenados os barris de chope, e o Jean nos levou aos tanques onde são produzidas as receitas do pub. Aproveitamos para degustar uma deliciosa Belgian Blond Ale direto da fonte.

 

 

A casa também conta com uma área, logo na entrada, para a venda de souvenirs da marca Mad Dwarf, como taças, camisetas, abridores, garrafas, entre outros. Aproveitamos para comprar uma bela taça de cristal.

Se estiver passando por Joinville, o Mad Dwarf é parada obrigatória!

 

Serviço:

Mad Dwarf

Rua Ottokar Doerffell, 1112 – Sala 313, bairro de Atiradores – Joinville

Telefone: (47) 3432-1885

Horários: 3ª e 4ª das 17h às 23h – 5ª, 6ª e sábado das 17h à 0h

Site: www.maddwarf.com.br

Facebook: www.facebook.com/mdbpjvlle/

E-mail: contato@maddwarf.com.br


Tags: , , , , , ,


Posts relacionados:

Frescor na nail art e na taça: a unha + cerveja da semana pra sair do lugar comum

É emoção atrás de emoção esta tendência da nail art geométrica! Confesso que está difícil de desapegar! A unha da semana teve inspiração bem coloridona e o resultado foi tão feliz que tratei logo de levá-la para o bar! Rs 

Passa a régua! Degustação na BrewPoint, cervejaria de Petrópolis, de Lager a Dunkel

Nada mais cervejeiro do que ir pro bar e pedir logo uma régua! 

Cerveja, moda e ENTREVISTA no Boteco da Central! Temos um bom motivo pra você colar seu ouvido no radinho esse fim de semana!

Dei uma entrevista para o programa Boteco da Central, da Rádio Central AM 870 de Campinas, e ela vai ao ar este final de semana! \o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.