15/06/2016

Deguste Friburgo e suas cervejas

Neste sábado, dia 18 de junho, as cervejas artesanais irão esquentar o clima na Praça do Suspiro, em Nova Friburgo. Das 11h às 22h, será realizada a primeira edição da Deguste Feira de Cervejas Artesanais na cidade serrana. O evento promete ser mensal e contará também com food trucks e muita música.

As cervejarias de Nova Friburgo e adjacências estarão em peso no evento. Entre as confirmadas estão a Buzzi, a Barão Bier, a W-Kattz, a Ranz, a Dual e a Veg Bier.

Os organizadores também fecharam uma parceria com a Capim SeloVerde para diminuição da geração de lixo no evento. Os copos descartáveis serão substituídos por copos reutilizáveis da Capim. É muito fácil participar da ação: a pessoa deixa R$ 6,00 pelo copo, consome as cervejas durante o evento sem gerar lixo e no final escolhe entre incentivar a ação e levar o copo para casa ou devolver o copo e recuperar o dinheiro.

 

CopoCapim

 

Entre os principais conceitos da feira estão: fomentar o turismo da cidade, fortalecer o setor de cervejarias artesanais, promover e divulgar as marcas, aumentar a renda da cidade, ampliar o mercado consumidor e abrir oportunidades de negócios.

 

Vocação cervejeira

Nova Friburgo já vem se destacando há algum tempo na produção de cervejas artesanais. Vários empreendedores estão se dedicando a essa arte, valorizando a herança suíço-alemã deixada pelos colonizadores do município.

 

Confira abaixo alguns lugares e cervejarias que você não pode deixar de conhecer durante uma visita a Friburgo:

Bräun Bräun

O Bräun Bräun é um dos mais tradicionais restaurantes da cidade e pioneiro na oferta de cervejas especiais importadas. A casa possui sua própria marca, a Bräun & Bräun Bier (tipo Pilsen), idealizada por seu proprietário, Jorge Braüniger, e produzida desde 2009. A cerveja é leve, porém, diferente das suas irmãs comerciais, tem personalidade, aroma e sabor acentuados. Fica na Estrada Rio-Friburgo, Km 73 – MuryShopping – Mury. Tel: (22) 2542-1338.

 

BraunBraun

Clique aqui para acessar o site do restaurante.

 

Barão Bier

Esta microcervejaria, criada pelo casal Edna Moraes e Cosme Leandro, surgiu há mais de 10 anos com o objetivo de produzir e difundir o consumo de cervejas artesanais na região. Com um nome que faz homenagem ao Barão de Nova Friburgo, a Barão Bier se autoproclama legitimamente friburguense e produz quatro variedades: Blonde Ale, Pale Ale, Red Ale e Weiss.

 

Barao

Clique aqui  para visitar o site da Barão Bier.

 

Rock Valley

A Rock Valley nasceu em 2012 a partir da paixão dos seus sócios, Daniel Rocha Valle e Valney Oliveira, pelo rock e pela cerveja. A dupla é responsável pelos rótulos mais inusitados dessa lista, como a Pumpkin Ale, que leva abóbora e especiarias em sua composição, além de variedades pouco convencionais por estas bandas, como a Russian Imperial Stout e a Irish Cream Ale.

 

RockValley

Clique aqui para visitar a página da Rock Valley no Facebook.

 

Ranz Bier

A Ranz Bier, do distrito de Lumiar, é batizada com a abreviação do sobrenome do seu proprietário, Gustavo Ranzatto. As cervejas Ranz têm um estilo bem livre e levam ingredientes da região como mel da Mata Atlântica e capim limão. Os destaques são a “Capineira”, uma pale ale bastante aromática, com “cheiro de mato”; e a Belgian Strong Ale “Tarja Preta”.

 

Ranz

Clique aqui para visitar a página da Ranz Bier no Facebook.

 

Bürgermeister

O Bürgermeister é um dos mais antigos restaurantes de Nova Friburgo dedicados à comida alemã, inaugurado em 1978. A casa nos faz sentir em plena Baviera e conta com uma vasta carta de cervejas, mas a boa mesmo é pedir o chopp escuro, ou Schwarzbier em bom alemão, produzido pelo dono do restaurante, Bráulio Furtado.

 

Burgerrmeister

Clique aqui para visitar a página do restaurante no Facebook.

 

Doces Sader

E se você quiser degustar um pouquinho de cada cerveja da região, além de apreciar um bom aperitivo e comprar ótimos doces, geleias, pimentas etc., vale uma passada na tradicional delicatessen Doces Sader, localizada no Suspiro, parada obrigatória para quem vai passear de teleférico. Lá tem uma parede só de cervejas artesanais, a maioria da região. Pega uma mesinha do lado de fora e vai escolhendo os seus rótulos preferidos na geladeira. Ótima pedida para uma tarde bastante agradável.

 

Fonte: Blog Caipirismo


Tags: , , , , , ,


Posts relacionados:

Cerveja ali e acolá: a beer list sem mesmice do Malte & Esmalte no Mondial de La Bière Rio 2019

Um evento cervejeiro que fez o match entre 130 cervejarias e 48 mil visitantes durante cinco dias de festa, nos armazéns do Píer Mauá. Mais de mil rótulos (sim, mais de mil!) estiveram à disposição do público entre os dias 4 e 8 de setembro. Acontecimento lindo de viver e beber, obra da 7ª edição […]

St. Patrick’s com esmalte verde, Guinness e bons drinks

Palavras não expressam o quanto amamos St. Patrick´s Day! Tanto é que estendemos um pouquinho a comemoração e a harmonização unha + cerveja da semana é em homenagem a São Patrício, padroeiro da Irlanda, mas também celebrado (e como!) aqui no Brasil! Nós brasileiros sempre gabaritamos no quesito festa, isso é nítido! Compartilhar24TwittarPin

Mondial de la Bière Rio 2018: muito borogodó líquido e lupulado

A 6ª edição do Mondial de La Bière Rio levou até o Píer Mauá, na zona portuária, cervejas tão curiosas quanto deliciosas. Cervejeira antenada e aberta que sou, queria muito participar de toda a experiência degustativa, olfativa e visual proporcionada pelas empresas expositoras. O humor muda como consequência, já que estou rodeada por muito borogodó […]


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home4/maltee79/public_html/malteesmalte.com.br/wp-includes/functions.php on line 6031

Uma resposta para “Deguste Friburgo e suas cervejas”

  1. Elizabeth disse:

    Mais uma vez a Malte&Esmalte mandando super bem nas matérias.Interessantes e bem escritas.Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.