08/04/2016

Sem glúten, mas com muito sabor!

 

Muita gente acha que comida para ser saborosa tem que ter gordura envolvida e faz cara feia para esta onda de alimentos saudáveis que estamos experimentando.

Não sou cara de pau de fingir que não adoro um hambúrgão com carne vermelha e queijo amarelo. Mas quando li esta receita de hambúrguer light na versão digital da Vogue, pensei: “Por que não?”. 

A receita é da chef Isabelle Baldi, do espaço nutricional Inspire Fit, que conta: “Ele é preparado com 100% de patinho, a carne mais magra. É recheado com creme de ricota e não leva ovo. Sem glúten, o pão é feito com polvilhos azedo e doce e queijo meia cura”. Ou seja, o prato atende também aqueles que são intolerantes à proteína.

divulgação

Para ficar melhor, no final do post tem dica de cerveja sem glúten para harmonizar.

Tome nota:
Ingredientes para o pão (rende de 3 a 4 pães):

500 gramas de polvilho azedo                                                                                                              250 gramas de polvilho doce
180 gramas de queijo meia cura ralado
Pitada de sal
450 gramas de creme de leite
20 gramas de fermento seco
Modo de preparo do pão:

Misture todos os ingredientes e vá colocando o creme de leite aos poucos, até dar ponto. O fermento seco deve ser o último. Em seguida, separe porções de 200g cada em forma de pão redondo achatado. Leve ao forno por cerca de 15 minutos.

 

Ingredientes para a ricota caseira:

4 litros de leite integral
8 gramas de sal
100 ml de vinagre branco

 

Modo de preparo da ricota:

Coloque o leite em uma panela no fogo médio. Quando levantar fervura, acrescente o vinagre e mexa aos poucos. Coe para separar o soro do leite e a ricota e depois coloque na geladeira.

Ingredientes carne:

200 gramas de patinho
Sal a gosto
Modo de preparo da carne:

Tempere a carne e molde em formato de disco, colocando no meio o recheio de ricota (aproximadamente 30 gramas). Em seguida, coloque na chapa ou frigideira, sem óleo. Por 5 minutos de cada lado.

 

Dica de harmonização

O glúten presente na cevada torna a cerveja um dos produtos proibidos para os portadores de doença celíaca. Embora durante anos as cervejarias tenham tentado produzir cervejas utilizando exclusivamente ingredientes sem glúten, como arroz, milho, trigo sarraceno e sorgo, o resultado nunca fez muito sucesso.

Mas com o recente desenvolvimento de técnicas que permitem reduzir o glúten até níveis aceitáveis (abaixo de 20ppm) em cervejas produzidas a partir de cevada, algumas cervejarias passaram a oferecer opções sem glúten bastante parecidas com as cervejas tradicionais.

Confira algumas opções disponíveis no mercado:

 

GlutenFree

 

Lake Side Beer Lager – É a primeira cerveja brasileira sem glúten. É produzida em Passo Fundo/RS utilizando uma técnica desenvolvida pela própria cervejaria. A bebida apresenta aroma de malte e fermento, com sabor levemente adocicado. Muito parecida com as Lagers artesanais tradicionais.

Estrella Daura Damm – A cervejaria espanhola Damm foi uma das primeiras a comercializar uma cerveja produzida com malte de cevada com redução do glúten. A Estrella Daura Damm é uma Lager muito parecida com as tradicionais do estilo, com coloração amarelo claro, aroma de grãos e lúpulo bastante sutil. O sabor é suave com notas de cereais e final seco.

Tássila – A Saint Bier Tássila é uma saborosa cerveja de trigo Gluten Free (sem glúten) feita especialmente para atender as necessidades de quem possui intolerância ao glúten, os celíacos. É uma Ale produzia utilizando trigo sarraceno, lúpulos nobres e álcool de cereais, em conformidade com as exigências para produtos sem glúten. Uma cerveja deliciosa que merece um brinde pela sua proposta e qualidade.

 

Fonte: Destemperados.com.br



Posts relacionados:

Esmalte e cerveja para não virar abóbora no Halloween

Essa semana deu vontade de desenterrar um clááássico da esmalteria brasileira e nestas horas – na verdade, em nenhuma, né? – não rola dar uma de blasé!   Compartilhar1TwittarPin

Sorteio

Você pode ser x grande ganhadorx de uma aula de automaquiagem com degustação de cervejas! Para participar, é muito simples.   Compartilhar3TwittarPin

Sorteio!

O Malte & Esmalte e a Plenitude se uniram para presentear um (a) sortudo (a) com um kit com seis sabonetes 100% naturais, fabricados artesanalmente. O sorteio vale para todo o Brasil! É só seguir o Instagram e o Facebook do Malte & Esmalte e da Plenitude e compartilhar a publicação do Facebook que você já […]


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home4/maltee79/public_html/malteesmalte.com.br/wp-includes/functions.php on line 6031

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.