26/08/2016

Gilmore Girls: harmonize as panquecas, pizza e comida chinesa do seriado com as cervejas certas

Tendo empatia por todos os fãs neste momento especial em que Gilmore Girls foi disponibilizada pela Netflix e terá um revival (uma oitava temporada), prometido para outubro, te damos dicas para harmonizar as comidas que as meninas mais amam e comem com mais frequência com cervejas especiais. Uma boa é harmonizar também com uma maratona das temporadas passadas.

gilmore-girls

Viva mais. Ria mais. Coma mais. Fale mais. Quem não se lembra destes mandamentos de Gilmore Girls?

 

A série está na lembrança de quase todos os adolescentes dos anos 2000. Durante sete temporadas, Lorelai e Rory Gilmore fizeram parte da vida de milhares de pessoas com suas personalidades fortes e gostos bem pessoais de livros, filmes, música e comida (muita!).

Quem assiste sabe que no seriado a comida tem papel mais que especial.

“O que nós somos se não campeãs mundiais em comilança?”, brincou uma vez Lorelai.

Os episódios são sempre pontuados por diversos pratos e o gosto das meninas Gilmore por comida em abundância até virou um estilo de vida. Se você jogar o assunto em sites de buscas, encontrará várias referências de “eat like a Gilmore” (risos).

 

images2farticle2f20152f102f192fgilmoregirlspizza

 

 

Leia as dicas abaixo e sinta-se em Stars Hollow:

 

Pizza

pizza 2

pizza Gilmore Girls

Pizza gigante do aniversário de Lorelai

 

Assim como no vinho, a harmonização com cerveja deve seguir algumas sugestões básicas para conseguirmos um resultado ainda mais prazeroso para harmonizá-la com pizzas de diferentes sabores. Como princípio geral, as combinações devem sempre ser servidas das mais delicadas às mais robustas.

Elas podem ocorrer por:

Semelhança – pratos e cervejas com elementos comuns de doçura, acidez, tostados, frutados, herbais, ou de cores, entre outros;

Contraste – pratos e cervejas com elementos contrastantes como, por exemplo, doçura e amargor, acidez e doçura, refrescância e picância, claro e escuro, leveza e robustez;

Equilíbrio – pratos delicados com cervejas delicadas; pratos robustos com cervejas robustas.

 

Confira abaixo algumas sugestões para combinarmos os sabores da pizza com alguns estilos de cerveja:

 

Mozzarella, Marguerita e Napolitana harmonizados com cerveja

As pizzas com queijos menos gordurosos pedem uma cerveja mais leve também, como American Lagers, Pilsens tchecas e alemãs, Witbiers e Wiezenbiers.

 

Calabresa, Pepperoni e Lombo harmonizados com cerveja

A harmonização com pizzas que tenham embutidos irá variar de acordo com o sabor. Por exemplo, pizza de calabresa pede uma cerveja do estilo American Pale Ale, já a de pepperoni combina bem com uma American India Pale Ale, se você gostar de comida picante, já que o amargor da cerveja irá potencializar a picância do pepperoni. Pizzas com embutidos defumados harmonizam perfeitamente com cervejas que levem malte defumado em sua composição como as Rauchbiers.

 

Queijos Fortes harmonizados com cerveja

As pizzas com queijos mais gordurosos necessitam de cervejas com um potencial alcoólico um pouco maior, pois o álcool “limpa” a sensação de gordura da boca. Cervejas como Imperial IPAs, Doppelbocks, Strong Dark Ales, Russian Imperial Stouts e Barley Wines combinam perfeitamente.

 

Pizzas Doces harmonizadas com cerveja

Com as pizzas doces, a variação pode ser grande também. Pizzas que contenham chocolate ou frutas vão combinar com Fruit Beers, Stouts, Porters, Strong Dark Ales e Russian Imperial Stouts.

 

Comida Chinesa harmonizada com cerveja

 

img1037286gilmoregirlsseasons

Cena do revival

paris e rory

 

 

A culinária chinesa é difundida pelo mundo inteiro, tem como característica forte o contraste de cores, aromas e sabores de cada prato. É comum a mistura de pratos doces com salgados, sabores agridoces e picantes, quentes e frios, entre outras combinações. A culinária da parte norte da China se caracteriza, principalmente, pela importância das massas e frituras: talharim, pastéis, bolinhos de carne etc. E a região sul possui um cardápio muito variado. Além disso, não é novidade a presença exótica, para os padrões ocidentais, de iguarias como barbatanas de tubarão, carne de cachorro, cobras, escorpiões e gafanhotos.

Para essa harmonização, sugerimos a Dortmund Linderhof Hefeweiss. Trata-se de uma cerveja do estilo German Weizenbier, produzida pela paulista Dortmund segundo a tradição alemã. Apresenta coloração amarelo escuro e líquido turvo típico das cervejas de trigo. Aroma e paladar frutados, com predominância de banana e cravo. Uma cerveja refrescante, saborosa e que combina perfeitamente com vários pratos típicos chineses.

 

 

cerveja de trigo Dortmund Linderhof Hefeweiss

 

 

Panqueca de abóbora com manteiga caseira e canela harmonizada com cerveja

Utilizando o princípio de semelhança, sugerimos para essa harmonização a Jerimoon Pumpkin Ale, produzida pela cervejaria Bier Hoff, de Curitiba. Do estilo Pumpkin Beer, a cerveja é elaborada a partir da combinação de cinco diferentes tipos de maltes importados, uma generosa quantidade de abóbora caramelizada, além de especiarias como canela, gengibre, cravo, noz-moscada e pimenta da Jamaica.

 

cerveja com abóbora Jerimoon Pumpkin Ale da marca Bier Hoff

 

A Bier Hoff trouxe para o Brasil esse estilo já consagrado nos EUA. Ele foi criado pelos primeiros colonos americanos que, na busca por ingredientes locais para suas cervejas, se voltaram para as abóboras que eram abundantes, saborosas e nutritivas.

Para receita de panqueca de Gilmore Girls, dê o play aqui!

 

E lembre-se sempre:

 

giphy

 

Gostou?

Deixe o seu comentário!

 

Fontes: Larousse da Cerveja (páginas 248/249), The Beer Planet, Bier Hoff e GetNinjas.

 


Tags: , , , , , , , , , ,


Posts relacionados:

Cerveja com gostinho de brownie? Sim! E harmoniza com ovo de Páscoa

Atenção, chocólatras: as cenas a seguir são impactantes! Eu e a Isabela Apolinário, fotógrafa de alimentos parceira do Malte & Esmalte, apresentamos uma harmonização para a Páscoa dominada por máxima intensidade de cacau, do ovo com casca de chocolate branco à cerveja inspirada em brownie. Criação da Bites Confeitaria, o ovo tem casca feita com […]

Baixela é o novo bar sensação de Copacabana

O Baixela, em Copacabana, tem só dois meses de vida, com aquele charme e frescor da novidade, mas com atendimento e cardápio acertados de bares experientes, que parece que conhece bem a clientela, sabe sobre as saídas de petiscos e pratos e não fica perdido no ‘agradar a todo custo’. Um point local bem democrático, […]

German Pils + lúpulo brasileiro: conheça a Braza Hops, da Black Princess

Em época de Copa do Mundo, aquela combinação de Brasil e Alemanha que não mete mais medo. A German Pils Braza Hops, da Cerveja Black Princess, é uma edição limitada produzida com lúpulo nacional cultivado na Serra Fluminense, mais precisamente em Teresópolis. Uma cerveja alemã que entrega notas do terroir do Brasil. Definitivamente não estamos […]


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home4/maltee79/public_html/malteesmalte.com.br/wp-includes/functions.php on line 6031

Uma resposta para “Gilmore Girls: harmonize as panquecas, pizza e comida chinesa do seriado com as cervejas certas”

  1. Lívia Sancho disse:

    Ficou ótimo! Ansiosa para a próxima temporada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.