17/08/2016

Uma homenagem à Elke Maravilha com cervejas russas

Multifacetada, diva, polêmica, irreverente, transgressora e extremamente talentosa – assim foi Elke Maravilha, que morreu no Rio de Janeiro, na madrugada da última terça-feira, 16 de agosto. Aos 71 anos, a artista (que já foi modelo, apresentadora, atriz e até jurada) deixa seu legado como um dos maiores ícones da cultura brasileira e cheia de histórias para lá de inusitadas.

A imagem brasileiríssima de Elke esconde um fato que poucos imaginam: ela nasceu da união entre um russo e uma alemã, na antiga Leningrado, hoje São Petersburgo. Por trás de seu nome artístico, ela carregou o sobrenome Georgievna Grunnupp.

Em homenagem à estrela e remetendo às suas origens, o Malte & Esmalte resolveu falar um pouco sobre as cervejas do estilo Russian Imperial Stout.

Para os que não estão familiarizados com o estilo, ele é caracterizado pelo alto teor alcoólico, amargor equilibrado com o dulçor do malte, temperatura de consumo mais alta, aromas e sabores que lembram chocolate e café. É também conhecida como a “Rainha das Stouts”.

Embora o nome engane, a primeira Russian Imperial Stout foi produzida na Inglaterra. Foi em uma viagem à ilha Britânica que Catarina, a Grande, apaixonou-se pelo sabor da Stout e encomendou para levar à Rússia.

No trajeto, a cerveja estragou e, para que a bebida aguentasse a viagem, a cervejaria Barclay, de Londres, fez uma Stout mais amarga, mais alcoólica e mais encorpada. Com 10,5% de teor alcoólico, a cerveja conseguiu suportar a travessia. Desta forma foi criado o estilo Russian Imperial Stout.

Não é um estilo de cerveja para se degustar em grandes quantidades. O consumo deve ser feito de forma lenta e em temperatura mais alta para apreciar melhor todos os aromas e sabores.

Ficou interessado? Então confira abaixo duas dicas do Malte & Esmalte:

 

Wäls Petroleum

Produzida com diversos tipos de grãos escuros. Corpo aveludado, licoroso e denso. Aromas complexos de chocolate belga, café, toffee e caramelo. Amargor equilibrado. Espuma de baixa formação e longa durabilidade. Maturada com cacau extrabruto/torrado Belga. Essa cerveja da mineira Wäls possui um teor alcoólico de 12% e amargor de 70 IBU.

Petroleum

 

DUM Petroleum

Cerveja negra como o petróleo, com adição de cacau e aveia. Seus 12% de teor alcoólico estão bem inseridos com notas aromáticas marcantes de café e chocolate meio amargo, proveniente dos maltes tostados e adição de cacau belga.

Dum

O sabor segue o aroma, e apresenta um amargor muito pronunciado para equilibrar as características do malte e do álcool. O corpo é muito denso e cremoso, o retro gosto prolongado e aquecedor é bastante marcante.

 

Fontes: Guia da Semana e Manual do Homem Moderno


Tags: , , , ,


Posts relacionados:

Unha da semana: Amarelindo como o verão com cerveja Irada

Que atire a primeira pedra quem não acha que Amarelindo! Compartilhar24TwittarPin

Passa a régua! Degustação na BrewPoint, cervejaria de Petrópolis, de American Lager a Dunkel

Nada mais cervejeiro do que ir pro bar e pedir logo uma régua!  Compartilhar24TwittarPin

Vinho, papete e bolsa de palha: as boas do verão

Look do último sábado, quando fiquei ocupadíssima bebendo bons vinhos! Que vida péssima! Hahaha 🍷😊   Como o meu signo é estilo e o meu ascendente é conforto, escolhi um vestido leve e estampado para curtir uma noite de verão da Cidade Maravilhosa. Esse vestido é aquele tipo de roupa que fica uma graça independente […]


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home4/maltee79/public_html/malteesmalte.com.br/wp-includes/functions.php on line 6031

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.