27/09/2016

Repense Cerveja 2016

No último sábado (24), o Malte & Esmalte marcou presença no primeiro dia da edição 2016 do Repense Cerveja. Organizado pela Cervejaria 2cabeças, o festival, realizado na Casa da Glória, promoveu o lançamento de 10 novos rótulos, todos colaborativos entre a 2cabeças e cervejarias parcerias do Rio de janeiro, Minas, São Paulo e Rio Grande do Sul.

img_5658

O evento foi muito bem organizado. Eram quatro barracas com até quatro torneiras de chopps diferentes cada. Não houve problemas para degustar as novidades. Tinham opções de comidas e doces, além de uma banda animando a rapaziada. O único “senão” fica por conta do número reduzido de banheiros, um problema para quem está bebendo, principalmente para as mulheres que levam mais tempo nesse processo.

Mas vamos direto ao que interessa. Confira abaixo as nossas impressões sobre os oito lançamentos que degustamos. Fizemos um planejamento para experimentar os 10 novos rótulos, mas quando chegamos à nona e décima cervejas elas já tinham acabado.

 

Passion Sour – 2cabeças + Barco

Trata-se de uma Sour Ale com maracujá e muito lúpulo Citra. Cerveja com boa acidez, bem leve e refrescante. Bastante aromática, com o maracujá bem presente no aroma. 5,4% ABV e 37 IBUs.

img_5635

 

La Noche de La Mamba Niegra – 2cabeças + Juan Caloto

Trata-se de uma Sour Dry Stout com framboesa. A fruta está bem presente no aroma e no sabor. Boa acidez, corpo leve, refrescante e notas de malte torrado. 4,5% ABV e 32 IBUs.

img_5638

 

Pink Lemonade – 2cabeças + Dádiva

Trata-se de uma Berliner Weisse. A receita leva framboesas e amoras, suco de limão, hortelã e casca de limão siciliano. Tem uma coloração maravilhosa. Na boca, sentimos mais limão, um pouco de hortelã e menos amora e framboesa. Boa acidez. Também leve e refrescante. 4,4% ABV e 5 IBUs.

foto-maira-kimura-_2

Foto: Maíra Kimura

Bloody Mary Ale – 2cabeças + RockBird

Trata-se de uma Smoked Red Ale com tomate, limão e pimenta. O tomate está bem presente na cor, no aroma e no sabor da cerveja. Leve defumado e leve picante. 5,2% ABV e 17 IBUs.

img_5648

Esbórnia – 2cabeças + Fraga

Trata-se de uma English Special Bitter (ESB) com single hop de Fuggles. Amargor suave e bem equilibrado. 5,5% ABV e 40 IBUs.

 

Humala Bock – 2cabeças + Penedon

Trata-se de uma Hellesbock com dry hopping de Mandariana Bavária, lúpulo cítrico alemão. A única lager do Repense 2016. Amargor equilibrado com o dulçor do malte. 6,9% ABV e 45 IBUs.

 

Detox your Mind – 2cabeças + Three Monkeys

Trata-se de uma New England IPA não  filtrada, onde o lúpulo Americano Azacca é o astro, trazendo uma maravilhoso aroma de frutas tropicais. Cerveja muito boa, com um bom corpo e amargor equilibrado. 6,5% ABV e 60 IBUs.

 

#TBT – 2cabeças + 3Cariocas

Trata-se  de uma Imperial Stout com muita aveia e malte tostado. Amargor equilibrado com o dulçor do malte, o que minimiza o alto teor alcóolico. 9,0% ABV e 60 IBUs.

img_5661

 

As cervejas que não conseguimos provar foram a Cabeçudo Wild Ale, uma Brett IPA com coquinho azedo (remete a frutas amarelas brasileiras, como abacaxi, pequi, nêspera e manga) feita em parceria com a Experimento Beer e a Cervejaria Verace, e a Cateretê, uma Imperial IPA com muito Citra, Amarillo e Centennial, além de um insumo inusitado: pó de arroz negro. Colaborativa com a Cervejaria Nacional. 9% ABV e 100 IBU.

Para nós do Malte & Esmalte o balanço final do evento foi altamente positivo. Parabéns à 2cabeças e às cervejarias parceiras pela criatividade e pela ousadia.

Amanhã (28/09), os dez chopps novos estarão plugados no Hop Lab, no Ressaca Repense Cerveja (evento aqui). É uma ótima oportunidade para quem perdeu a festa na Casa da Glória ou não experimentou todos os chopps no festival, o nosso caso. rs

Que venha o Repense Cerveja 2017!


Tags: , , ,


Posts relacionados:

Cerveja ali e acolá: a beer list sem mesmice do Malte & Esmalte no Mondial de La Bière Rio 2019

Um evento cervejeiro que fez o match entre 130 cervejarias e 48 mil visitantes durante cinco dias de festa, nos armazéns do Píer Mauá. Mais de mil rótulos (sim, mais de mil!) estiveram à disposição do público entre os dias 4 e 8 de setembro. Acontecimento lindo de viver e beber, obra da 7ª edição […]

St. Patrick’s com esmalte verde, Guinness e bons drinks

Palavras não expressam o quanto amamos St. Patrick´s Day! Tanto é que estendemos um pouquinho a comemoração e a harmonização unha + cerveja da semana é em homenagem a São Patrício, padroeiro da Irlanda, mas também celebrado (e como!) aqui no Brasil! Nós brasileiros sempre gabaritamos no quesito festa, isso é nítido! Compartilhar24TwittarPin

Mondial de la Bière Rio 2018: muito borogodó líquido e lupulado

A 6ª edição do Mondial de La Bière Rio levou até o Píer Mauá, na zona portuária, cervejas tão curiosas quanto deliciosas. Cervejeira antenada e aberta que sou, queria muito participar de toda a experiência degustativa, olfativa e visual proporcionada pelas empresas expositoras. O humor muda como consequência, já que estou rodeada por muito borogodó […]


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home4/maltee79/public_html/malteesmalte.com.br/wp-includes/functions.php on line 6031

Uma resposta para “Repense Cerveja 2016”

  1. […] para o evento Repense Cerveja, realizado no mês passado na Casa da Glória, no Rio de Janeiro (aqui tem o nosso post sobre o evento). Trata-se de uma Imperial Stout com muita aveia e malte tostado. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.