01/02/2017

Pink Lemonade: a ousada receita das cervejarias Dádiva e 2cabeças inspira a lata que é pura beleza e arte

Parceria entre as cervejarias 2cabeças e Dádiva, a Pink Lemonade chama a atenção de longe na prateleira pela lata supercolorida e ilustração retrô. A cerveja é uma Berliner Weisse bem mais ácida do que o comum e o corpo rosa aveludado difere do branco original do estilo alemão, o que vai perfeitamente ao encontro da proposta do rótulo: apresentar aos apreciadores de cerveja artesanal as muitas possibilidades e acertos de produções criativas e paralelas à Lei da Pureza da Cerveja.

A bebida foi comercializada pela primeira vez no Repense Cerveja, que aconteceu em setembro e outubro passados no Rio de Janeiro e em São Paulo. Experimentamos no evento do Rio e, assim como nos agradou, agradou também grande parte do público, o que levou a Cervejaria Dádiva a inclui-la em sua produção sazonal nas versões chope e lata.

 

É ou não é linda? (Foto: Maira Kimura)

 

A cerveja é feita com framboesa, amora e limão. É altamente refrescante e leve, com apenas 4,4% de álcool. A cerveja fica azeda por conta da utilização de lactobacilos na brassagem, acidificando o mosto.

 

pink

 

Todas estas atribuições levaram à ilustração da lata, feita pela agência especializada em cervejas artesanais ICB Design. Fugindo do lugar-comum de apenas transparecer algo relacionado ao estilo e ao nome da cerveja, o rótulo da Pink Lemonade é pura arte, beleza e sofisticação. Os criadores preferiram focar no lado artístico e subjetivo apresentado pela ousada receita.

Em uma entrevista exclusiva para o Malte & Esmalte, Alexandre Nani, fundador da ICB Design, esclareceu que a intenção do desenho retrô é representar o quanto antigamente a acidez era travada nas pessoas. Não a acidez de sabor, mas a acidez de comportamento, a maneira de pensar diferente, de querer fazer as coisas de forma autêntica e espontânea.

A ideia é que a antiga moça ilustrada com o seu sorriso de canto exemplifique que ela se deu conta da polidez desnecessária e de quanta coisa colorida e divertida podia sair dela. Ela finalmente percebeu que não precisa ser polida o tempo todo, ela pode agir e pensar como quiser, pode falar o que quiser e que há muita cor nisto.

Este conceito gira em torno do estilo da cerveja, que é extremamente refrescante e agradável ao paladar e ao visual (já que é uma bebida rosa), mas está fora dos padrões de cerveja para as pessoas em geral. O público não espera uma fórmula tão ácida e rosa e quando ele a degusta, pensa: “Diferente, mas que delícia! Isto é cerveja e eu não conhecia!”. Da mesma maneira que a moça do desenho julga tão deliciosa e prazerosa a recente acidez descoberta na forma de levar a vida.

O texto que acompanha a imagem também foi criado pela ICB Design e praticamente narra o conceito de acidez de comportamento, de como levar a vida transmitido pelo desenho da lata:

“Não nos esqueçamos da acidez. Da falta de tom. Da não polidez sincera. Não nos esqueçamos da diversidade dentro da superestimada normalidade… De onde existem as amarras invisíveis daquilo que é o esperado. Não nos esqueçamos dos sabores das diferenças!”


Tags: , , , , , , ,


Posts relacionados:

Anna Clara Sancho na Bauernfest Petrópolis

Um look, uma pitada de ironia, um coração aquecido e cerveja: bem-vindo, inverno

Tô tão apaixonada por este look que queria dormir, correr, malhar, viver com ele! Tá liberado, produção? CompartilharTwittarPin

Presente de Dia das Mães: uma carta de cervejas com harmonizações de pratos para você fazer para a mulher da sua vida!

No Dia das Mães, o que mais queremos é celebrar as mulheres mais importantes das nossas vidas da maneira mais especial possível, não é mesmo? Portanto, elaborei com o meu grupo do curso de beer sommelier uma  carta de cervejas  cheia de homenagens e rótulos belíssimos para todas as  mães, as que ainda serão e […]

Histórias de amor regadas a puro malte

Em 12 de junho, Dia dos Namorados, é inevitável falar de amor. E fazer uma matéria sem clichês e com muita malemolência foi o objetivo do Malte & Esmalte. Para um texto especial, reunimos casais reais e apaixonados que mostram como a cerveja é importante no relacionamento deles, do lazer ao trabalho. Com vocês, “Histórias […]


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home4/maltee79/public_html/malteesmalte.com.br/wp-includes/functions.php on line 6031

Uma resposta para “Pink Lemonade: a ousada receita das cervejarias Dádiva e 2cabeças inspira a lata que é pura beleza e arte”

  1. […] Esmalte, Alexandre Nani, fundador da ICB Design, explicou o conceito por trás da cerveja. Clique aqui para conferir a […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.